A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
DIANA LOAIZA
Junho 28, 2013 às 18:14
A veces uno quiere que las cosas acontezcan usando la fuerza de nuestro brazo, sin medir nuestros actos cometemos errores pensando que estamos solo tomando actitudes pero terminamos desagradando a Dios, cuando hay sacrificio uno tiene la certeza de que Dios dara la victoria no importa lo que veamos importa lo que creemos y no necesitamos hacer nada a nuestra manera pues cuando colocamos todo en el altar Dios se encarga de lo demàs.
Angela Maria Anchieta de Pinho
Junho 28, 2013 às 18:08
boatarde Sra vivane foi muito forte a mensage de hoge cuando apesoa esta dentro daigreja ten entre dois pensamento nao ten fosa vense navida ne toma desizon efruistrada e demile ten que toma decizon pra que DEUS PROCEGUI NA VIDA DELA UN ABRAÇO
Adria Morais
Junho 28, 2013 às 17:32
É por isso que temos que analisar dia a dia a nossa vida ,como temos agido ,baseado em que ,no engano ,na mentira nas facilidades ,ou na fé …Rebeca ,não mediu esforços ,para levar a diante a mentira ,o que nos temos que trazer pra nossa vida,é que nao devemos olhar a dificuldade ,quando vamos sacrificar pra Deus ,porque tem que ser o nosso sacrificio puro, nossa luta com Deus,pra que a nossa vida ,nossa identidade venha mudar.
Viviane Andrade - M. Grande
Junho 28, 2013 às 17:21
É maravilhoso quando nos enchergamos e olhamos para dentro de nós e colocamos em prática o que temos aprendido.
Ana Catarina
Junho 28, 2013 às 16:33
A atitude dela deixa-me a pensar, ela não se importou de receber a maldição!! ela sacrificou pela maldição, porque ela olhou para si, e quando eu olho para meus sentimentos sei que terei consequências mas, e fiz na mesma!!
É MUITO PROFUNDO, Pois as vezes escolho sacrificar pelos sentimentos e o que sinto do que acabar com isso e sacrificar pela verdade!!
Cada dia tem sido um passo com estes áudios!!
Nicole Schmitz - Viamão/RS
Junho 28, 2013 às 16:20
Bom dia Dona Vivi,
Jacó viveu na base da mentira por muitos anos, só depois ele teve a oportunidade de falar a verdade, quando o anjo lhe pergunto qual era o seu nome, ali ele foi verdadeiro, pois não que ser mais o usurpador, enganador. Deus mudou a sua identidade, assim como Ele quer mudar de todos aqueles que sinceramente O buscam. Na fé!