A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
M.ª Teresa Paulo
Junho 27, 2013 às 18:37
Olá D. Vivi,
O que me chamou a atenção nesta mensagem foi a DESCONSIDERAÇÃO para com o próprio DEUS!
Se eu tenho na minha vida como base o temor a Deus eu estou em permanente vigia e dou muita importância a cada detalhe. Se eu ajo do meu jeito automaticamente estou a desconsiderar a Deus!
Esta palavra trouxe-me muito temor e a cada momento policiar-me pois se eu quero ser a própria benção, Cristo tem que viver em mim – e para que isso aconteça tenho que ter uma vida de total sacrifício, de negação das minhas vontades, impetos, manias,…
E eu coloco-me a Seus Pés para que assim eu seja, só assim mudarei de identidade passando a ser Israel!
rossana garcia
Junho 27, 2013 às 18:28
entedi que as minhas palavras devem gerar vida e elas so geram vida quando eu viver uma vida de sacrificio
aghata cury
Junho 27, 2013 às 18:12
ola ola dona vivi é verdade quantas vezes agimos mecanicamente fazemos as coisas sem pensar e com medo sendo que o que Deus quer é sinceridade da nossa parte .
tudo depende de nos
Filomena, Sede Internacional da Europa
Junho 27, 2013 às 17:58
Olá D. Viviane, Quero agradecer pelos ensinamentos que a senhora nos passa através destes estudos, eu ouço e volto a ouvir e a ler e me analiso se sou Rebeca e Jacó…. Mas graças a Deus que não.. Pois se Deus transformou meu caráter eu não iria fazer o que fazia antes,,Mas se faço algo que desagrada, seja dentro da Igreja no trabalho ou em familia eu estou pronta para reconhecer o meu erro ou engano seja mesmo uma criança…Pois existem sempre pequeninas coisas que podem parecer sem importancia mas para Deus tem muito valor… vou continuar no estudo e me analisando pois não quero ser Rebeca,,,,,Eu temo muito o meu Deus e O Respeito…e jamais quero maldição para cima de mim…Vou continuar lendo e ouvindo o estudo…pois quero aprender mais….obrigado por tudo….
Bruna Oliveira-Maranhão
Junho 27, 2013 às 17:51
Bom dia D.Vivi é muito forte essa palavra onde a senhora falar de Rebeca, eu já havia lido varias vezes sobre Rebeca, mais nunca pensei sobre seu caráter, pois ela não teve respeito pelo marido e nem por Deus ao induzir Jaco a enganar o pai, devemos olhar muito bem os pequenos detalhes na palavra de Deus.
nathalia cristina
Junho 27, 2013 às 17:49
É verdade dona Viviane, no aude de hoje pode aprender bastante, e meditar , no que nunca tinha meditado andes, como na atitude de Rebeca, eu não estava tendo consideração para com Deus, pois não estava prestando atenção nos detalhes, a partir de hoje vou mudar. Obrigado pelas orientações um abraço.