A fé emotiva insiste no orgulho
- 17
- Out
- 2022
O que faz a sua história? Você pode ser rico ou pobre, mas a sua história de vida vai depender muito de como você viveu as suas dificuldades. O problema em si, do lado de fora, não é o que faz você e sim como você decide viver.
Bom, vamos continuar com a nossa meditação sobre a passagem de Mateus 18, que conta a história do homem que devia 10 mil talentos, e ao ser levado diante do rei, foi perdoado.
Mas que dívida tão grave era essa para ser levada ao rei?
Quando a Bíblia fala que ele devia 10 mil talentos, está falando de muitas dívidas, em várias áreas da vida.
O talento refere-se a todos os dons que Deus tinha dado a ele. Tanto os dons naturais, como os dons espirituais e dons materiais.
Os dons naturais são aqueles dons que nasceram com você, de fazer as coisas com mais habilidades em alguma área da sua vida.
Os dons espirituais são aqueles que são adquiridos através da fé.
E os dons materiais foram as condições que você teve, como família, educação, saúde.
Todos os dons foram dados por Deus.
Mas, por que aquele servo do rei tinha tantas dívidas nos talentos?
Pense comigo, se ele era servo do Rei, quer dizer que ele tinha acesso ao Rei. E esse acesso lhe dava oportunidade de ver Deus no Seu serviço o tempo todo…
Só que aquele homem não quis atentar para o testemunho de Deus, para os ensinamentos que Deus lhe dava. Ele estava atento a outras coisas….
É… esse tipo de pessoa que se sente bem com sua própria capacidade não busca se atentar ao Rei, por esse motivo, ele não tinha como pagar a dívida.
A coisa é muito séria!
Aquele servo que devia 10 mil talentos, mesmo tendo a chance dada pelo Rei, que é Deus, aproveitou a oportunidade para cobrar aqueles que lhe deviam, sem piedade, sem compreensão. E por quê? Porque quando uma pessoa não se enxerga, não consegue entender as suas falhas e resolvê-las. Aí… como não se enxerga, desconta todo o seu fracasso nos outros.
A pergunta que eu faço é: quem você tem sido? Como você reage diante das consequências da vida? Você continua sendo o mesmo? Ou se enxerga?