A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
Joana Custódio - FJE Alcobaça
Junho 27, 2013 às 22:33
Boa noite D. Viviane,
muito obrigada por essa palavra, porque foi muito forte! Dá bastante que pensar e analisar a nossa vida e o nosso percurso.
Que Deus a abençoe.
luana costa
Junho 27, 2013 às 22:31
ESTOU NA FE DE JACÓ .QUEM CRER E SACRIFICAR E LUTAR COM DEUS NAO TEM COMO DAR ERRADO ELE VAI HONRAR…BJSS DONA VIVI
tais paula rj
Junho 27, 2013 às 22:28
boa tarde muito forte.estou nessa fe lutando com DEUS e creio que ele vai honrar..eu já não sou mais a mesma por que cansei…
maria
Junho 27, 2013 às 22:22
buenas noches sra Viviane
Estoy escuchando y aprovechando esta gran oportunidad, viendo que la unica salida de un cambio de vida es el sacrificio y que solo va a depender de mi misma, reaccionar en contra de todo lo que ha estado escondido o guardado dentro de mi, tengo que ser sincera y verdadera conmigo misma y con Dios, hacer mi parte para que Él pueda hacer la suya.
isabel prates
Junho 27, 2013 às 22:06
Rebeca me surpreendeu pela falta de seu caracter, e desobediência,foi muito feio o que ela fez e por causa dessa atitude seu filho jacó sofreu amargamente em toda a sua vida os danos,é como nos dias de hoje quando tomamos atitudes identicas,depois pagamos caro,porque sempre queremos fazer ao nosso jeito,e desconsideramos a Deus ,que este estudo nos abra os olhos e o entendimento e venhamos reflectir em tudo o que fazemos,eu principalmente preciso de mudar muito,especialmente ler mais a palavra de Deus e meditar e ver o que Deus quer de mim,que eu nunca venha perder o temor pra com Deus,obrigado por estes ensinamentos,é muito bom..isabel prates Almada…
Jade
Junho 27, 2013 às 22:06
O principal é a humildade, humildade para reconhecer que sempre temos algo para mudar, e temor para sempre ter consideração com Deus em tudo oque fizermos!