A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
wanirce
Junho 30, 2013 às 21:45
Jaco deu ouvido a voz de Rebeca emganando o proprio pai ele era mentiroso perveso e Deus nao agrada disto quando a gente era temos que pedir perdao quando jaco arrepedeu e pediu que o perduase teve uma luta com o anjo do senhor a noite toda e foi perduado e seu nome foi mudado isto aconteceu porque ouvi um arrepedimento da parte jaco por isto tmos que sempre ouvi a voz de Deus com muito temor obediencia.
Jessica
Junho 30, 2013 às 18:45
Yo me identifico, a veces yo hago eso, que vergüenza admitir, si , yo a veces desconsidero los detalles al leer la biblia, esto esta muy mal por que no me doy cuanta que es algo sumamente importante y a parte de eso desconsidero a Dios.
Muchas gracias señora pues a partir de hoy no haré mas eso.
Gracias.
Prisciane Moura/Belém Pará
Junho 30, 2013 às 16:21
O homem ao agir pelo seu próprio entendimento sofre as consequências de suas ações, normalmente não são boas, mas sim regada de muito sofrimento. Por isso devemos agir pela vontade e direção de Deus em nossas vidas, sendo assim iremos colher bons frutos decorrentes da obediência a Sua direção!!!*-*
Sara Branquinho
Junho 30, 2013 às 6:24
Quando a pessoa não vive de fato a fé, ela prejudica não apenas a si mesma mais também os que com elas convivem, devemos sempre dar atenção aos detalhes!
Marta Marques
Junho 30, 2013 às 5:02
Bom dia.
Isaque pediu a Isaú que fosse à caça e que preparasse um cozido para ele. Isaú obedeceu. Porém Jacó, querendo a benção de seu pai, fez o mesmo que o seu pai havia pedido a Esaú, só que preparou o cozido com um animal do rebanho de seu pai. O cozido que fora pedido estava lá, mas o modo como ele foi preparado muda tudo! Jacó procurou a facilidade!
Com Deus não há atalhos, nos temos que ir degrau por degrau! Jacó por conta desse atalho, viu a sua vida, em todas as áreas, muito mais dificultada e pior ele não era a própria benção! O reino de Deus é conquistado com esforço, por isso não posso pensar que há uma maneira mais fácil de chegar até Ele.
Obrigada.
Dâmia Natascha
Junho 30, 2013 às 4:39
Percebo que quando somos indiferentes a vontade de DEUS, quando fazemos do nosso jeito, assim como Rebeca, é isso que colhemos, problemas, um atrás do outro! Fé emotiva não gera bons frutos pois nos impede de agirmos 100% pela fé, nos impede de ficarmos na total dependência de DEUS, nos impede de sacrificar! A emoção nos leva a atos impensados e nos distância da fé sacrificial!