A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
Esther Karla
Junho 28, 2013 às 4:28
Deus fica impossibilitado de falar com uma pessoa quando a mesma o desconsidera lendo a bíblia como um livro qualquer. sem temor, sem se perguntar o que Deus quer falar com ela ali, quando lê a bíblia estando com sua ultima gota de energia, sonolenta, quase dormindo. assim ficamos fracas espiritualmente e muitas não intendem o porque. A bíblia faz parte de um diálogo, nós falamos através da oração e Deus nos fala principalmente e fundamentalmente através da palavra d’Ele. precisamos estar atentas nisso.
mariza
Junho 28, 2013 às 3:50
Tenho convivido com uma pessoa assim, trouxe um problema e agora não se toca é totalmente indiferente e ainda culpa todos ao seu redor mas não reconhece seu erro.
Natália Paviotti
Junho 28, 2013 às 3:36
Verdade, o caráter nos define como somos, principalmente para Deus, porque somente Ele sabe e conhece o nosso coração, Ele sabe se estamos sendo sinceros ou não, fiéis ou não, podemos enganar a todos a nossa volta, mas a Deus ninguém engana ou se quer tenta enganar.
Juliene Gomes
Junho 28, 2013 às 3:33
Boa noite D. Vivi ,realmente Rebeca quis que a promessa se cumprisse pela força do braço e esqueceu-se de que Deus não dorme e Jacó tão pouco temeu ao Senhor, porém ela desconsiderou até mesmo o futuro ,nem se lembrou de Deus e a colheita não fora boa e fica de lição pra gente analisarmos nossas atitudes e controlar ou melhor ignorar as emoções e agir conforme Deus quer. Muito forte D. Vivi me ajudou muito Deus a abençoe bjossss 🙂
Mônica Maria Neves Santos
Junho 28, 2013 às 2:34
Ao ler esta mensagem pode perceber como devemos estar de olhos abertos e coração limpo pois a maneira como vemos as coisas de Deus mostra como estamos diante de Deus, precisamos estar firmes cuidando do nosso caráter para não termos o caráter de Rebeca que foi uma mulher trapaceira e usou seu poder de influencia sobre seu filho.
Débora Amaral/Campinas-SP
Junho 28, 2013 às 2:28
Olá D. Viviane está sendo muito importante saber mais sobre a história de Jacó e saber mais e também aprender e colocar em prática e não cometer o mesmo erros de Jacó e dar ouvidos somente a voz de Deus somente.