A COBIÇA – Episódio 8: A cobiça vagueia com os olhos

Viviane Freitas

  • 18
  • Ago
  • 2023

A COBIÇA – Episódio 8 : A cobiça vagueia com os olhos

  • 18
  • Ago
  • 2023

Você já se comparou com alguém? Você já olhou para aquilo que alguém tem e você não? As qualidades, beleza, sucesso, bens… pois é, todas as vezes que estamos olhando, observando algo que não é de proveito algum, isso é futilidade.

Veja o que diz a Palavra de Deus:

“Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça; também isso é vaidade e aflição de espírito.” Eclesiastes 6:9

Ninguém percebe muito bem o que acontece consigo quando está agindo assim, vagueando com os olhos, ou seja, olhando para aquilo que não deveria ser o seu alvo, que não vai dar eternidade, que não vai fazer bem a você. Apenas te fará fútil.

Por isso, a Bíblia diz: “Melhor é a vista dos olhos…”, ou seja, quando você enxerga o que é fútil e o que é eterno. Quando você olha para o que é eterno, todas as futilidades se tornam irrelevantes, não são importantes.

Mas enquanto você se distrai com coisas supérfluas, você valoriza coisas que são passageiras, por isso a Bíblia diz que isso é vaidade e aflição de espírito.

Você que já se comparou com outra pessoa que tinha algumas qualidades, certamente ficou aflita, angustiada, se inferiorizou e acabou se colocando pra baixo, e aceitando aquela ideia de que você não é boa suficiente.

Normalmente, isso acontece mais com as mulheres (acontece com os homens também), que olham para o cabelo, a roupa, as qualidades da outra pessoa… e sempre acham um defeito em si mesmo. Ou, às vezes, até mesmo um defeito na outra pessoa. Por isso é aflição de espírito, quando olhamos para aquilo que não é importante, criamos uma situação de aflição para nós mesmos.

Não se aflija por causa das qualidades, das coisas que as outras pessoas têm. Olhe para si mesmo, aja no que você precisa agir em relação a você.

Todas as vezes que você olha para outra pessoa, você é injusto consigo mesmo. Todas as vezes que você se compara, você está sendo inadequado. Por quê? Porque você tem uma história de vida diferente da outra pessoa.

E o que você tem que fazer é raciocinar naquilo que você está errando, e se corrigir. E naquilo que você precisa aprender, não olhe para outra pessoa. Se você olhar para pessoa é para aprender, mas não para você se diminuir.

A fé olha para frente! A fé olha para aquilo que tem que ser feito, para a obediência. O que eu tenho que fazer? Qual é a minha parte? É isso que a fé me faz.

A fé nunca me ensinou a olhar para as outras pessoas e me comparar. Pelo contrário, a fé me ensina a raciocinar no que eu tenho vivido e tomar as medidas para que eu possa fazer o certo.

A fé inteligente é assim, ela olha para a Palavra de Deus. Compara a sua própria vida, suas ações e o seu comportamento com a Palavra de Deus. É a única forma de eu me comparar, para que então eu possa raciocinar e agir em prol do que é inteligente, e não do que eu sinto. É assim que funciona, e é assim que você tem que fazer.

De que forma Deus pode me usar? De várias maneiras! Mas principalmente quando eu sou testemunha viva. E de que forma eu posso ser testemunha viva? Quando a Palavra de Deus chega até mim.

A cobiça é aflição de espírito e vaidade, e quando você se compara você está cobiçando. E eu já me peguei assim, me comparando, me achando inferior, porque eu não agia, não tinha certas qualidades que eu via em outras pessoas.

E um dia, Deus falou comigo. Tão bonito isso, gente! É tão lindo quando Deus age. Ele nos faz ver que precisamos dEle, e o quanto nós precisamos do Salvador.

Graças a Deus que Ele me fez ver, porque eu insisti em perguntar para Ele, eu queria saber: “Meu Deus, por quê? Por que eu não sou assim? Eu quero ser dessa forma…”

E um dia, Ele me falou, mostrou em detalhes porque eu estava me sentindo assim: porque eu estava me comparando. E eu não tinha as características da pessoa com quem eu estava me comparando.

Quantas vezes você se compara porque você não gosta de certos assuntos, mas depois você se sente inferiorizada, porque você não fala sobre esses assuntos.

E Deus falou: “Olha, você não investe nisso. Você quer investir nisso?”

E foi assim que Ele me mostrou, e me fez olhar para a diferença entre o meu pai e a minha mãe. Meu pai fala bastante, minha mãe não fala tanto assim. E eu queria falar, falar, e o Espírito Santo falou assim: “Você precisa falar?” Eu falei: “Eu queria falar mais…”. E Ele me falou: “Pois é, mas se você tem alguma coisa para acrescentar, você fala. Se você não tem, você não fala. E você não precisa se sentir assim. Olhe para sua mãe, ela não fala tanto quanto seu pai.”

É tão lindo quando Deus nos ensina!

Mas, de repente, você está aí perguntando: “Mas, Viviane, você se sentiu assim?” Sim! Nós somos seres humanos e nós sentimos, erramos, mas é aí que nós aprendemos a exercitar a fé. Como eu contei com Deus, como eu perguntei para Ele, Ele me respondeu.

Será que você tem feito uso dessa fé?

Será que você tem ouvido a Voz de Deus?

Pois é… isso depende de cada um, e é aí que você é testemunha viva.

Porque você não fala apenas do que está escrito na Bíblia, você é a testemunha de que o que está escrito é verdade, porque essa Palavra chegou até você e você a vive!

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#Cobiça#Verdade#RedeAleluia#Mulher#viralreels#viralpost#Instagood#viral#Family#Faith#Desejos#Vaidade

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*