A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
Priscila de PVH Rondônia.
Junho 29, 2013 às 6:50
Verdade D. Viviane as vezes por já conhecer a história não damos a devida atenção ao detalhes que faz toda a diferença para um entendimento completo.
luzivania silva (PA)
Junho 29, 2013 às 3:50
a atitude de Rebeca não mostrou nenhuma consideração para com nenhum dos seus filhos,nem por seu marido,ela ela mostrou não ter temor à Deus agindo da forma em que agiu.Mas Jacó não suportou mas ser um enganador e mudou sua identidade.
Lidia Da Cruz Irelanda
Junho 29, 2013 às 1:07
Se analisarmos, Rebeca foi tao usada que nem Eva , trazendo a desobidiencia e as consequencias foram muitas, nao podemos permitir que isso aconteca na nossa vida , por isso lutemos para entrar pela porta estreita. SACRIFICO
mery leeds
Junho 29, 2013 às 0:06
Ola D.Viviane!
Boa noite e muito forte essa ,mensagem Sra esta revoltada e com razao eu estou na igreja ha 11 anos e nesta campanha me vejo nome Jaco e agora e minha vez de mudar esta situacao quero ser a propria bensa o meu nome tem que ser outro estou farta chega,a minha famila nao ve Deus meu casamento e uma desgraca chega de tanta vergonha em eu tenho orado para Deus me dar forca de fazer o que Ele esta me pedindo para fazer e a Sra vai ouvir meu testemunho.
Obrigada por me ajudar a crescer…
larissa emelly
Junho 28, 2013 às 23:44
temos que ser dependentes de Deus.. acima de tudo..
e termos sempre um momento com Deus..
Elaine Lima
Junho 28, 2013 às 22:23
Tudo que Jacó fez naquele momento foi porque desconsiderava a Deus e porque também não o conhecia então a razão de todo o engano dele era por isso a falta de temor a Deus e respeito aos seus pais.