A fé emotiva não compreende
- 26
- Set
- 2022
Muita gente tem dificuldade de entender as coisas que são de Deus, porque não são coerentes com o mundo dela. No nosso mundo, fazemos as coisas de acordo com aquilo que sentimos, independentemente se é certo ou errado. Mas as coisas de Deus não se ditam pelas coisas que sentimos, mas sim pelo que é certo, justo diante de Deus.
Quando Pedro quis convencer Jesus de não ir a Jerusalém para não ser morto, Jesus o repreendeu. Isso porque Jesus veio com objetivo de servir ao Pai, em prol de salvar toda humanidade, mas Pedro não entendia que o principal na vida do Senhor Jesus era agradar ao Pai, e não a si mesmo.
Jesus disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo;”.
Ou seja, muitas vezes, o sentimento é usado pelo diabo.
As palavras de Pedro vinham com o sentimento de “pena”, de defesa para o Senhor Jesus não sacrificar. E é o sentimento que vem a todos nós, o de não sacrificarmos.
“Porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.” Mt 16:23
Não há como agradar a dois senhores.
“Então disse Jesus aos Seus discípulos: Se alguém quiser vir após Mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-Me;” Mt 16:24
Seguir Jesus não é seguir o meu jeito, a minha vontade, mas é necessário renunciar a si mesmo. E essa renúncia é necessária todos os dias. Se você renunciou ontem, já foi. Hoje você tem que renunciar novamente. E assim vai.
Renunciar é um passo. Mas existe outra coisa que também não é fácil. “Tome sobre si a sua cruz, e siga-Me.” Mt 16:24
Tomar sobre si a Cruz do Senhor Jesus é tomar a responsabilidade que a fé demanda de cada um de nós. Ou seja, não podemos largar mão daquilo que é de nossa responsabilidade. E só então, podemos seguir Jesus.
Eu pergunto a você, é fácil? Não! Se alguém diz que é fácil, não entende a fé.
Todos os dias, ela exige de mim e de você muita perseverança.
Não é simplesmente ir à igreja, ler a Bíblia, orar que tudo vai ficar bem. É necessário fazer tudo isso, mas é necessário observar a si mesmo enquanto faz tudo isso.
Isso é seguir Jesus!