A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
Ana Carolina
Junho 28, 2013 às 1:17
É verdade, muitas das vezes não nos preocupamos em pecar porque irá desagradar o que mais Nos Amou..mas sim com as consequencias do nosso pecado.
helena patricia morais monteiro manuel
Junho 28, 2013 às 1:15
oi d.viviane eu so da igreja da povoa e tenho acompanhado a quarentena e tenho aprendido muito tem abrido a minha mente e tranformar a minha vida a minha maneira de ver e de penssar so mãe de cinco filhos eu era uma mulher muito negativa mais dez que eu comeei a freguentar a igreja universal a minha maneira de ser e de ver e de ouvir a palavra de deus trasformu a minha vida hj eu luto com deus comu jacó luto com deus e venceu eu min vejo assim eu tinha muita raiva da vida que eu levava mais dez que entrei nesta luta eu deixei raiva magua orgulho tudo de lado e dego agora e a minha vez eu não vou deseiter eu estarei nu domingo em chelas para ouvir mais uma msg beijo e fica com deus obrigada
Elisabete Oracz
Junho 28, 2013 às 0:58
Boa noite,
Chamou minha atenção o considerar a Deus.
Deus Ele fala nos minimos detalhes e se eu não estou atenta, vigilante a sua voz ao que Ele me pede acabo desconsiderando a Ele.
A minha consideração para com Deus se revela através das minhas atitudes e como elas tem sido?
Muito profundo me levou a pensar como tenho agido, será que sem perceber não estou desconsiderando a Ele naquilo que Ele tem me dado, ensinado… Para pensar!!
Muito forte!
beijinhos
Nilza jose de araujo - Brasilia Df.
Junho 28, 2013 às 0:41
D.Viviane que Deus continue abençoando a senhora, e verdade temos prestar atenção nos detalhes,e não cometermos os mesmos erros.
rebeca vitoria
Junho 28, 2013 às 0:38
Muito forte pois nesse post que a D. Viviane postou vi a historia de Jacó com outros olhos pois ele não conseguiu o direito da primogenitura com o caráter de um homem de Deus pois se aproveitou das situações de velhice de seu pai para conseguir o que queria e com o apoio da mãe ele seguiu em frente sem o menos
lembrar se estava fazendo o certo diante de Deus
Andreia Vera Cruz Goiânia- Go
Junho 28, 2013 às 0:33
Muitas pessoas não observa o seu caráter, quem tem caráter realmente e nascido de DEUS.