9º Dia – Quem é o que não entende, não vê e não entra no reino de Deus?
- 18
- Jun
- 2014
“Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? (Jo.3:1-12)
Nicodemos, quando foi ter com Jesus, fê-lo de noite. Porquê? Repare que ele tinha uma posição como principal dos judeus.
E quantas não são as pessoas mesmo dentro da Igreja, com uma posição, que não assumem a sua fé? E o problema maior, é “esconder-se” por receio do que os outros saibam e pensam a seu respeito.
Quando não assume a sua condição, para resolver o problema, não valoriza a si mesma e não quer a verdade. Tudo o que está nas trevas, se não quer ser descoberto, jamais se aproxima da luz.
“Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
Afinal, como é que a pessoa nasce de novo? Quais os passos para o novo nascimento?
Assumir a sua condição
Todos nascemos por intermédio do sangue – pai e mãe – mas isso não significa que nascemos de Deus, ainda, como no meu caso, que os meus pais fossem da fé. Mesmo assim, eu experimentei o novo nascimento. Ou não veria o Reino de Deus. Mas, para que isso aconteça, eu tive que assumir a minha posição.
Não adianta ficar envergonhada quando o pastor chama à frente e se encaixa naquele quadro; não adianta esconder-se. Neste caso, preocupa-se mais com os outros do que em resolver o seu problema. Já pensou nisso? Desta forma, não é verdadeira! Está a fingir, baseada no julgamento das pessoas.
Quando a mensagem vai ao meu encontro, tenho que assumir, e pronto! Posso ser filha do Bispo Macedo, esposa do Bispo Júlio, seja quem for.
O que importa se as pessoas me vão julgar ou ter maus olhos? Se há algo a resolver dentro de mim, não adianta ir a Jesus de “noite” (às escondidas).
Assuma a sua condição, pois, se não o fizer, será semelhante a um fariseu e não tem como nascer de novo, pois ainda aprecia o seu fingimento, a sua mentira e o seu engano.
Para Deus, o que mais se destaca é a sua sinceridade, ser verdadeira com Deus e resolver o que precisa. Preocupar-se com os outros revela orgulho! E o que esse orgulho tem feito por si há tanto tempo? Diga-me!
Saia um pouco de “dentro” de si, e veja a “figura” que tem feito, infeliz, triste, amargurada. Assuma a sua condição, sem medos e fingimentos. Você tem que se valorizar. Está à espera que outros o façam, quando, na verdade, ninguém precisa de o fazer por si!
“Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?”
A pessoa que não é verdadeira consigo mesma, não consegue entender o que é ser transparente. Pensa que queremos saber dos seus “podres”. Eu não preciso saber, mas você tem que se libertar dos mesmos, dessa mentira e engano. Eu não preciso saber de nada a seu respeito, mas você precisa arrancar esse orgulho. E, para o fazer, deve assumir a sua condição: “Eu não nasci de novo, não entendo o que o Senhor diz e quero fazer tudo do meu jeito; ir ter com o Senhor de “noite”, com vergonha do que os outros vão pensar de mim. Mas eu não aceito esta condição! A partir de hoje, vou valorizar-me da forma como o Senhor me valoriza, e não me preocupar mais com o que os outros pensam.”
Seja sincera! É tão lindo quando você é assim… O fato de, eventualmente, ser imperfeita, não significa que você seja um problema, porque eu não a vejo assim.
“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”
O que é nascer da água e do Espírito?
Quando permite que a Palavra de Deus a lave e decide batizar-se nas águas, porque quer sepultar a “velha” criatura.
Quem é nascido da carne, é carne, mas o nascido do Espírito, tem vida! Não é uma pessoa anulada.
E quando nascemos do Espírito, não há suposições, como convencer, a si mesma, que isso aconteceu, pois, dentro de si, ainda existem caraterísticas de fingimento, de engano, de mentira e vergonha de assumir Jesus e, no momento em que faz uma análise ao seu caráter, verifica que ainda há a mesma natureza, de como sempre foi… de Ser Humano.
“Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.”
Até ouve os servos de Deus falar, sobre o que temos visto e vivido, mas não aceita o testemunho de caráter, de humildade, de verdade.
“Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?”
Por isso, há pessoas que ouvem as coisas de Deus e nada entendem. Porque não nasceram de novo. Mas, amiga, você tem a sua oportunidade! Agarre-a. É agora… Você reconhece e assume?
Quando vivemos o que cremos, o que acontece dentro de nós é algo estrondoso.
Na realidade, o que Deus lhe pede, é o que está a reservar e que ainda a bloqueia, mas, se você entregar, será feliz, leve, espontânea, vai valorizar-se e ter credibilidade, dentro de si e perante os outros.
Vai tornar-se linda!
Não é o fim, mas a sua oportunidade. Já lhe dei os passos. Está nas suas mãos; agora resolva o que está dentro de si. Assuma a sua fé!
Rute Fernandes - FJE CENTRO Marinha Grande
Junho 18, 2014 às 15:29
Boa tarde D. Viviane, eu durante um tempo me preocupei com o que os outros iam pensar, dizer, como iam olhar para mim. Por conta disso, muitas vezes o Espírito Santo me tocava para eu ir na frente do altar e eu não ia. Acabando assim por desagradar a Deus para agradar as pessoas! Mas de que adianta? Nada, só nos fazemos mal a nós mesmos!
Agora sei, que doa ou não, por mais que custe, se tenho que ir na frente do altar, na frente de todos reconhecer que falhei, então eu faço, pois hoje vejo assim: prefiro estar bem com Deus e que todos pensem mal de mim, do que todos pensem bem de mim, que estou na fé e na realidade estar mal com Deus. Não são as pessoas da igreja que me podem dar a salvação, e sim Deus, é com Ele que quero e tenho que estar bem. Tenho que ser sincera com Ele. Por algum tempo levei essa capa, até que à pouco tempo cansei e a tirei!
Tenho muito ainda que mudar, coisas que ainda nem descobri, mas tenho a certeza que descobrirei, pois estou disposta a mudar o que for necessário para agradar mais a Deus, sei que se ainda não recebi o Espírito Santo, o erro está em mim.
Muito obrigada d. Viviane, que Deus a abençoe mais e mais!
Ester Bianca
Junho 18, 2014 às 15:29
Ola dna Vivi
Que forte .
Eu ja aprendi muitas coisas com a senhora uma das coisas principais é que nao devemos ser orgulhosos , devemos ser humilde poque da humildade agrada o coraçao.
Patrícia Gomes
Junho 18, 2014 às 15:22
Querida Viviane,
Se realmente quero mais de Deus, não posso esconder verdade sobre mim mesma, pois essa verdade é que me liberta.
Já mais posso me preocupar com aquilo que pensam de mim, porque é a minha necessidade que tem de falar mais alto. Infelizmente eu já fui assim, tentava passar uma coisa que eu não era e isso tardou muito o meu desenvolvimento com Deus. Hoje sei que o mais importa é a minha alma.
Quando eu me preocupo com os de mais eu não estou mostrando minha crença Nele.
Eu estou nesse espírito que a senhora falou, não importa se terei de perder algo por ser verdadeira pois o que irei ganhar será eterno.
A cada dia os audios têm sido melhores, um tem encaixado com o outro. Mas o que Deus tem falado mais comigo é que quando há uma crença na palavra de Deus, nada me impede de pratica-la pois passa haver uma definição e essa definição é que me faz estar nem aí para aquilo que pensam de mim.
Um beijo para si.
Amanda
Junho 18, 2014 às 15:19
Algo semelhante aconteceu comigo,eu tive um encontro com Deus mas não havia recebido o Espírito Santo mas achava que sim,o que revelou que não foram as minhas atitudes e comportamento em algumas coisas mas olha que interessante o Bispo Macedo fez o simpósio do Espirito Santo e eu fui chegando lá ele começou a falar disso “-Seja sincero consigo mesmo ,se você reconhece que tem tais atitudes que eu falei você não nasceu de Deus mas hoje você pode!” Eu tinha duas opções ficava com vergonha pois estava muita gente conhecida e eu tinha o título de “perfeitinha do Força Jovem” porque fui a primeira a ter tido um Verdadeiro Encontro com Deus na minha época mesmo tendo sido a Última a chegar ou me assumia ali perante todos ,diante do pastor tbm pq estava ele sentado! Adivinha o que decidi? Rs’ Eu VENCI me assumi fui lá na frente orar com Deus e recebi o Espírito Santo.Imagina se eu não tivesse ido? Estaria até hoje esperando…e quantas não são as pessoas que tem vergonha! Hoje sou obreira de Deus e faço a diferença porque possuo o que vem do Alto!Mas sempre reconheço quando vejo erros em mim de que preciso mudar porque tbm reconheci ser orgulhosa e necessitar de ajuda
Teresa Malecama - Aveiro
Junho 18, 2014 às 15:16
Boa tarde Dn Viviane!
Se quero entender, ver e entrar no Reino de Deus, tenho de ser como o Reino de Deus, transparente e verdadeiro!
Não esconder nada, absolutamente nada, e não ter medo de assumir a minha condição, meus erros, minhas fraquezas e revelar que sou… porque não são as pessoas que olham para a minha alma, mas Deus, e é Ele que tem de se agradar de mim quando olha para dentro dela. E o meu exterior vai ser o reflexo disso.
Muito obrigada por cada mensagem de fé e vivificante!
Um grande abraço, até amanhã!
Kátia (Letónia)
Junho 18, 2014 às 15:11
Essa mensagem mudou a minha vida. Passei por várias situações durante o último ano que me machucaram, mas é Deus que deixou para eu buscar mais a face dEle. Fiquei com mágoa de uma esposa do pastor achando que ela não vê que eu simplesmente estou com muito medo. Agora vejo que esse medo foi o medo de reconhecer a verdade. E outra coisa é que por ter esse medo eu me preocupava mais com que o pastor e a esposa vão pensar de mim do que o que Deus está pensando de mim, o que me fez me fechar ainda mais só para não ouvir o que me machucava. Que perca de tempo! Dou graças a Deus que durante todo esse período Ele tinha paciência de mim e não me deixou, abrindo meus olhos mais e mais. Pois sempre tinha um desejo sincero de servir a Ele. Agora sei uma coisa só: eu quero mudar e ponto final. Desculpem, não mudar não. Já mudei e continuava mudando durante esse tempo todo que sou a Universal. Agora eu quero ser transformada, ser uma outra pessoa.
Um sincero obrigada para a sra Viviane e para essa esposa de pastor. Que Deus as abençoe e usa mais e mais! Um sincero e enorme obrigada para o meu Deus, Senhor e Salvador!