9º Dia – Quem é o que não entende, não vê e não entra no reino de Deus?
- 18
- Jun
- 2014
“Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? (Jo.3:1-12)
Nicodemos, quando foi ter com Jesus, fê-lo de noite. Porquê? Repare que ele tinha uma posição como principal dos judeus.
E quantas não são as pessoas mesmo dentro da Igreja, com uma posição, que não assumem a sua fé? E o problema maior, é “esconder-se” por receio do que os outros saibam e pensam a seu respeito.
Quando não assume a sua condição, para resolver o problema, não valoriza a si mesma e não quer a verdade. Tudo o que está nas trevas, se não quer ser descoberto, jamais se aproxima da luz.
“Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
Afinal, como é que a pessoa nasce de novo? Quais os passos para o novo nascimento?
Assumir a sua condição
Todos nascemos por intermédio do sangue – pai e mãe – mas isso não significa que nascemos de Deus, ainda, como no meu caso, que os meus pais fossem da fé. Mesmo assim, eu experimentei o novo nascimento. Ou não veria o Reino de Deus. Mas, para que isso aconteça, eu tive que assumir a minha posição.
Não adianta ficar envergonhada quando o pastor chama à frente e se encaixa naquele quadro; não adianta esconder-se. Neste caso, preocupa-se mais com os outros do que em resolver o seu problema. Já pensou nisso? Desta forma, não é verdadeira! Está a fingir, baseada no julgamento das pessoas.
Quando a mensagem vai ao meu encontro, tenho que assumir, e pronto! Posso ser filha do Bispo Macedo, esposa do Bispo Júlio, seja quem for.
O que importa se as pessoas me vão julgar ou ter maus olhos? Se há algo a resolver dentro de mim, não adianta ir a Jesus de “noite” (às escondidas).
Assuma a sua condição, pois, se não o fizer, será semelhante a um fariseu e não tem como nascer de novo, pois ainda aprecia o seu fingimento, a sua mentira e o seu engano.
Para Deus, o que mais se destaca é a sua sinceridade, ser verdadeira com Deus e resolver o que precisa. Preocupar-se com os outros revela orgulho! E o que esse orgulho tem feito por si há tanto tempo? Diga-me!
Saia um pouco de “dentro” de si, e veja a “figura” que tem feito, infeliz, triste, amargurada. Assuma a sua condição, sem medos e fingimentos. Você tem que se valorizar. Está à espera que outros o façam, quando, na verdade, ninguém precisa de o fazer por si!
“Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?”
A pessoa que não é verdadeira consigo mesma, não consegue entender o que é ser transparente. Pensa que queremos saber dos seus “podres”. Eu não preciso saber, mas você tem que se libertar dos mesmos, dessa mentira e engano. Eu não preciso saber de nada a seu respeito, mas você precisa arrancar esse orgulho. E, para o fazer, deve assumir a sua condição: “Eu não nasci de novo, não entendo o que o Senhor diz e quero fazer tudo do meu jeito; ir ter com o Senhor de “noite”, com vergonha do que os outros vão pensar de mim. Mas eu não aceito esta condição! A partir de hoje, vou valorizar-me da forma como o Senhor me valoriza, e não me preocupar mais com o que os outros pensam.”
Seja sincera! É tão lindo quando você é assim… O fato de, eventualmente, ser imperfeita, não significa que você seja um problema, porque eu não a vejo assim.
“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”
O que é nascer da água e do Espírito?
Quando permite que a Palavra de Deus a lave e decide batizar-se nas águas, porque quer sepultar a “velha” criatura.
Quem é nascido da carne, é carne, mas o nascido do Espírito, tem vida! Não é uma pessoa anulada.
E quando nascemos do Espírito, não há suposições, como convencer, a si mesma, que isso aconteceu, pois, dentro de si, ainda existem caraterísticas de fingimento, de engano, de mentira e vergonha de assumir Jesus e, no momento em que faz uma análise ao seu caráter, verifica que ainda há a mesma natureza, de como sempre foi… de Ser Humano.
“Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.”
Até ouve os servos de Deus falar, sobre o que temos visto e vivido, mas não aceita o testemunho de caráter, de humildade, de verdade.
“Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?”
Por isso, há pessoas que ouvem as coisas de Deus e nada entendem. Porque não nasceram de novo. Mas, amiga, você tem a sua oportunidade! Agarre-a. É agora… Você reconhece e assume?
Quando vivemos o que cremos, o que acontece dentro de nós é algo estrondoso.
Na realidade, o que Deus lhe pede, é o que está a reservar e que ainda a bloqueia, mas, se você entregar, será feliz, leve, espontânea, vai valorizar-se e ter credibilidade, dentro de si e perante os outros.
Vai tornar-se linda!
Não é o fim, mas a sua oportunidade. Já lhe dei os passos. Está nas suas mãos; agora resolva o que está dentro de si. Assuma a sua fé!
Ana
Junho 19, 2014 às 19:09
Muito forte e esclarecedor este audio!
De que adianta viver em função daquilo que os outros pensam de mim? Assim não me estou a valorizar e a assumir a minha condição e, por consequência, viverei escrava.
Mas quando eu apenas me preocupo com a minha condição e me avalia-o, assim sim.. tenho tudo para mudar e viver uma vida plena com Deus.
Márcia -cda de AREOSA
Junho 19, 2014 às 19:04
Estes audios tem revelado muito de mim, aquilo que fui a mudança que eu sofri e até mesmo aquilo que eu preciso ainda de mudar.
Eu estive alguns meses longe da igreja ia por uma obrigação mas na verdade não queria saber de nada, sempre me preocupei demasiado com o que os outros pensavam de mim e Deus permite mesmo que as situações más aconteçam para nos fazer ver o quanto ele é grande. Com este audio estava a ver-me porque sempre que nas reuniões o pastor chamava para ir na frente eu até me podia identificar com o que ele falava mas nunca ia, sempre queria manter aquela aparência de perfeita quando no fundo todos sabiam o quanto eu estava mal.
Entretanto voltei e comecei a entregar-me para Deus como nunca o fiz, o diabo começou logo a trabalhar onde eu mais sentia, começaram a vir-me dizer na igreja que andavam a falar mal de mim e a criticar-me pelo meu passado e que muitos não acreditavam que eu estivesse mudada, inclusive chegaram me a dizer que uma pessoa que eu considerava muito disse que eu nunca iria mudar. Confesso que fiquei chocada e que a minha vontade era desistir mas dentro de mim surgiu uma revolta tão grande e uma certeza de que eu estou mudada, conclusão eu não quis saber do que falavam, quando o pastor chamava para ir na frente quem errava quem queria o espírito santo quem queria mudar de vida eu sempre fui e ainda hoje quando me identifico sempre vou. A minha vida espiritual deu uma volta enorme pois de hipócrita e preocupada em manter imagem de santa eu me tornei uma mulher sincera, para os outros posso ser cheia de defeitos porque sim eu falho muito mas eu sei que Deus tem honrado as minhas atitudes, desde que me entreguei já tive o novo nascimento, fui levantada como responsável de um grupo no força jovem e pedi ao pastor para ser candidata a obreira. isto tudo num mês enquanto que estive 5 anos na igreja parada a fazer-me de santa e a depender de tudo e todos.
Tive de mudar muitas vontades minhas, ainda hoje estou a mudar porque eu sempre fui muito sentimental e sei que ainda tenho de trabalhar muito mais nisso pois a velha criatura não pode voltar mas luto a cada dia para não ser apenas mais uma, estes audio estão a fazer-me muito bem mesmo já sinto uma grande mudança em mim.
Ana Viveiros
Junho 19, 2014 às 17:16
Boa tarde,
esta mensagem é muito forte.
Não quero perder mais tempo, não me vou esconder mais, chega….
Tenho que agarrar esta chance
bjs
Elaine
Junho 19, 2014 às 16:11
Muito Obrigada,
Eu tinha muitos desses pensamentos, pois sou ex- obreira , eu quero mudar ! Não quero ser assim, quero ser independente de olhares e “rabos de olho”, eu quero ser para Deus .
Obrigada pela 40tena , estou acompanhando , já vejo diferenças e tenho Fé que até o fim eu tenha uma mudança radical em minha vida. Não tem sido fácil pois tenho familiar que não entende essa separação mas vou perseverar em meu objetivo.
Emanuelle
Junho 19, 2014 às 16:00
Muito forte essa mensagem de hoje,algumas vezes já me peguei assim a maioria das vezes pra falar a verdade,em deixar de ir na frente do altar e reconhecer que aquela palavra se encaixava na minha vida e acabando por ficar mal,mas todas as vezes que reconheci meu erro e me coloquei diante do altar e com aquela sensação de todos estarem me olhando fui lavada e assim sai leve dali.A partir de já não importa o que vão pensar quero agradar meu Senhor só Ele pode me salvar e fazer sua obra gloriosa em minha vida,desde já vou estar bem atenta ,olhos bem abertos a cada detalhe para estar sempre bem diante do meu Pai,meu Senhor e Salvador,não sou perfeita….quero estar aos Seus pés.Sinceridade,verdade e transparência .
Deus abençoe a Senhora dona Viviane.
inês Quihanda
Junho 19, 2014 às 13:27
Cada mensagem é um despertar da nossa verdadeira realidade com Deus e connosco mesma, a mensagem de hoje, fez-me refletir de onde Deus me tirou até dar-me do seu Espirito.Por isso a importância de eu vigiar, e assumir os meus erros idenpendetimente dos que os outros vão falar ou pensar de mim, pois não são eles que vão me ajudar, mas sim a minha entrega sinceira….isso chamou muito a minha atenção. Um forte abraço