A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
Carina Dias
Junho 27, 2013 às 21:48
Esta mulher influenciou, mas negativamente! Foi um péssimo testemunho… Mas Deus nao havia falado com ela anteriormente? Sim, Deus lhe havia revelado que seu filho mais velho serviria o mais moço. No entanto, isso não lhe daria o direito de fazer o papel de Deus e fazer com as suas próprias mãos com que acontecesse a justiça Divina. Onde eu me encaixo nesta situação? Porque é fácil acusar, saber onde os outros erraram e eu? Eu vejo neste triste exemplo de uma pessoa que quis trapacear, a minha própria pessoa. Sim, todas as vezes em que eu quis mudar algo em mim, mas à força. Não deixei que fosse natural, que fosse Deus a agir. Por achar que já sabia alguma coisa… Mas quando é Ele a agir, então não tem como voltar aquelas velhas manias! Pois tudo o que Deus faz é perfeito. Bjnhs
Elsa Costa
Junho 27, 2013 às 21:44
e muito forte o carater reflete aquilo que nos somos e não adianta esconder temos que ser transparentes para com Deus ter uma vida reta diante de Deus Elsa Costa Funchal 1
Indira Sábado
Junho 27, 2013 às 21:40
Olá Vivi,
algo que me chamou a atenção no audio de hoje foi sobre o facto de Jacó ter reagido inicialmente contra a atitude da mãe não porque era injusto diante de Deus, mas porque ele não queria ser prejudicado…algo muito sério, e que me chamou a atenção porque a pouco tempo passei por uma situação que me vi a reenvidicar algo por mim, e não porque achava o correcto diante de Deus.
Normalmente isso acontece quando não estamos nos vigiando e ainda que a nossa intenção seja boa diante de Deus, ao deixarmos o nosso eu prevalecer perdemos os nossos direitos diante d’Ele.
Bjinhos
Elaine Rocha - Moldavia
Junho 27, 2013 às 21:26
Hoje percebi que ninguém faz nada porque o outro convenceu, mas sim porque ja estava dentro dele, faz parte do carater. As vezes achava existia a influencia negativa, amizades, etc. mas nao é o carater da pessoa que a induz a fazer as coias, e ninguém é culkpado por isso. Jacó nao foi influenciado pela mãe, mas ja estava dentro dele ser assim.
Tem sido muito bom!
obrigada!
Aline - Irlanda
Junho 27, 2013 às 21:24
A parte que me chamou mais atenção na mensagem de hoje, foi os detalhes. Quando andamos tementes a Deus, nos apercebemos dos detalhes, pois não queremos desagradar a Deus em absolutamente nada, nem por um segundo. Rebeca nem Jacó temiam a Deus de verdade, senão não teriam feito o que fizeram.
Mas graças a Deus por sua infinita misericórdia que quando Jacó se deu conta de sua situação, resolveu sacrificar e lutar, Deus o fez príncipe! Esse é o nosso Deus! Mas nada cai do céu, tem que haver sacrifício e perseverança, mas a vitória será certa!
Chegou a minha vez!
Thalyta Barbosa da Silva
Junho 27, 2013 às 21:23
PASSEI MUITO TEMPO OLHANDO PARA OS OUTROS DAVA CONCELHOS QUE HOJE VEJO QUE NÃO ERAM BONS, MAIS TOMEI UMA DECISÃO E MUDEI.