A vida de Jacó – 16º Dia

Viviane Freitas

  • 10
  • Jul
  • 2013

A vida de Jacó – 16º Dia

  • 10
  • Jul
  • 2013

Olá, já estamos no 16º Dia em que falamos sobre a vida de Jacó. Está a chegar o grande dia de apresentarmos os nossos sacrifícios a Deus.

“Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó.
Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.” (Gn.32:27,28)

16ºDia – Jacó assume o seu nome

A Palavra de Deus é a direção certa, transmite maturidade e não admite insegurança, mas ilumina e direcciona.

Quando Deus pergunta o nome de Jacó, obviamente que Ele já o sabia, mas fez a pergunta para que este o assumisse. É fácil, por exemplo, comentarmos em relação a terceiros. Difícil é falarmos de nós próprios.

Quando assumimos os erros e falhas perante Deus, negamos o orgulho. Jacó poderia ter dito: “Eu sou neto de Abraão, ao qual o Senhor prometeu abençoar a descendência e o meu pai, Isaque, também me abençoou.” Mas NÃO! Assumiu, prontamente: “O meu nome é Jacó!”

Muitas pessoas querem justificar-se do seu problema, e não o assumem, pois o seu orgulho predomina. Mas quando ficam conscientes de que esta sua postura, nunca as ajudou em nada, resolvem assumir, ainda que tenham de pagar um alto preço por ter sido “Jacó, o trapaceiro”!

Não conseguimos enganar a Deus, mas há muitas pessoas que pensam conseguir fazê-lo, nas suas orações, na ida à Igreja, participando na campanha de qualquer maneira, fingindo que estão a sacrificar, e ainda o referem aos demais… Vivem de aparências, mas não assumem a sua crença; quem na realidade, são!

O seu orgulho predomina, tornando-se o seu deus!

Jacó, como estava definido na sua luta com Deus, tendo o objetivo de mudar a sua identidade, assumiu-o.

Todos os que estão dispostos a mudar de vida, assumem, ainda que paguem por isso um alto preço. E fazem-no, porque creêm!

Só após Jacó ter pronunciado o seu nome, teria a chance de se tornar Israel.

“Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.”

Um príncipe é o filho do rei, neste caso, do verdadeiro Rei! Lutou por uma crença em um Deus invísivel, e prevaleceu.
Tudo o que quisesse predominar na sua carne, lutou para exterminar, contra o homem interior, e contra os demais, exteriormente a si.

Deus não muda o meu nome para que eu permaneça derrotada, com dúvidas, ansiosa, preocupada, enganadora… Mas fá-lo quando estou definida a exterminar a identidade que eu própria reconheço ter carregado durante anos.

Deus mudou a vida de Jacó naquele instante.

Acho interessante que muitas pessoas dizem crer em Deus, ganhar almas e servi-Lo, mas o seu sonho – egoísta – não tem nada a ver com o que professam. Dizem sacrificar, mas estão com medo, ansiosas, choram e preocupam-se. Deus não o aceita! Você pode fingir, mas Ele conhece toda a verdade.

Então, é muito mais prático e simples, a Verdade, do que a ilusão, pois, iludida, tem que fazer muita “força” para que ninguém repare. Mas a verdade dá paz, tranquilidade, certeza e convicção.

Repare na sua própria vida, pois a boca pode dizer qualquer coisa. São as suas atitudes que provam, realmente, naquilo que crê!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

36 comentários

  1. Essa é a fé inteligente que temos desfrutado. Muito mais do que palavras, é uma vida toda em torno de uma crença real, verdadeira e visível!

    Ver mais
  2. Olá dona Viviane!

    Exatamente, isso é o mais difícil, olhar pra dentro de nós e reconhecer que precisamos de ajuda, e tomar a responsabilidade dos nossos erros!

    A pessoa que tem sede, ela busca essa mudança, não vale a pena enganarmos a Deus, pois Ele consegue alcançar tudo!

    Agora é a minha vez!

    Um abraço!

    Ver mais
  3. Eu tenho de assumir quem sou diante de Deus ,e estar disposta a pagar o preço necessário para ter a transformação da minha vida.Vou para o Altar com o meu sacrifício,dói claro que sim, mas estou em paz pois tenho a certeza da transformação.Quando decidi sacrificar e comecei a preparar o meu sacrifício veio o medo,o que o meu marido ia dizer como ele ia reagir quando soubesse,veio o pensamento de que ia fazer falta ,enfim um monte de lutas interiores ,mas eu não me deixei levar por nada ,simplesmente decidi que era para o Altar que eu tinha que ir.Deus já está a mudar o meu nome para Israel.

    Ver mais
  4. É muito difícil pôr o orgulho de parte, mas Jacó pôs e passou a chamar-se Israel…

    Ver mais
  5. Boa noite D.Viviane. Quando estou disposta a mudar eu assumo a condição em que me encontro e sacrifico por essa mudança. Deus só pode mudar o meu nome quando me disponho a mudar a situação, quando estou determinada. Tenho que mostrar a Deus quem eu sou, reconhecer quem sou embora Ele já saiba o que está dentro de mim mas Ele agrada se quando tomamos essa atitude. Beijinho.

    Ver mais
  6. So quando me humilhe, me ajudaran a me enxergar e eu me asumim,odiei meu jeito de ser e sacrifique e sacrifico,possu continuar minha carreira,e como a carreira e uma acao,es tb meu sacrificio com atitude que va a mostrar minha fe depois desta campanha! Obrigada! muito interessante a vida de Jaco!

    Ver mais
1 2 3 4 5 6