A vida de Jacó – 3º dia

Viviane Freitas

  • 27
  • Jun
  • 2013

A vida de Jacó – 3º dia

  • 27
  • Jun
  • 2013

Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.

Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.

3º Dia – A reação de Jacó

“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)

Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.

E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.

Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.

Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.

Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.

Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.

E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.

Medite nisto.

Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

214 comentários

    Boa tarde Dª Viviane
    É muito profundo tudo isto se trouxermos para a nossa vida. A reacção dele mostrou o que estava mais forte no seu interior, o que falava mais alto. Se obedecer a Deus, ter um carácter justo, ainda que fosse contra a própria mãe. O que é mais importante, o que considero mais forte na minha vida. Agradar os outros, não olhar a meios para alcançar os fins, pondo em cauda os próprios valores que creio, ou pagar o preço? Avaliando-me, vendo minhas reacções, me analisando estou nesta fé. O tempo é agora de buscar a transformação de carácter. De ser uma referencia pela atitude de agir contra tudo o que me frustra, contra tudo o que me pode paralisar. Olhar para dentro de mim.

    Ver mais

    Boa Tarde D. Viviane,
    Sempre gostei muito da história de Rebeca. Mas analisando agora, vejo que ela não tinha caráter, ela mesma influenciou Jacó a mentir e enganar o próprio pai, com isto, prejudicando ele mesmo e a assim causando a divisão de sua família.
    O que era para ser uma benção, tornou em maldição. Se este fato não tivesse acontecido, com certeza Jacó não precisaria passar por todo aquele sofrimento…
    Mas Deus é misericordioso, lá na frente, depois dele ter colhido o que plantou, mudou completamente a vida dele.

    Ver mais

    Nao podemos deixar nos influenciamos pelos sentimentos que são jogados na nossa vida precisamos ter fé coragem para dizer sim para Deus e se preocupa sim com detalhes pois ele fazem toda a diferença na nossa vida,e na fé obteremos o resultado no altar de Deus !

    Ver mais

    Boa tarde, D. Viviane.
    Agradeço, sinceramente, a senhora ter lido e respondido o meu pedido de socorro. Muitíssimo obrigada.
    Após escutar a resposta da senhora, vieram mais lágrimas aos meus olhos. Porém, engoli o choro, dominei as emoções e tomei esta decisão. Mudar a minha maneira de enxergar os meus familiares. Ao invés de vê-los como más pessoas que deliberaram me rejeitar e continuar me envenenando com esta mágoa maldita, como aconteceu por um pouco mais de 48 anos ( minha idade ), passo a vê-los como almas que, assim como eu, necessitam da salvação. Assim, limparei o meu coração e conseguirei perdoá-los e este fardo do diabo, que me esmaga há tantos anos, sairá de sobre os meus ombros !
    Estarei presente na reunião Raízes, neste domingo
    (30/06) às 14:00 horas, no Templo Maior !
    Um forte abraço, que Deus a abençoe cada dia mais.
    Adriana – Belo Horizonte – MG

    Ver mais

    Boa tarde, D. Vivi!

    Jacó poderia ter dito não à orientação de sua mãe para enganar seu pai, mas por ele ter um caráter como o dela ele apenas se preocupou com a maldição que iria recair sobre ele caso o pai descobrisse a farsa.

    Ver mais

    Muito forte está pregação, dona fui traída e peço toda dia para quê Deus tenha misericórdia dá amante e dele, porque eu perdoei os dois de todo meu coração, porque temos que renegar o nosso q uerer, se não quem vai para o inferno sou eu.

    Ver mais
1 10 11 12 13 14 36