A vida de Jacó – 5º dia
- 29
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui, especialmente porque estamos a viver o dia a dia da Igreja, através do relato da vida de Jacó.
E hoje, já é o quinto dia que abordamos este tema, aqui no Blog.
_“Então, entregou a Jacó, seu filho, a comida saborosa e o pão que havia preparado._
_Jacó foi a seu pai e disse: Meu pai! Ele respondeu: Fala! Quem és tu, meu filho? Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogénito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te e come da minha caça,para que me abençoes._
_Disse Isaque a seu filho: Como é isso que a pudeste achar tão depressa, meu filho? Ele respondeu: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro._
_Então, disse Isaque a Jacó: Chega-te aqui, para que eu te apalpe, meu filho, e veja se és meu filho Esaú ou não._
_Jacó chegou-se a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: A voz é de Jacó, porém as mãos são de Esaú._
_E não o reconheceu, porque as mãos, com efeito, estavam peludas como as de seu irmão Esaú. E o abençoou. E lhe disse: És meu filho Esaú mesmo? Ele respondeu: Eu sou._
_Então, disse: Chega isso para perto de mim, para que eu coma da caça de meu filho; para que eu te abençoe. Chegou-lho, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu”_ (Gn.27:17.25)
5ºDIA – O SACRIFÍCIO
Jacó apresentou um suposto sacrifício, dando continuidade à sua mentira. Primeiro, afirmou que o seu nome era Esaú e, depois, disse que Deus enviara a caça ao seu encontro. Se reparar, ele mentiu, usando o nome de Deus e, mais do que isso, ele referiu: _“Porque o Senhor, TEU DEUS…” _Isto disse, porque era distante de Deus, não se referindo ao
Senhor como seu. QUERIA A BÊNÇÃO DA PRIMOGENITURA, MAS ESTAVA DISTANTE, POIS NÃO TINHA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE SER A PRÓPRIA BÊNÇÃO.
O SACRIFÍCIO NÃO É RÁPIDO OU AUTOMÁTICO. DIGA-ME: O QUE SE FAZ RAPIDAMENTE, QUE INCLUA SACRIFÍCIO? NADA!
Se estuda para advocacia, a formação acontece em um dia? NÃO!
TUDO O QUE INCLUI SACRIFÍCIO REQUER TEMPO. NÃO APENAS ALGUMAS HORAS, MAS INVESTIMENTO E DEDICAÇÃO AO OBJETIVO QUE SE PRETENDE CONQUISTAR.
Existe preparo e entrega naquilo que se faz. O sacrifício não é rápido, mas demanda de nós, tempo… muito tempo. É necessário usar as “armas” que temos, “caçar” e “cozinhar”. Ou seja, usar a fé em Deus, correr riscos para achar o que se pretende e, ainda, fazer o sacrifício, vivendo essa fé.
Acima de tudo, não pode ser qualquer coisa. Deve ser uma “comida saborosa”. Como um presente, pois É AQUILO QUE NOS REPRESENTA E, POR ISSO, NÃO PODE SER FEITO DE QUALQUER MANEIRA.
_“Vou pegar o salário que tenho, e já está!”; “Vou pegar isto ou aquilo, e pronto!” _Não é assim tão simples… Exige, realmente, preparo e entrega. Não se fundamenta naquilo que eu acho, mas é fruto de uma atitude racional. Penso: _“O QUE ESTOU A OFERECER, É REALMENTE O QUE MELHOR TENHO PARA OFERTAR?”_
É exatamente isto que significa o sacrifício, revelando, assim, a consideração e o valor daquilo que pretendo conquistar.
Bom, amiga, pense neste aspeto e reflita sobre o seu sacrifício, para que não apresente de qualquer forma a sua entrega.
Talvez tenha feito, durante tantos anos, sacrifícios reprováveis, dos quais não obteve resposta, resultando em frustração interior. Não tem havido, por isso, realização, equilíbrio emocional ou sustentação na fé. Por isso, estamos a orientá-la, de forma a que apresente o seu sacrifício da maneira correta.
Até amanhã.
Susana Custódio - FJE Alcobaça
Junho 29, 2013 às 18:38
Boa tarde D. Viviane.
Jacó foi pelo caminho mais fácil, teve várias oportunidades de fazer o que era correto mas decidiu não o fazer e só passado alguns anos percebeu que estava errado e então decidiu dar um basta nessa situação, mas teve que ter força e perseverança para conseguir alcançar a vitória que tanto desejava. Esta passagem nos mostra que sem fazermos o verdadeiro sacrifício e nos entregarmos a cem por cento a Deus não conseguimos alcançar a vitória, temos que ser sinceros e verdadeiros.
Que Deus a abençoe.
Paula Rodríguez Bourré
Junho 29, 2013 às 18:36
Buenas tardes sra. Viviane,
me ayudan mucho sus palabras, y se que Dios nos tiene enseñado a través suyo.
La inversión y dedicación en presentar un sacrificio agradable para Dios, es lo que mayor tiempo ocupa. Como usted menciona, debemos ir en busca de qué es lo que mayor valor tiene para nosotros, a veces mismo ni tiene valor económico, pero aún así es lo más importante. Y es eso que debemos dar para Dios, lo que Él pide, como muestra de que dependemos de Él de hecho y en verdad.
Dios la bendiga.
Joana Custódio - FJE Alcobaça
Junho 29, 2013 às 18:31
Boa tarde D. Viviane,
podemos verificar que Jacó teve muitas oportunidades para voltar atrás e não enganar o pai, mas como queria ser abençoado, independentemente do que fosse necessário, ele ia fazer. Em vez de colocar á sua confiança em Deus preferiu enganar o próprio pai, porque era mais fácil e sem sacrifício.
Que Deus a abençoe.
Andressa Ravenna Teresina-PI
Junho 29, 2013 às 18:14
Todas as coisas boas que se quer alcançar requer sacrifício. Não há como fugir disso! O melhor caminho é se submeter a ele, não de qualquer forma mas sim com toda força, oferecendo o melhor que possui no Altar do Senhor.
Rafaela Macedo
Junho 29, 2013 às 17:51
Verdade…Não tem como dizer que algo é sacrifício se não houver dificuldade, quando fazemos o que queremos é porque é mais fácil, mais se decidimos ouvir e obedecer a Deus e dar aquilo que ele pedi com certeza não vai ser fácil, mais com certeza a vitoria será certa.
Luciana Reis
Junho 29, 2013 às 17:50
Realmente o sacrifício não é do dia para noite, isto leva tempo, esforço. Só assim que chamamos a atenção de Deus.