A vida de Jacó – 3º dia

Viviane Freitas

  • 27
  • Jun
  • 2013

A vida de Jacó – 3º dia

  • 27
  • Jun
  • 2013

Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.

Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.

3º Dia – A reação de Jacó

“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)

Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.

E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.

Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.

Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.

Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.

Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.

E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.

Medite nisto.

Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

214 comentários

    Olá D.Viviane esta sendo uma grande oportunidade ouvir todos os dias o audio, mas sei que não basta apenas eu ouvir , e ter consiência. Mais tenho que reconhecer os meus erros e mudar , agir e não ficar parada .

    Me chamou muito atenção quando a senhora falou de valorizarmos a Palavra de Deus e observarmos os detalhes e viver uma Fé Racional !

    Eu vivi anos de uma forma religiosa, não valorizava a Palavra de Deus , e portanto não reparava em nada , vivia na emoção. E isto se mostrava com a minha vida, sem graça , sem novidades .

    Mas a partir do momento que mudei esta situação , consigo observar tudo a minha volta e não somente na Biblia temos que observar, mas aos acontecimentos a nossa volta . Pois Deus nos fala nos pequenos detalhes e se não estamos atentas, perdemos muitas oportunidades .

    Beijos

    Ver mais

    Jacó deu ouvidos aos conselhos de sua mãe, ele sabia que era errado, mas na realidade ele queria que aquele plano desse certo, ele queria não obedecer à mãe, mas ele queria a benção a qualquer preço, queria a benção rápido e não queria pagar o preço do sacrificio, assumir quem verdadeiramente era. Ele podia ter falado a verdade: olha pai eu sou jaco mas eu quero essa benção então permite eu também ir e sacrificar, mas não ele optou pelo mais facil que foi enganar o pai. Jacó ficou com a benção aparentemente, mas só quando lutou com Deus, ou seja, fez o sacrificio é que pode ver a benção de Deus se cumprir na sua vida. É isso mesmo que acontece connosco agora, vamos parar de dar um jeitinho e vamos fazer o sacrificio, e um dos sacrificios é assumir quem nós temos sido, ser verdadeiros, e lutar por quem queremos ser.
    Deus abençoe!

    Ver mais

    Buenos días Dña vivi!! Muy fuerte la palabra de hoy.. ya leí varias veces la lucha de Jacob con el ángel pero no le puse atención al carácter de Rebeca!!! DIOS ve todo hasta el más mínimo detalle de lo que hacemos!! De ahi Sale el Temor a Dios..y con el Temor se hace el carácter de una gran mujer de Dios y Rebeca no lo tuvo!!caramba es muy fuerte.
    Un fuerte abrazo.
    Graci.

    Ver mais

    Bom dia d. Viviane.
    E muito forte esta mensagem. Fiquei analisando como e que reajo perante as sujestoes dos sentimentos, de terceiros queimada tem a ver com a fé ou que aparentemente tem tudo a ver com a fé. Nao é a toa que Deus fala maldito o homem que confia noutro homem. Temos que confiar em Deus e obedecer a Ele.
    Eu vejo que a história de Jacó tem tudo a ver com raízes, por causa dessas atitudes que ele tomou, das sujestoes que ele seguiu o caracter dele ficou marcado durante anos. Mas ele conseguiu vencer. Assim também nos conseguimos, basta fazer o que ele fez. 🙂
    Beijinhos e um bom dia a todas

    Ver mais

    ¿Cuando se hara este evento en mexico?, yo tengo certeza que sera una gran bendicion no a penas para mi, sino para muchas otras mujeres, hoy mientras hablaba con una otra obrera y escuchaba las palabras de la sra, cai en cuenta de que yo hice eso mismo, guarde lo que alguien a quien quiero mucho me dijo, sin para a pensar si era cierto o no, y deje esa semilla germinara dentro de mi, no para generarme odio, sino un sentimiento de inferioridad, de ser poca cosa, de miedo de decepcionar a esa persona mas una vez.

    Ver mais

    Rebeca foi uma mulher tola, neste momento, nao teve consideração nem com Deus, nem com o próprio esposo. Jacó teve a oportunidade de seguir a Isaque, até mesmo o seu avó Abraão, mas ele preferiu a mãe Rebeca como, “exemplo a ser seguido”. e fez uma escolha errada, pois tanto ela, como ele pagou por isso. (os 14 anos para se casar com a mulher que ele amava, rebeca: o casamento que o filho teve com a mulher que nao era permitido para ele, que a família nao aceitava). Cuidando das nossas escolhas, vamos cuidar do nosso futuro! que escolha vamos fazer nesta foqueira santa, tem muitos que nao verão como oportunidade, mas prefiro fazer diferente, pois é a minha vez!
    > Lembrando: Olhando sempre a nossa vida Espiritual, pois nao adianta querermos uma benção nas outras áreas, se a nossa vida Espiritual tiver na “lama”…. Perdoando que tiver de perdoar, olhando com os bons olhos para as pessoas, e principalmente sendo sincera com Deus.
    Beijos D. Vivi, Que Deus a use a cada dia mais 🙂

    Ver mais
1 2 3 4 36