A vida de Jacó – 3º dia

Viviane Freitas

  • 27
  • Jun
  • 2013

A vida de Jacó – 3º dia

  • 27
  • Jun
  • 2013

Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.

Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.

3º Dia – A reação de Jacó

“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)

Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.

E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.

Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.

Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.

Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.

Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.

E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.

Medite nisto.

Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

214 comentários

    Olá! Vemos ai o poder de persuazão da mulher. Se nós não estivermos vivendo pela fé estaremos fadadas a sermos guiadas pelos sentimentos,e todas que são guiadas pelos sentimentos geram grandes ploblemas. Como Rebeca gerou.

    Ver mais

    Boa noite D.Viviane. A insistência de Rebeca para que Jacó fizesse o que ela estava a mandá-lo fazer originou duas situações. Impediu Jacó de usar uma fé inteligente agindo antes pelo sentimento, dado que a própria Rebeca usou o sentimento ao dizer que cairia sobre ela a maldição e fez com que o relacionamento dos seus dois filhos fosse afetado. Ou seja, a atitude de Rebeca originou algo negativo. A sua influência foi usada de forma negativa. Isto mostra o poder de influência que nós mulheres possuímos. Seja no relacionamento com o marido, com um familiar, um amigo. O que Deus me mostra é a importância de vigiarmos as nossas atitudes e escolhas porque poderão afetar a terceiros de forma negativa e assim estarei a desagradar a Deus. Beijinho.

    Ver mais

    Ola,

    Only someone who doesn’t care of the words of The Lord does this what Rebecca does. She already knows that Jacob would rule over his brother she should only wait… This is also this with happens today with all of us we want a bless from God and is take so long that is happens in truth is us how take long be because God doesn’t take long . We should be patience! It doesn’t matter how long or how I will be patience

    Ver mais

    Ola D.Vivi.

    Nunca tinha analizado a historia de Rebeca desta maneira, por enganar seu proprio marido trouxe muito problemas para sua casa.
    A falta de temor a Deus, nos levar a cometer erros que nos distacia de Deus e as consequecias sao graves muitas das vezes.

    Um abraco!
    Deus abencoe a senhora

    Fernanda Oliveira-Londres

    Ver mais

    Boa tarde D. Viviane,
    achei muito interessante uma coisa que a senhora referiu, quem tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes.
    A verdade é que é nos detalhes que fica notória a diferença, é nos detalhes que a pessoa se sobressai aos olhos de Deus, pois é se importando com os detalhes que ela chama a atenção a Sua atenção.
    Os meus olhos têm sido abertos para a real importancia dos detalhes para Deus e de eu valorizar cada pormenor.
    Se Jacó tivesse parado para analisar o conselho da sua mãe ele iria perceber que o que estava a fazer era errado, mas ele nunca parou para analisar a sua escolha, pois como a senhora falou ele só estava preocupado com as consequências caso fosse descoberto.

    A partir de hoje irei importar-me com todos os detalhes, seja na meditação da Palavra de Deus como na minha restante entrega diária.
    Obrigada pela mensagem, pois foi muito útil para mim, Deus já havia mostrado isso para mim e as suas palavras foram a confirmação.
    Deus abençoe.

    Ver mais

    Olá d. Vivi!
    No início Jacó achou mais fácil “dar um jeitinho”para ser abençoado, mas só colheu as consequências de ser enganador. Da mesma forma que plantou, colheu. Só após decidir realmente mudar, cansado se si, de ser um enganador, foi que veio, através da revolta por ser o que era, a própria benção. Não posso jamais , em hipótese alguma, querer herdar as bençãos de Deus “por esquemas”, enganando. Se eu quero, EU tenho que fazer por onde, não do meu jeito, mas do de Deus. O engano só gera problemas: um atrás do outro.

    Ver mais
1 26 27 28 29 30 36