A oração

Viviane Freitas

  • 20
  • Mai
  • 2013

A oração

  • 20
  • Mai
  • 2013


Hoje, gostaria de vos falar acerca de algo muito importante, e que muitas pessoas ainda não entenderam a sua importância: A oração.

Muitos oram, falam com Deus, mas não necessariamente expõem o que carregam no seu interior. E isto é um problema, pois, desta forma, não passa de religiosidade, em que a pessoa fala com Deus de forma mecânica, e não sincera.

Ao assistir a uma reunião do bispo Macedo, algo me chamou muito a atenção. Ele referiu que “A sinceridade é a manifestação da fé.”

Então, quando a pessoa que fala com Deus, não é sincera; não refere o que está no seu interior, na verdade está a pronunciar palavras ocas, sem conteúdo!

“Após terem comido e bebido em Siló, estando Eli, o sacerdote, assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor, levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
Demorando-se ela no orar perante o Senhor, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho!
Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito ; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor.
Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora. ” (ISm.1:9-16)

Pergunto a si, internauta: O que tem afligido a sua alma? O que a tem preocupado, a tornado ansiosa e amargurada de espírito?

Se vive amargurada, triste perante os seus problemas e não o expõe para Deus, é porque a sua crença em Deus é mais uma utopia – uma fantasia – do que real.

Quando existe o clamor sincero, este revela a sua crença quanto Àquele que a ouve, que é Deus.

Assim, quando se dispõe a falar com Deus e a pôr tudo para fora, resolve o problema que ninguém pode resolver. E resolve-o, expondo-o a Deus e fazendo-O participante da sua aflição.

No término da sua oração, Eli julgou Ana; acusando-a de estar embriagada.

Mas, quando a pessoa é sincera não há preocupação com o que os demais pensam.

Se está a orar na Igreja ou em casa, expondo a Deus a sua aflição, não há preocupação com a opinião alheia, pois está a ser sincera. E ainda que as pessoas a julguem mal, é a sua consciência limpa, baseada não naquilo que sente, mas em quem realmente é, que a justifica!

O que Ana falou com Deus, foi baseada na sua crença em um Deus todo poderoso. Ela não estava apenas a defender os seus sentimentos.

A aflição de Ana era porque ela cria em Deus; em um Deus tão grande, e não tinha a sua resposta.

Para aquele que é servo de Deus – e crê n’Ele – todo e qualquer problema, seja em forma de tentação ou uma situação difícil que está a enfrentar, expõe e participa a Deus o que está a viver.

E, então, no mesmo momento em que usa de sinceridade, passa a haver uma correspondência de Deus em forma de tranquilidade e de paz, confirmando a certeza da resposta.

Se você, que me ouve agora, sente-se atormentada e preocupada, é necessário fazer Deus participante da sua vida. Desta forma, estará revelando a sua crença em Deus e estreitando o seu relacionamento com Ele.

Perceba que não é algo mecânico, mas que vem do seu íntimo, em resultado da sua crença pessoal.

Ficamos por aqui. Um grande abraço a todos!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

109 comentários

  1. A oração sincera vem da alma, quando expomos para Deus as nossas necessidades. Quando oramos devemos ser transparentes, colocar para Deus tudo que há dentro de nós.

    Ver mais
  2. Realmente há uma grande diferença entre uma oração religiosa e uma oração onde manifestamos nossa fé através da sinceridade sobre o que se passa dentro de nós. Ja tive essas duas experiências. A oração religiosa não muda em nada, quando terminamos, estamos do mesmo jeito, com as mesmas dúvidas e inseguranças. A oração feita com sinceridade, lava nossa alma. Quando colocamos pra fora tudo o que esta nos fazendo mal, Deus vem e recolhe nossas dores. Ainda que após a oração não possamos ver uma diferença, temos a certeza que deus agiu e junto com a certeza temos a paz a segurança o alívio imediato do peso que vinhamos carregando… Isso é muito forte!

    Ver mais
  3. A oração é uma verdadeira conversa com Deus , você tem que crê que quando começa a orar Ele esta ali bem pertinho, do seu lado a ti ouvir , e essa crença faz a oração ser atendida na hora certa.As vezes a resposta não é um sim , mas Deus sabe o que é melhor pra nos , e no final Ele sempre nos surpreende!

    Ver mais
  4. Verdade Dona Vivi, a oração sincera reflete o que se passa dentro de cada um de nos, é um momento onde vemos o grau da nossa intimidade com Deus, e algo tão forte e lindo, pois e o memento seu e de Deus não so um momento de falar e falar, mais o momento de ouvir de se apreciar a casa instante. Em particular e um dos meus refúgios onde encontro força.

    Ver mais
  5. Ana se rendeu , não se importou com a outra mulher de Elcana, e também não se importou com Eli, após ela ter se entregado em sua oração com toda a sua sinceridade e com toda a sua força, ela já tinha a certeza que fora ouvida, por que ela creu em Deus e que naquele momento a sua oração chegou aos céus.

    Ver mais
  6. É verdade, e quantas vezes contamos para alguém, marido mãe ou amiga aquilo que estamos passando e não há Deus. Muitas vezes sem nem pensar Deus é o último saber da nossa situação.
    Poe isso que agindo dessa maneira deixamos de crer.
    Ele tem que ser o 1º , temos que ser sincera em nossa oração, colocar para fora realmente tudo o que está em nosso intimo, por que só assim Ele irá nos ouvir.

    Ver mais
1 14 15 16 17 18 19