A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
Fabrícia Fernandes Camargo
Junho 27, 2013 às 19:42
Boa tarde Dona Viviane
nós temos ouvi somente a voz de Deus, para não deixa as pessoas nos influenciar com as coisas errada desse mundo para não ser arrepende depois,por isso temos de usa a fé inteligente e olhar somente para Deus…
Alcina Pinto Cenaculo Porto
Junho 27, 2013 às 19:37
Boa tarde querida Sra Viviane!
Para mim me chamou muito atenção a palavra “”considerar “”pois Rebeca como mãe estava a desconsiderar o seu próprio filho Esaú com a preferência de Jacó,com essa má atitude colheu fruto mau filho enganador.Consequentemente não considerava a Deus que em toda sua caminhada sempre esteve seu lado.
Hoje na minha vida é mesmo pois eu tenho que estar sempre atenta nas minhas atitudes ,escolhas pois se não mostro parã Deus que considerado quem vejo,consequentemente não vou considerar quem não vejo Deus é aí meu fruto vai ser,enganadora(Jacó)
Pois jamais vou seguir como Jacó,vou ser a nova Israel.
Deus abençoe
Um abraço forte!!
Paula Marques - Tindiba / RJ
Junho 27, 2013 às 19:24
Olá Dna. Vivi, é verdade! Podemos ver claramente nesses versículos que Jacó não estava se preocupando em agradar a Deus, mas sim em dar um jeito de atender ao pedido de sua mãe sem se prejudicar. Exatamente quando a pessoa quer “negociar” com o mal. Ela sabe o que é certo, mas prefere fazer o que é errado se conseguir algumas vantagens. Mas a verdade é que quando a pessoa está preocupada em fazer a vontade de Deus, ela jamais negocia com o mal, ela escolhe o que é certo custe o que custar.
Patrícia Lima
Junho 27, 2013 às 19:19
Muito forte. Nosso caráter revela quem somos, além de influenciar, como fez Rebeca com Jacó. Tais detalhes não podem ficar de lado, pois quando erramos as consequências são drásticas e muitas das vezes leva uma pessoa a tropeçar na fé.
Deborah
Junho 27, 2013 às 19:04
Boa tarde,D. Vivi
Tem sido muito bacana acompanhar a sra falar sobre Jaco,realmente quando nao somente lemos a biblia mas meditamos em cada detalhe Deus nos desperta sempre para algo novo.A exemplo de Rebeca que tambem deu seu jeitinho ao inves de esperar e confiar nas promessas de Deus.
Lassalete Santana-Cenaculo de lisboa em chelas
Junho 27, 2013 às 18:42
Olá D.Viviane a Rebeca tinha tudo para ter um carácter de uma verdadeira mulher de DEUS,mas ela quis fazer do seu jeito e sugerindo ao filho o mesmo.
Essa passagem me chamou muita atenção porque ao decorrer da minha vida viram sempre sugestões boas e más, a escolha será sempre minha seguindo exemplo do Senhor Jesus ou do diabo pois o meu carácter reflecte o que está dentro de mim.
Na Fé