A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
Ester C.S
Junho 29, 2013 às 19:05
É verdade o caráter da pessoa conta muito, e eu não sabia que vícios e manias são uma das formas de saber o caráter da pessoa, o que Rebeca fez foi errado, ela não confiou em Deus e fez do jeito dela. E para que a promessa de Deus se cumpra na nossa vida, devemos confiar e seguir nos caminhos de Deus.
cristiane de jesus
Junho 29, 2013 às 17:29
TENHO que focar na minha vida ,avaliar quem eu tenho sido diante de Deus,como eu tenho usado a minha fé,qual tem sido o meu caracter,qual tem sido a minha consideração para com Deus.
Cláudia Patricia - Olhão
Junho 29, 2013 às 15:10
Boa tarde
É verdade, ai vemos o quão importante é o nosso caracter, a nossa maneira de agir, as escolhas que fazemos no dia a dia revelam o nosso caracter, o que há dentro de nós.Todos os dia devemos parar e pensar se a forma como temos agido e as escolhas que temos feito são de acordo com a fé racional ou não… Para não agirmos como Jacó. Se após analisarmos vemos que não temos agido da melhor forma há que MUDAR, e não ter medo de mudar…
Beijinhos
Fernanda Villas Boas
Junho 29, 2013 às 9:23
Só sacrifica de verdade aquele que considera a Deus, pois quando Ele é o primeiro nos desapegamos de TUDO e de TODOS!!!
mariana
Junho 29, 2013 às 7:46
temos que cuidar com as nossas atitudes e fazer uma analise todos os dias de nossas atitudes e de quem realmente temos sido .
Elaine Boch
Junho 29, 2013 às 7:17
È nos detalhes, na pratica , que mostra o que realmente esta dentro de nos, e muitos não atentam para isso, temem a homens e não a Deus e é com Ele que prestaremos contas.