A mãe que nunca sairá de dentro de mim

Viviane Freitas

  • 22
  • Mar
  • 2011

A mãe que nunca sairá de dentro de mim

  • 22
  • Mar
  • 2011

Quem nessa vida me amou com tanta força?

Quem creu em mim mesmo nos momentos em que ninguém acreditou? Mesmo diante de uma fisionomia que abatia a ela mesma, encontrou força para lutar, para acreditar que seria capaz de encontrar a saída. Ainda que todos os especialistas diziam o contrário, que aquele problema nunca iria solucionar-se, mas se agravaria com meu crescimento, deixando traumas e sequelas.

Nasci com lábio leporino e palato fendido, e que dor cruel para uma mãe ter que engolir as dificuldades que encontrava no seu caminho! Foi ela que encarou meus primeiros problemas, dentro de si, foi ela quem viu o olhar crítico das pessoas, foi ela quem teve que lidar com o problema de perto, e ainda assim, se fazer de forte para toda família.

Nas cirurgias, quando eu ficava cheia de medo, ela me amparava. Só mesmo ela, podia trazer isso. Sua presença trazia certeza. Seu cuidado trazia proteção, e seu afeto, trouxe uma segurança dentro de mim de que tudo iria terminar bem.

Quem me trouxe aqueles princípios morais que carrego até hoje? E por quê suas palavras traziam tanto poder para dentro de mim? Porque ela era, e é equilibrada.

Nada era motivo para deixá-la descontrolada, mesmo quando eu chegava de uma cirurgia e estava nervosa. Ela sabia controlar a situação, ela me apaziguava com seu jeito sábio de me ensinar. Ela sempre contornava a situação , fazendo minha irmã mais velha ceder suas vontades, por minha causa.

Eu com certeza eu enfrentava momentos difíceis, para uma menina de 5 anos, quando descobri as minha imperfeições físicas e também que minha fala não era igual a das demais crianças. Que situação! Era um caos na minha vida, conheci o desprezo e o preconceito dos demais, os que não eram da minha família.

E o que passou?

A minha amada mãe cumpriu o dever dela muito bem. Ela não sabia que eu enfrentava tais problemas na escola, e que me sentia um extra terrestre quando saíamos de casa. Ela sempre foi a mãe atenciosa, carinhosa e beijoqueira. Ela me fazia esquecer de todos os dramas vividos lá fora. Eu era amparada no meu lar.

Cresci em um lar cheio de abrigo, mas também de educação. Ela usava da sua autoridade para colocar limites, mas não parava por aí, ela trazia os princípios morais.

Foi ela quem me fez sempre perceber que era eu quem tinha que mudar, não os demais. Ela nos ensinou a valorizar aos demais, a apreciar o trabalho feito, a servir, a honrar, a amar sem limites e assim vai a lista!

Uma coisa que marcou muito nos ensinamentos dela foi isso, mas também o vigiar meu próprio instintos. Na verdade foi ela o instrumento essencial para que eu chegasse a reconhecer que precisava de Deus.

Ela me fez ver a dura realidade – a verdade do meu eu, doía muito, e muitas das vezes eu relutava dentro de mim com a verdade que ouvia, mas não tinha jeito – os princípios estavam ali, e esses princípios foram o temor e respeito.

Minha querida mãe, quero que saiba que até hoje busco encontrar algo que demonstre minha gratidão por tudo que você foi, e fez por mim. Você nunca morrerá dentro de mim!!!! Nunca!!!!! Pode a minha vida ter um reviravolta, mas seus conselhos seguirão fechados a sete chaves.

E sabe o que mais? Todos conselhos, um por um, só me fizeram bem! Te amo, e gritaria para todos ouvirem meu amor e apreciação por ti.
Só tenho um conselho para todas as filhas – honra teu pai e tua mãe, pois devemos a nossa vida aos sacrifícios delas!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

19 comentários

  1. É verdade, aprendii algo muito bom com isso’
    Muito linda sua história dona Viviane, de fato a senhora é uma mulher escolhida por Deus desde o ventre de sua mãe’

    Ver mais
  2. Oi Dna vivi achei lindo a sua homenagem para sua mae sou uma esposa de pr. e quando me casei a mais de vinte anos os seus pais estavao aqui no Brasil e sua linda mae fazia reuniao com as esposas e foi assim por um ano e como vc tudo que apredi com ela guardo ate hoje e procuro praticar ela e uma pessoa incrivel eu tambem a amo muinto e achei lindo vc falar dela com tanto carinho.

    Ver mais
  3. HOLA SRA. VIVIANE LE COMENTO QUE ME ENCANTO LA DEDICACION Y EL CARIÑO CON EL CUAL SE EXPRESO DE SU MAMA LO LEÍ CON LAGRIMAS EN LOS OJOS DIOS LA BENDIGA CADA DÍA MUCHO MÁS.BESOS

    Ver mais
  4. ” Dn Vivi hoje em dia o que mais temos visto é a desvalorização e a falta de respeito para com as mulheres que dão a vida para seus filhos, deixando suas próprias vontades, sonhos, e se limitam para que os filhos tenham condições de realizar seus próprios sonhos.”

    Ver mais
  5. Olá!
    Que lindo! Realmente mãe é algo eterno…
    Amo a minha mãe e sou grata por tudo que ela fez em minha vida. Minha mãe me ajudou a superar muitas coisas da vida. E sempre esteve comigo em todos os momentos de minha vida.Inclusive se hoje eu tenho amor a Deus e conheci a palavra eu devo isso a ela.
    Eu fui adotada recém-nascida e eu não tenho fisicamente a aparência dos meus pais.Minha mãe enfrentou o mundo para que eu fosse bem aceita.Como meus pais e minha irmã são brancos e eu sou parda sempre que viajamos ou passeávamos ou sempre que saíamos as pessoas faziam pouco caso por eu ser diferente em minha aparência mas, minha mãe sempre me ajudou a vencer o olhar torto e a rejeição das pessoas. Enquanto vida eu tiver sempre amarei e serei grata a minha família e digo a todos que os pais são os maiores presentes de Deus para um ser. Devemos honrá-los para que os nossos dias sejam prolongados na terra.Os pais são os verdadeiros amigos dos filhos e eles sempre nos amam incondicionalmente.Bem-aventurado é aquele que tem uma família.

    Ver mais
  6. Senhora Viviane! eu amo tanto a minha maezinha tambem , do colinho dela , tenho25 anos e para mim a minha familia sao tudo , principalmente a minha mae.
    eu tou crescendo na fé e o que me doi mais é que é justo ela que ne esta perseguindo. doi tanto. tenho tanto amor por eles . tento aguentarme e nao murmurar. mas doi . nao sei as vezes como dar lhe amor e transmitr afecto porque me trata assim. ainda hoje por 2 vezes tive que vir para o meu quarto pedir a Deus força e ela apareceu. primeiro com carinho e depois voltou a “tarcar”.as vezes questiono me como ser bos filha quando quando tou a ser perseguida por a propria mae.
    eles cá em casa e a minha familia nunca deram nada por mim, diziam que eu era “tola!, sonhadora mas a tola e a sonhadora chegou a sair de portugal e a fazer um mestrado publico em espanha na melhor faculdade.enfim.. hoje busco o meu batismo com Espirito Santo , nascer de Deus. e mostrar o que o poder de Deus vai fazer com a suposta” tola”.
    agora conhecendo a palavra mais amor tenho por a minha familia ao ponto de ter deixado espanha e vir para cuidar dela aqui, pois sei que é aqui que agora sou precisa!para cuidar da minha familia e tambem ter alguem que cuide de mim.
    gostei muito deste post- pois sempre achei desde pequenina que ser mae é uma responsabilidade muito grande e por isso admiro quem tem esse desejo e cumpre como sabe desse papel. beijinhos

    Ver mais
1 2 3