A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
marcia
Junho 27, 2013 às 21:23
Muito forte devemos ter muito cuidado com nossas atitudes elas irão refletir por toda vida, assim como aconteceu nas vida de Jaco e sua mãe Rebeca.
franciele
Junho 27, 2013 às 21:16
ou seja somente a luta com Deus no Vau de Jaboque, pode mudar a situação de Jacó, pois ele era visto como enganador. Jacó por ter enganado o seu pai, recebeu a benção da primogenitura mas ele mesmo não era a própria benção. Só pode ser a benção quando lutou com Deus no Vau de Jaboque, aí ele teve caráter e passou a ser justo diante de Deus e dos homens.
DANIELA FELIS
Junho 27, 2013 às 21:01
Sim D.Vivi muitas vezes olhamos para os erros dos outros e não para o nosso proprio erro , por que é facil falar que alguem tem que mudar ao em vez de olharmos para dentro de nós .
kathyane
Junho 27, 2013 às 20:53
OLA DONA VIVIANE,
GRAÇAS A DEUS TEM OS AUDIOS PARA EU ESCUTAR MEU TRABALHO TOMA MAIOR PARTE DO MEU TEMPO DESDE QUE CONHECI O SENHOR JESUS ELE ME MOSTROU O SEU BLOG E SINCERAMENTO EU NÃO GOSTAVA DA SRA. PERDÃO POR ISSO. E JUSTAMENTE A SENHORA ESTA ME AJUDANDO MUITO COM SUAS ORIENTAÇOES AGRADEÇO A DEUS E A VC POR TER ME AJUDADO, MUITAS LUTAS ESTOU TRAVANDO MAIS COM DEUS EU POSSO TUDO, SOU EX OBREIRA E PASSEI 11 ANOS FORA DA PRESENÇA DE DEUS E LHE DIGO NADA FOI FACIL PARA MIM SÓ ESTOU AQUI HOJE PQ DEUS TEVE MISERICORDIA DA MINHA VIDA, E LHE GARANTO NUNCA MAIS QUERO SAIR DA PRESENÇA DE DEUS PRINCIPALMENTE PQ SEI QUE NÃO TEREI OUTRA CHANCE PQ COM DEUS NÃO SE BRINCA.
ESTOU NO SACRIFICIO, E NESSA FOGUEIRA SANTA VOU DAR O MEU MELHOR PARA DEUS .CANSEI DE SER EU VOU LUTAR E NÃO VOU DESISTIR TA DOENDO MAS COMO A SRA MESMO DISSE NÃO É PELO QUE SE SENTE E SIM PELA FÉ.
DEUS ABENÇOE A SRA E SUA FAMILIA .
Mafer2013 Moldavia
Junho 27, 2013 às 20:51
Certamente,a minha atitude tera sua consequencia,cedo o tarde.Ainda que a bencao desde o ventre da Rebeca estava ja determinada para o menor servir o maior,eles nao atuaron segundo o Temor de Deus,e o espirito do Sacrificio,dai tudo o que Jaco paso depois.Nunca tinha parado nisso,eu nao entendia,(tambem seguindo a serie da Record)o por que de tanto sofrimento de Jaco,a raiz do querer a coisas do meu jeito da muitos problemas!!!
talita kelly
Junho 27, 2013 às 20:29
De fato D. Viviane o pior erro do ser humano é achar que está tudo bem, quando tudo vai mal… auto-engano … mil vezes não, pior que ser enganada é enganar a si mesmo!!!!
Pior ainda é quando se acomoda na situacão em que vive…
A única saída é o sacrificio…
Jacó não sacrificou no inecio mas para ser Israel e herdar suas bencãos teve que sacrificar e sentir na carne a dor do sacrifio!!!
Na fë