9º Dia – Quem é o que não entende, não vê e não entra no reino de Deus?
- 18
- Jun
- 2014
“Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? (Jo.3:1-12)
Nicodemos, quando foi ter com Jesus, fê-lo de noite. Porquê? Repare que ele tinha uma posição como principal dos judeus.
E quantas não são as pessoas mesmo dentro da Igreja, com uma posição, que não assumem a sua fé? E o problema maior, é “esconder-se” por receio do que os outros saibam e pensam a seu respeito.
Quando não assume a sua condição, para resolver o problema, não valoriza a si mesma e não quer a verdade. Tudo o que está nas trevas, se não quer ser descoberto, jamais se aproxima da luz.
“Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
Afinal, como é que a pessoa nasce de novo? Quais os passos para o novo nascimento?
Assumir a sua condição
Todos nascemos por intermédio do sangue – pai e mãe – mas isso não significa que nascemos de Deus, ainda, como no meu caso, que os meus pais fossem da fé. Mesmo assim, eu experimentei o novo nascimento. Ou não veria o Reino de Deus. Mas, para que isso aconteça, eu tive que assumir a minha posição.
Não adianta ficar envergonhada quando o pastor chama à frente e se encaixa naquele quadro; não adianta esconder-se. Neste caso, preocupa-se mais com os outros do que em resolver o seu problema. Já pensou nisso? Desta forma, não é verdadeira! Está a fingir, baseada no julgamento das pessoas.
Quando a mensagem vai ao meu encontro, tenho que assumir, e pronto! Posso ser filha do Bispo Macedo, esposa do Bispo Júlio, seja quem for.
O que importa se as pessoas me vão julgar ou ter maus olhos? Se há algo a resolver dentro de mim, não adianta ir a Jesus de “noite” (às escondidas).
Assuma a sua condição, pois, se não o fizer, será semelhante a um fariseu e não tem como nascer de novo, pois ainda aprecia o seu fingimento, a sua mentira e o seu engano.
Para Deus, o que mais se destaca é a sua sinceridade, ser verdadeira com Deus e resolver o que precisa. Preocupar-se com os outros revela orgulho! E o que esse orgulho tem feito por si há tanto tempo? Diga-me!
Saia um pouco de “dentro” de si, e veja a “figura” que tem feito, infeliz, triste, amargurada. Assuma a sua condição, sem medos e fingimentos. Você tem que se valorizar. Está à espera que outros o façam, quando, na verdade, ninguém precisa de o fazer por si!
“Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?”
A pessoa que não é verdadeira consigo mesma, não consegue entender o que é ser transparente. Pensa que queremos saber dos seus “podres”. Eu não preciso saber, mas você tem que se libertar dos mesmos, dessa mentira e engano. Eu não preciso saber de nada a seu respeito, mas você precisa arrancar esse orgulho. E, para o fazer, deve assumir a sua condição: “Eu não nasci de novo, não entendo o que o Senhor diz e quero fazer tudo do meu jeito; ir ter com o Senhor de “noite”, com vergonha do que os outros vão pensar de mim. Mas eu não aceito esta condição! A partir de hoje, vou valorizar-me da forma como o Senhor me valoriza, e não me preocupar mais com o que os outros pensam.”
Seja sincera! É tão lindo quando você é assim… O fato de, eventualmente, ser imperfeita, não significa que você seja um problema, porque eu não a vejo assim.
“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”
O que é nascer da água e do Espírito?
Quando permite que a Palavra de Deus a lave e decide batizar-se nas águas, porque quer sepultar a “velha” criatura.
Quem é nascido da carne, é carne, mas o nascido do Espírito, tem vida! Não é uma pessoa anulada.
E quando nascemos do Espírito, não há suposições, como convencer, a si mesma, que isso aconteceu, pois, dentro de si, ainda existem caraterísticas de fingimento, de engano, de mentira e vergonha de assumir Jesus e, no momento em que faz uma análise ao seu caráter, verifica que ainda há a mesma natureza, de como sempre foi… de Ser Humano.
“Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.”
Até ouve os servos de Deus falar, sobre o que temos visto e vivido, mas não aceita o testemunho de caráter, de humildade, de verdade.
“Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?”
Por isso, há pessoas que ouvem as coisas de Deus e nada entendem. Porque não nasceram de novo. Mas, amiga, você tem a sua oportunidade! Agarre-a. É agora… Você reconhece e assume?
Quando vivemos o que cremos, o que acontece dentro de nós é algo estrondoso.
Na realidade, o que Deus lhe pede, é o que está a reservar e que ainda a bloqueia, mas, se você entregar, será feliz, leve, espontânea, vai valorizar-se e ter credibilidade, dentro de si e perante os outros.
Vai tornar-se linda!
Não é o fim, mas a sua oportunidade. Já lhe dei os passos. Está nas suas mãos; agora resolva o que está dentro de si. Assuma a sua fé!
Micael Ferreira - FJE - Centro | Alcobaça
Junho 18, 2014 às 22:05
Boa noite,
antes de me afastar da igreja há seis, sete anos eu vivia assim me escondendo e não assumia a minha condição e isso me matava, só pensava no julgamento das pessoas, mesmo as que frequentavam a igreja, e foi por esse motivo que me afastei também.
Neste momento já estou na igreja de novo há cerca de 2 anos, e tenho visto uma evolução interior muito grande, tinha alguns vícios que deixei, complexos, frustrações, medos, o passado que pesava e etc.
Mais recentemente deixei de ser tosco e comecei me a valorizar, a acreditar mais em mim e nas minhas capacidades e tenho partido para cima sem aqueles pensamentos do passado.
Não foi fácil, exige muito sacrifício e entrega. Mesmo assim estive a me auto analisar e vejo do que a D. Vivi falou ainda tenho algumas arestas a limar, vou cuidar disso o quanto antes.
Foi uma mensagem muito forte e a verdade doendo ou não, é para se ouvir, temos que ouvir aquilo que precisamos de ouvir (verdade) e não o que queremos ouvir (mentira), se a nossa condição é mudar para agradar a Deus temos que saber ouvir aquilo que ele nos tem a dizer e fazer a sua vontade.
Muito obrigado D. Vivi pelas suas palavras, Deus abençoe a senhora grandemente.
Manuela
Junho 18, 2014 às 22:03
Eu até assumo a minha fé, de eu estar no grupo jovem, e tals. E nao costumo ligar muito pro que os outros vao pensar. Mas a questao é que com certas pessoas eu sou assim, quando se trata dos meu familiares quando eu evangelizo e vejo eles na rua eu fico envergonhada, e eu tenho que parar com isso.Porque isso é uma coisa que me incomoda, e eu reconheço que nao me entreguei de fato de de verdade. Preciso tomar atitudes maiores por causa da minha fé. Nao posso continuar desse jeito se nao nem aqui e nem na China vou receber o Espirito Santo
fabiana brito/sc /brasil
Junho 18, 2014 às 21:59
muito forte! vencer o orgulho,nunca se preucupar com as pessoas mas assumir nossa condição diante de Deus é de nós mesmas lutando para mudar nosso interior.
usar sempre a fé inteligente deixar os sentimentos nosso maior vilão. sigo nestá fé buscando nestes 31 dias
seguintes está mudança. beijosss
Marta Xavier Gaia
Junho 18, 2014 às 21:58
Boa noite dona vivi! Algo que me chamou à atenção no seu áudio: sinceridade, participar Deus de como estou. Participar a Deus, é algo que eu faço quer esteja num dia mau ou bom, tem de ser algo contínuo. Como a senhora disse, tem que haver em nós essa análise para ver se realmente nascemos de novo, pois são os frutos que comprovam isso, não basta ser só blá blá. E vejo que eu nasci de novo, e como é bom Deus nos transformar em uma outra pessoa!! Eu, como a senhora, vivia de passado, tinha traumas sim, mas Deus fez tudo novo. Agora, tenho que buscar essa constante mudança, pois como disse, vemos em nós falhas que têm que ser emendadas, mas quando as reconhecemos somos lindas para Deus! Podem acontecer situações para eu ver como estou, se muito sentimental, para ver como está a minha comunhão com Deus, mas é aí que surge a oportunidade de me aperfeiçoar para Deus. Não devemos mesmo nos preocupar com aquilo que os outros vão pensar, e sim o que Deus pensa de mim. Participar Deus de como eu estou, o que se passa, isso é estar sempre conectado a Ele, é eu reconhecer que não sou perfeita e cheia de erros, mas que preciso sempre Dele para me mostrar e orientar, isso é depender de Deus!!
Beijinho D vivi (:
MARILENE SANTOS / BRASIL / RJ
Junho 18, 2014 às 21:57
OLÁ! Dª VIVIANE FREITAS
TODOS TEMOS QUE REPARAR AS NOSSAS VIDAS,SABER O QUE SOMOS REALMENTE PR’A DEUS,INDEPENDENTE DE CARGO OU POSIÇÃO.COMO A SENHORA BEM DISSE,MUITOS SE PREOCUPAM MAIS COM A SUA REPUTAÇÃO. TEMOS QUE PRIORIZAR A NOSSA SALVAÇÃO.NESSA QUARENTENA ESTÁ SENDO O MELHOR MOMENTO DE FAZERMOS ISSO.
O NASCIDO DE DEUS VENCER O MUNDO.E ESSE MUNDO É O QUE ESTÁ DENTRO DA PESSOA,EM FORMA DE VÍCIO,PECADOS,E O PRÓPRIO EU.
O EU É O NOSSO MAIOR INIMIGO,ALIADO AO TEMPO QUE ENGANA MUITA GENTE NA OBRA DE DEUS.
CONTINUE NOS ABENÇOANDO COM OS SEUS ENSINAMENTOS.
NA FÉ,E PELA FÉ
Susana Palha
Junho 18, 2014 às 21:57
Boa noite Dª Vivi,
Ouvindo este audio me recordei de a um tempo atrás, quando ouvi um audio da srª, cuja palavra foi como esta: certeira, bem no alvo da minha dor e me feriu na altura como espada mas causou uma revolta que originou o inicio de uma transformação enorme no meu ser. Era triste, frustrada, presa a traumas do passado, complexada e submersa em sentimentos de culpa por um dia ter estado na obra de Deus e ir ter saído. Alimentei tanto tempo uma rejeição, o que as pessoas pensavam ou não de mim , o julgamento alheio que me anulava, estava morta, parada no tempo que já nem sabia quem era. Quando despertei para a minha condição mais nada importava a não ser minha salvação, ver o reino de Deus na minha vida. Assumir meus erros, olhar de frente para mim, odiar esses sentimentos fez -me lançar por completo no que eu queria. Eu queria Deus dentro de mim. Não quis saber quem eu fui ou deixei de ser, para mim não havia mais nada a não ser olhar para cruz e ser livre. Fui transparente, verdadeira, fui ajudada mas principalmente ajudei-me a mim própria. Como fui livre de tudo, de culpas, do passado, do que me rodeava. E Deus me limpou, purificou e olhou para mim. Restaurou e minha entrega me tem feito encontrar e ser restituída de Vida, paz, liberdade. Hoje minha maior conquista é meu foco estar no meu Deus e essa sede tem sido continua na minha busca. Sabe, quando há necessidade sincera expressa, Ele vem com tudo dEle e testifica na nossa vida perdão, renovo, poder. Hoje Ele me deu o que eu nem sonhava, voltou a confiar em mim para me usar, minhas inseguranças têm sido vencidas porque as tenho enfrentado e aprendido a combate-las. É tão maravilhoso viver tudo isto na pratica porque Ele materializa na nossa vida o que Ele é – Deus. Não há nada, nada a perder assumir, reconhecer o quanto podemos estar longe dEle. Ele só quer que O conhecemos de facto e de verdade. Somos almas. Doeu resolver-me? Sim. Mas hoje amo quem sou, porque sei quem sou para Deus e toda esta experiência me tem ensinado, feito amadurecer e dar-me, dar-me com total entrega e fervor.
Beijinho enorme!