A vida de Jacó – 5º dia
- 29
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui, especialmente porque estamos a viver o dia a dia da Igreja, através do relato da vida de Jacó.
E hoje, já é o quinto dia que abordamos este tema, aqui no Blog.
_“Então, entregou a Jacó, seu filho, a comida saborosa e o pão que havia preparado._
_Jacó foi a seu pai e disse: Meu pai! Ele respondeu: Fala! Quem és tu, meu filho? Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogénito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te e come da minha caça,para que me abençoes._
_Disse Isaque a seu filho: Como é isso que a pudeste achar tão depressa, meu filho? Ele respondeu: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro._
_Então, disse Isaque a Jacó: Chega-te aqui, para que eu te apalpe, meu filho, e veja se és meu filho Esaú ou não._
_Jacó chegou-se a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: A voz é de Jacó, porém as mãos são de Esaú._
_E não o reconheceu, porque as mãos, com efeito, estavam peludas como as de seu irmão Esaú. E o abençoou. E lhe disse: És meu filho Esaú mesmo? Ele respondeu: Eu sou._
_Então, disse: Chega isso para perto de mim, para que eu coma da caça de meu filho; para que eu te abençoe. Chegou-lho, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu”_ (Gn.27:17.25)
5ºDIA – O SACRIFÍCIO
Jacó apresentou um suposto sacrifício, dando continuidade à sua mentira. Primeiro, afirmou que o seu nome era Esaú e, depois, disse que Deus enviara a caça ao seu encontro. Se reparar, ele mentiu, usando o nome de Deus e, mais do que isso, ele referiu: _“Porque o Senhor, TEU DEUS…” _Isto disse, porque era distante de Deus, não se referindo ao
Senhor como seu. QUERIA A BÊNÇÃO DA PRIMOGENITURA, MAS ESTAVA DISTANTE, POIS NÃO TINHA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE SER A PRÓPRIA BÊNÇÃO.
O SACRIFÍCIO NÃO É RÁPIDO OU AUTOMÁTICO. DIGA-ME: O QUE SE FAZ RAPIDAMENTE, QUE INCLUA SACRIFÍCIO? NADA!
Se estuda para advocacia, a formação acontece em um dia? NÃO!
TUDO O QUE INCLUI SACRIFÍCIO REQUER TEMPO. NÃO APENAS ALGUMAS HORAS, MAS INVESTIMENTO E DEDICAÇÃO AO OBJETIVO QUE SE PRETENDE CONQUISTAR.
Existe preparo e entrega naquilo que se faz. O sacrifício não é rápido, mas demanda de nós, tempo… muito tempo. É necessário usar as “armas” que temos, “caçar” e “cozinhar”. Ou seja, usar a fé em Deus, correr riscos para achar o que se pretende e, ainda, fazer o sacrifício, vivendo essa fé.
Acima de tudo, não pode ser qualquer coisa. Deve ser uma “comida saborosa”. Como um presente, pois É AQUILO QUE NOS REPRESENTA E, POR ISSO, NÃO PODE SER FEITO DE QUALQUER MANEIRA.
_“Vou pegar o salário que tenho, e já está!”; “Vou pegar isto ou aquilo, e pronto!” _Não é assim tão simples… Exige, realmente, preparo e entrega. Não se fundamenta naquilo que eu acho, mas é fruto de uma atitude racional. Penso: _“O QUE ESTOU A OFERECER, É REALMENTE O QUE MELHOR TENHO PARA OFERTAR?”_
É exatamente isto que significa o sacrifício, revelando, assim, a consideração e o valor daquilo que pretendo conquistar.
Bom, amiga, pense neste aspeto e reflita sobre o seu sacrifício, para que não apresente de qualquer forma a sua entrega.
Talvez tenha feito, durante tantos anos, sacrifícios reprováveis, dos quais não obteve resposta, resultando em frustração interior. Não tem havido, por isso, realização, equilíbrio emocional ou sustentação na fé. Por isso, estamos a orientá-la, de forma a que apresente o seu sacrifício da maneira correta.
Até amanhã.
Laura Magalhães
Junho 29, 2013 às 14:09
Bom dia dona Vivi,eu já apresentei sacrifícios reprováveis a Deus e não foi nem uma e nem duas vezes eu dava aquilo que me convém mais não dava certo não agradava a Deus mais quando ouvi a voz de Deus, antes mesmo de preparar a entrega no altar dentro da gente já tem a resposta Deus coloca uma certeza vc desce do altar com uma certeza tão forte e quando eu fazia de qualquer jeito não existia certeza eu queria enganar a mim mesmo e eu já tinha a resposta por não obedecer.CUIABÁ-MT.
KATIA PENHA
Junho 29, 2013 às 14:02
é verdade o perfeito sacrifício é
agradável a Deus representa nossa vida diante Dele.
Prisciane Moura/Belém Pará
Junho 29, 2013 às 13:47
Bom dia D.Viviane,
Quando falamos de sacrifício, não aquele que “supostamente é sacrifício”, mas sim, o verdadeiro, dói, não fazemos o que queremos, mas sim, o que Deus quer que façamos, é a vontade Dele, para que o nosso sonho se realize.
Não podemos estar apegados a nada, nem a ninguém e partir sem medo, a cumprir O SACRIFÍCIO VERDADEIRO, para que ao cumprir, Deus nos olhe e diga: Como príncipe você lutou, e prevaleceu, não te chamaras mais Jacó e sim, ISRAEL!!!
ROSY DE LINS-SÃO LUIS-MA
Junho 29, 2013 às 13:27
Muito forte essa explicação sobre a atitude de Jacó,assim pude abrir meus olhos e meu entendimento para como fazer meu sacrifício de maneira correta e AGRADAR A DEUS.
Jessica Lugo
Junho 29, 2013 às 13:05
Claro Jacob quiso engañar a su padre para alcanzar la bendición y el se torno a causa de su engaño maldito pues eso se muestra en su exterior, en su vida a pesar que tuvo bienes, cosas materiales el nunca fue completo y fue por que quiso alcanzar algo que no pe pertenecía pues el Dios de su padre no era el mismo que el de él. Y a veces vemos esto queremos alcanzar una bendición por medio del algo que no esta bien y que a veces no percibimos tan simple pero que lo podemos observar en pequeños detalles. Para evitar esto tenemos que ser justos y verdaderos delante de Dios por que el todo lo sabe.
natalia martinez
Junho 29, 2013 às 12:58
estos días que estoy viedo testimonios y yo soy de las que decía !he puesto todo,mas seguramente cuabdo venia las tentaciones de ir por el camino fácil accedia a mi yo y no a la Fe Inteligente por loq ue mi vida hubo pequeños cambios en mi vida mas al final sigue siendo la misma persona,osea hasta recibi bendiciones pero ser la propia bendición porque era un engaño todo ..todo mentira…pero las consecuencias también vienen