21 dias de Jejum – 9º Dia
- 1
- Out
- 2013
Néscias e Prudentes
Olá a todas as internautas que estão a ouvir este audio. É um prazer muito grande estar aqui, e lutar para que o Espírito Santo venha a fazer parte da sua vida. E, já sendo batizada com o Espírito Santo, que seja renovada, ou, talvez, venha a tornar-se mais prudente.
Hoje vamos falar acerca da parábola das dez virgens:
“Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.” (Mt.25:1-4)
Você pode considerar-se “virgem”, porque não mente, tem uma vida pautada nos princípios cristãos, bem estruturada dentro de casa, não engana ninguém e vive em aparente integridade. Mas quando está à vontade na sua fé, mesmo sendo esposa de pastor, de bispo, ou o que seja; se é néscia, confiando demasiadamente na própria capacidade, abandona a prudência. Passam a faltar o temor e o zelo de guardar a Palavra de Deus.
Quando reconhecemos não ser perfeitas, estamos atentas às nossas atitudes, guardando tudo aquilo que nos foi ensinado.
As néscias levaram as lâmpadas mas não o azeite. Já as prudentes, além das lâmpadas, também levaram azeite nas suas vasilhas.
A néscia esquece-se dos seus compromissos porque não é responsável. Já a prudente, não confia na sua própria capacidade, mas prepara-se para o dia de amanhã, em como receber o seu “noivo”. Como, num dia tão importante, se esquece de algo fundamental?!
Isto acontece com todos aqueles que esperam pelo Senhor, à vontade! Pensam: “Deus é bom, maravilhoso. Ele entende…” Sempre amenizam as próprias falhas com uma desculpa. Não se aperfeiçoam ou corrigem.
Quando se fala em prudência, recorda-se a cautela e a responsabilidade. Lembra a obediência nos mínimos detalhes. Ora, não somos perfeitos mas isso não significa que viveremos “à la vonté”! O meu dever é corrigir-me.
Ao longo destes anos, na Obra de Deus, e já conhecendo o Senhor Jesus, tive que corrigir várias imperfeições e erros, muitas vezes ficando decepcionada comigo mesma, pois não me imaginava com tal problema. Mas quando aceitei e reparei a minha comunhão com Deus, que vai muito além do que falar com Ele, tive a chance de me consertar interiormente.
Há muitas pessoas que falam com Deus, mas não firmam, com Ele, um compromisso. Quantas religiões existem, em que as pessoas oram, rezam, falam, mas que não têm uma vida justa aos Seus olhos?
Essas virgens estavam a preparar-se para o casamento… mas, “tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram.” (Mt.25:5)
Eu não sei qual é a sua situação, se está a buscar o Espírito Santo ou se já O possui, mas deve concentrar-se no seguinte: O que envolve Deus, e o nosso relacionamento com Ele, não pode ser baseado em inconstância, em esquecimento ou falta de compromisso.
Tanto as pessoas que são batizadas, quanto as que ainda não são, passam a ser renovadas e cheias da presença de Deus, quando existe essa prudência e os olhos são abertos para a sua própria vida.
No livro de Eclesiastes, algo me chamou a atenção sobre o significado de “néscias”:
“Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias. Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos.” (Ec.5:3,4)
O que significa ser “néscio” para Deus? Dizer algo que não se cumpre!
Domingo, na reunião da Sede Internacional da Europa, realizada pelo Bispo Macedo, foi referido o valor da palavra, a qual a pessoa deve honrar. E as néscias não têm esta honra, pois, quando falam com Deus, fazem-no de forma religiosa. As suas atitudes não coadunam com as palavras que proferem. Não há ação… prometem e não cumprem!
Por vezes, em oração, diz algo a Deus, mas, no dia a dia, “esquece-se” de cumprir, tornando vazias as suas palavras. Não há um compromisso. Então imagine, se, de fato, fazemos um voto a Deus e não cumprimos. Somos tidos como tolos!
E, então, entra em desespero: “Ai meu Deus, e eu que me esqueço, como faço?!”
A única forma, é reparar esse erro.
Não estou aqui para condená-la ou “enfiá-la” no inferno, mas quero que preste bem atenção, reparando na sua forma de ser para Deus, e naquilo que Lhe diz.
Até mesmo na busca, na entrega… Diz que coloca tudo em Suas mãos, mas na hora “H”, não permite que Deus a use, pois quer fazer a sua vontade. São néscias! Dizem uma coisa e agem de forma contrária.
Então, vigiemos! Por vezes, falamos muito, mas não cumprimos o que dizemos… e nenhuma de nós pretende estar no lugar de “néscia”.
A néscia está à espera do noivo… e quem não está à espera do Senhor Jesus, pretendendo encontrar-Se com Ele no dia em que vier pela Igreja? Todos estão à espera, mas nem todos mostram esse respeito, o valor, para com o próprio Deus. E andam “à vontade”; à sua maneira…
E não é à nossa maneira, mas da maneira como o Senhor nos instruiu.
Quero deixar claro a si, internauta, que tem participado nestes 21 Dias, desde o início, que fico feliz com a sua perseverança.
Talvez se tenha comprometido a acompanhar diariamente, mas chegando o sábado, domingo, ou algum dia fora do normal, distrai-se com algo, e “esquece-se”, alegando que já foi à Igreja, ou outra desculpa semelhante. Veja bem: O que pretende ser? Néscia ou prudente? Uma pessoa de palavra, ou não?!
Nós é que fazemos o nosso tempo. E por vezes não temos tempo para as coisas de Deus, porque permitimos que as distrações nos levem para o lado oposto.
Foi através de um jejum, há muitos anos atrás, que também eu comecei a separar e a deixar de ter interesse, por exemplo, na televisão. Aos poucos, tudo começou a ser eliminado, porque determinei “fazer” tempo para o que mais eu precisava.
Pode descontrair-se, mas não seja desiquilibrada. Esta oportunidade dos 21 Dias, é também para termos sensibilidade, e percebermos qual a nossa maior tendência, que muitas vezes nem é a televisão, mas outro tipo de coisas que nos afasta de Deus e nos impede de meditar nas nossas próprias acções.
Ficamos por aqui e amanhã voltaremos!
Um abraço a todos os que têm participado no Blog e deixado os seus comentários, e também a si, que não tem tido essa oportunidade, mas assim que tiver, deixe o seu comentário, pois será um grande prazer saber o que está no seu coração e ocupa o seu pensamento.
Lucineide Silva (Bahia)
Outubro 1, 2013 às 20:53
Boa Tarde Dona Vivi. Para mim,esta sendo maravilhoso este jejum de daniel,começo a ver as coisas de Deus com os olhos espirituais,pois antes,olhava com os olhos carnais. Para a Glória de Deus,fui batizada com o Espírito Santo,no Terceiro dia de jejum. Agora,eu nem sei como expressar,a tamanha sede que eu tenho de receber mais de Deus,quero a todo momento falar com o meu Senhor,dar a Ele louvor,e todo o meu ser. Sinto uma Paz,que somente através do Espírito Santo recebi. Estou muito feliz. Um grande abraço dona Vivi e a todos.
rosa maria
Outubro 1, 2013 às 20:51
Olá dna. Vivi, eu gosto muito de ler seu blog, porque a senhora é uma pessoa que nos transmite uma fé inteligente. Suas palavras são intrépidas e assim como elas creio eu que suas atitudes também. Que o Senhor Jesus, através do Espírito Santo lhe dê inspiração todos os dias para nos alimentarmos do que é bom, dos ensinamentos, das exortações, das repreensões e tudo que nos é transmitido através deste blog, não somente nos dias do Jejum de Daniel. O seu blog é um dos meus preferidos 🙂 Bjos.
Nivaldine Carvalho - Évora
Outubro 1, 2013 às 20:37
Boa tarde D. Vivi
Nós temos oportunidade de nos concertar com Deus, de meditar na Sua palavra, de ser moldadas a cada dia e não precisamos de esperar pelo jejum de Daniel para olhar para dentro de nós mesmas e ver aquilo que Deus vê da mesma forma que não é necessário esperar que venha uma fogueira santa ou outra campanha qualquer para usar a nossa fé pois isso está ao nosso alcance todos os dias. Mas o que para mim torna este período mais especial ainda é que quanto mais me isolo das coisas deste mundo (mesmo não sendo do tipo de pessoa que está constantemente ligada as informações do mundo) mais sintonizada estou com Deus e tudo o que fazemos, de cada vez que nos ligamos a Deus, é de uma maneira muito mais pura e profunda.
Este jejum tem sido muito especial pois a cada dia, incluindo o dia de hoje, oiço palavras que vão exactamente aquilo que preciso ouvir mesmo quando não é bem o que me agradaria ouvir (pois nem sempre queremos olhar para nós como realmente somos) mas se assim não fosse viveria na mesmice e isso sim é prejudicial à minha comunhão com Deus.
Beijinhos e até amanhã
Alessandra Lemos
Outubro 1, 2013 às 20:35
Está sendo de valor grandioso esses dias, D. Vivi, pois tenho percebido o que vinha roubando meu tempo, tempo este que poderia ser aproveitado de forma proveitosa para s coisas do alto, de Deus.
Não é simplesmente fazer, mas ser o melhor para o meu Senhor, isso sim é se manter uma prudente.
Um abraço amiga.
Jecyane Maqrues Queiros
Outubro 1, 2013 às 20:30
Olá Dna.Viviane… É verdade as vezes deixamos de fazer algo pra Deus porque já fizemos outra coisa, daí se esquecemos de que fizemos um voto,e deixamos passar temos a cada dia devemos se tornar prudentes e passar a fazer até além que do que se diz …Gostei muito do que li e Deus fala com a gente não o que queremos ouvir mas sim o que precisamos .Obrigado
OBRERA OLGA
Outubro 1, 2013 às 20:25
sra viviane quiero agradecerle su orientación atraves de los estudios publicados en el ayuno, a sido tan claro y tan revelador para mi ,yo ya soy bautizada hace 3 años , pero estoy siendo tan renovada, dándome cuenta de mis errores , aprendiendo que debo ser humilde para poder conservar el ESPIRITU SANTO dentro de mi ,aveces cuando pasa el tiempo nosotras obreras creemos que ya no tenemos nada que aprender , y atraves del estudio yo descubri que todos los dias debo aprender algo nuevo y vigilar para no perder lo mas preciado que DIOS puso dentro de mi DIOS bendiga y seguire aqui aprendiendo y disfrutando de este ayuno tan enriquesedor