9º Dia: E quando o coração fica irado, o que fazer?

Viviane Freitas

  • 28
  • Set
  • 2015

9º Dia : E quando o coração fica irado, o que fazer?

  • 28
  • Set
  • 2015

Estamos já no 9º Dia do Jejum. É um prazer que esteja aqui no Blog!

Eu estou aqui no meu Blog Vivifreitas, o meu pai está no seu, o Júlio está no dele e a minha irmã também, estamos unidos nestes 21 Dias ao vosso favor, para que recebam aquilo que fez o melhor para as nossas vidas! O que nos fez aguentar as pressões, as dificuldades, os problemas… Estamos aqui a dar, porque um dia fomos batizados com o Espírito Santo e nutrimos, guardamos aquilo que Deus nos orientou, é por isso que estamos aqui.

Hoje vamos abordar o tema: E quando o seu coração fica irado, o que fazer?

Acompanhe comigo no livro Salmos, Capítulo 4, versículo 4

“Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai. Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR.” (Salmos 4: 4-5)

Quem é que não fica aborrecido na vida? Sempre ficamos chateados com alguma coisa… Isso não quer dizer, que você perde o Espírito Santo porque fica chateado. Deus não está a olhar para si, como uma pessoa perfeita, sem pecados. Nada disso! O que Ele quer de nós, é que não vivamos no pecado! Viver no pecado é ficar irado todo o tempo, sempre estar de mau humor, tudo é um problema, isso não agrada a Deus! “Pesa” para si e para as pessoas que estão à sua volta.

Deus não se agrada e não quer o nosso mal. Quando Ele diz:

“Irai-vos e não pequeis…”

Vê aqui que Deus compreende, quando chega a hora de fica irada. Ele também fica. Mas diz o seguinte: “…não pequeis…” Tem o direito de ficar irada, mas não tem o direito de guardar isso e virar um pecado.

“…não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.”(Salmos 4:4)

O facto de consultar no travesseiro é para conferir, não porque está zangada, e tem razão… Tem que conferir os factos. De repente, está até certa mas a outra pessoa não entendeu como você entende… Não é madura como você é… A outra pessoa não faz porque a ela não foi revelado…

Cabe a si, consultar no travesseiro o seu coração… Não adianta ficar a julgar, a olhar com maus olhos, isso vai ser motivo para pecar.

“…consultai no travesseiro o coração e sossegai.”(Salmos 4:4)

O facto de ficar ansiosa, de querer justificar-se, ir falar do “seu jeito” e mostrar que está certa… Isso não é algo inteligente! Pelo contrário! É uma insegurança!

“Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai. Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR.” (Salmos 4: 4-5)

O que é que tem que fazer? De livre arbítrio, tem que sacrificar o que é justo! Perdoar, o que é justo eu entender e fazer nesta situação. Investir na pessoa, ensina-la a proceder, para que não haja aborrecimento.

Vou falar a meu respeito… Eu gosto das coisas bem direitinhas, por exemplo, se a pessoa faz de uma forma que eu não gosto, então eu não tenho o direito de ficar irada enquanto eu não ensino… Se eu já ensinei, passei tempo a ensinar e a pessoa continua a fazer o mesmo erro, vou ficar chateada!

O que tenho que fazer antes de ficar chateada? Eu sei que gosto das coisas perfeitas, então eu tenho que oferecer sacrifícios de justiça! Eu tenho que ensinar, dedicar tempo para ensinar, para que não haja aborrecimentos.

Isso é oferecer sacrifícios de justiça! Mas não só na parte “física”, mas também, quanto ao dominar-se, porque é injusto querer que a pessoa “adivinhe” o que você quer! São inúmeras coisas… E se “pesar” vai ver que acaba por ser injusta também.

“Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR.” (Salmos 4: 5)

Quando há a confiança em Deus, não há desconfiança, medo, perturbação, insegurança… Quando ela existe, está segura, nada vai dar errado, porque Deus é comigo, eu fiz a minha parte, e se houve algum erro, vou aprender com os erros que não proferi antes. Confie, conserte, resolva!

Neste jejum dos 21 Dias, pode aperceber-se que estamos a falar do que está dentro de si! Não estamos a falar do que faz na igreja… Se limpa, evangeliza, se faz reunião com “membros”, seja com quem for… Se é empreendedor, empresário, não importa quem seja! O que importa neste Jejum é chegar diante de Deus, aproveitar bem a sua oportunidade, reparar os erros, os seus inconvenientes, e sentir dor por ser injusta para com Deus. É assim que Ele faz algo dentro de mim! Eu não chego a Deus e Ele me atende, quando só quero que Ele faça a Sua parte… Mas quando reparo em mim mesma, no meu procedimento, na minha atitude e com dor, quero oferecer-Lhe algo justo! Não quero ter este procedimento, esta atitude, este pensamento, seja o que for!

Quando chego a Ele e falo, “despojo-me”, não há como eu não chorar, não “derramar-me”, porque quando me vejo injusta, vejo que Deus não merece aquilo meu…

Quando a minha oração, a busca, a minha entrega é real, porque falo o que está a acontecer dentro de mim. Não importa o que o Pastor esteja a falar, o que os outros falam, se estão a louvar, a orar… O que importa é o que eu estou a fazer para Deus! Se estou na igreja ou não… O importante é ser sincera, entregar tudo, expor tudo o que há dentro de mim.

Minha amiga internauta, seja racional!

Quando vê Deus a dar resposta a uma pessoa, é quando ela raciocinou. Ele responde quando você raciocina, quando fala do que é inteligente, do que é verdadeiro de dentro de si!

Aquilo que é ilusório, passageiro, que é “conversa fiada”… Ele não responde. Todos podem ter uma “conversa fiada”, mas a conversa séria e sincera, expor o que está dentro de si, nem todos o fazem…

Faça a sua parte e este Jejum vai ser todo especial!

Comece esta semana a dedicar o seu tempo a escutar os áudios do Bispo Júlio, do Bispo Macedo, o meu áudio. Ouça ao máximo, para que possa mergulhar naquilo que precisa desenvolver. Coloque tudo si neste Jejum!

Já é o 9º Dia e tem mais alguns dias adiante, para poder dedicar-se.

Comece hoje como nunca o fez!

Um grande abraço para vocês. Até amanhã!

Estaremos aqui de volta.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

168 comentários

    Dios no se agrada de que nosotros iremos y pequemos nosotros debemos ser humildes y no guardar nada en nuestro corazón mismo que yo tenga razón no devo quedar con nada y no puedo permitir que nada me aga pecar que debo aser yo antes de quedar enojada debo confiar que todi va. Canbiar.

    Ver mais

    Olá boa noite Dª Viviane, este audio me revelou algo muito importante. Muitas vezes com o intuito de querer ajudar eu me chateava porque não percebia como a pessoa não via o óbvio, insistia, insistia com a pessoa até ficar aborrecida.. Mas possivelmente a ela não foi revelado ainda.. e quando isso acontece eu é que deve oferecer sacrifícios de justiça ou invés de ficar irada e por conseguinte pecar.
    beijinhos

    Ver mais

    Boa noite D. Viviane!
    A sua mensagem de hoje foi muito forte para mim porque tocou numa situação que estou a passar.
    Eu consegui ver que para ter um bom relacionamento com alguém eu tenho que sacrificar o meu tempo a investir naquilo que desejo, dominar-me e ter muita paciência. Como a sra diz, eu vi que estava a espera que a pessoa adivinhasse pois eu achava que era obvio. Que injustiça!

    Ver mais

    D.Viviane é bastante esclarecedor, tenho que procurar ser justa, não posso agir pelo sentimento mas usar a inteligência, ser equilibrada nas minhas atitudes,.Ver que tipo de oferta tenho apresentado a Deus, como tenho agido diante das adversidades?

    Ver mais

    Às vezes nos iramos até por coisas tão pequenas que quando realmente pensamos vemos que o melhor é deixar passar, outras vezes e já aconteceu comigo em situações em que eu tinha razão e estava a ser injustiçada mas mesmo irada o melhor mesmo era ter domínio e ficar quieta, simplesmente confiar e orar, porque se fosse falar eu ia de certeza pecar, errar e até provavelmente magoar a pessoa.
    Também reconheço que muitas vezes já fiz pessoas ficarem iradas por causa de atitudes minhas, hoje eu me policio para não cometer mais estes erros, para que eu possa desenvolver a cada dia mais e mais a minha fé.

    Ver mais

    Boa noite D. Vivi

    Eu já ouvi o audio pela manhã mas vim comentar agora pois ao longo do dia aconteceu algo que me fez lembrar o que a senhora falou no audio, que nós podemos nos irar mas nunca viver iradas, ou seja alimentar a ira. Então a situação que vivi é que como estamos no jejum de Daniel e a viver separados eu recusei de ir a uma festa de aniversário, aparentemente não tinha nada de mal, mas eu sabia que se eu fosse iria trazer consequências negativas pois em vez de investir esse tempo em descansar e me preparar para a Santa Ceia estaria fazendo precisamente o contrario. Mas nisso como eu não fui lá ficaram a falar que eu não fui por falta de consideração e outras coisas desagradáveis, no momento quando essa informação veio até mim fiquei irada, e pensei eles não sabem nada de mim para falar assim, quis ir falar para tirar satisfações, mas ai dentro de mim me lembrei que se eu fizesse isso estaria a alimentar a ira, e em vez disso conversei com a aniversariante dei os meus parabéns e expliquei que não pude ir por motivos pessoais e ai eliminei logo a ira pela raiz.
    Beijinhos e obrigada

    Ver mais
1 18 19 20 21 22 28