94 – O REINO DE DEUS : Ir e não ser
- 17
- Dez
- 2024
Todo mundo pensa assim: “Se eu for à faculdade, vou ser uma uma pessoa estudada, vou aprender, vou mudar, vou ganhar muito dinheiro, vou ter uma carreira, vou ter um futuro promissor…”
Mas será que só por ir à faculdade, você vai ser? Há muitas pessoas que estudaram, fizeram cursos, foram à universidade, mas não aprenderam, e por que não?
Se você está fazendo a sua parte em ir todos os dias naquele lugar, e você não se torna um profissional, um bom médico, uma boa professora etc., como pode isso? Como pode você não ter nenhum resultado? Isso acontece também na vida espiritual.
Jesus fala que:
“Se alguém vier a Mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser Meu discípulo.” Lucas 14:26
Jesus falou isso para aquela multidão que estava ali querendo ir até Ele, porque se eles não aborrecem quem está por perto, as pessoas mais próximas deles mesmos, e até a sua própria vida, então não podem ser discípulo de Jesus, ou seja, não podem aprender, porque o discípulo simboliza esse aprendizado.
Quantas pessoas vão à igreja, buscam a Deus, oram, leem a Bíblia, dão o dízimo, dão oferta, participam de campanhas, mas não aborrecem aquelas pessoas que estão ao seu lado e nem a sua própria vida, então é porque elas agradam essas pessoas, elas não priorizam a Deus, elas agradam a si mesmas. Então, não podem ser discípulos de Jesus.
“E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após Mim, não pode ser Meu discípulo.” Lucas 14:27
Porque tem gente que aborrece até seus familiares para ir a outro país para estudar, para trabalhar, mas essa pessoa é irresponsável, lá tem amizades indevidas, começam a usar drogas, começam a fazer coisas erradas, elas não vão lá com responsabilidade. Quer dizer, não serve apenas vir até Jesus sem você aborrecer as pessoas mais próximas, porque essas pessoas vão perceber em você uma definição ou não.
Se você não está definindo na sua fé, você vai agradar essas pessoas e vai deixar Jesus para depois. Então, você vai consentir, vai abrir mão de buscar a Deus para agradar ao irmão, você faz de tudo por todos na sua casa, mas não nega a si mesmo nem a eles para vir até Jesus, então não tem como você aprender nada de Deus, porque você segue igual.
Como vou aprender de Deus, do Senhor Jesus, se eu quero seguir igual? Não tem como!
E Jesus fala que qualquer que não levar sua cruz, essa cruz é a responsabilidade, ou seja, eu tenho uma responsabilidade, eu estou casada, eu sirvo Jesus, mas eu tenho que levar a minha cruz, a minha responsabilidade de ter meu tempo com Deus, de me disciplinar. Se eu me desviar um pouco, eu tenho que voltar a corrigir e agir da forma correta.
“E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após Mim…” Lucas 14:27
Porque você pode ir até uma igreja, mas ainda assim não ir após Jesus.
Muitos vão à igreja, mas não há interesse em conhecer os pensamentos de Deus, só vão para cumprir, estar em um grupo de pessoas, porque se sentem bem, conversam, mas isso não é ir após Jesus.
Eu tenho que cumprir a minha responsabilidade e ir após Jesus. Mas aonde Ele vai? Aonde Ele quer que eu vá? O que Ele quer que eu faça?
“Ah, Vivi, não acredito! Quer dizer que só ir à igreja, cumprir os meus deveres de ler a Bíblia, de dar o dízimo, de cumprir o meu papel lá na igreja com o grupo ou com a responsabilidade que eu tenho, não é suficiente para ir até Jesus?”
Não! Porque você pode fazer tudo isso para si mesmo. Você dá o dízimo para cumprir uma consciência, para não ficar te acusando, mas não porque você prioriza Deus. Você lê a Bíblia não porque quer os pensamentos de Deus, mas porque quer cumprir o seu dever e falar. Você oferta para não ficar chato na frente de todo mundo, não porque você quer ofertar, não por gratidão.
Assim, você acaba fazendo as coisas não por causa de Jesus, mas porque os outros estão te olhando, e você julga por si mesmo que se você não fizer, vai ficar chato diante dos olhos deles, e não porque há um interesse. Existe uma grande diferença!
Os que vem a Jesus têm que negar os que estão próximos como também a própria vida, e têm que levar a sua cruz, a sua responsabilidade, o que a fé demanda.
Há coisas que a fé demanda de mim que não vão encaixar com ninguém que está ao meu redor, porque a fé me ensinou algo para preservar, para blindar a minha alma, a minha salvação.
Então, se não há essa disposição em priorizar a Deus, você vai ceder para as pessoas que estão ao seu lado.
Faça um uma análise da sua vida de quem você tem sido. Será que você vai à igreja porque você quer, porque você precisa de Deus ou porque você lá na igreja você tem uma boa reputação, você é contado, você é muito especial, você se sente amado, você se sente uma pessoa que tem valor, e na sua casa não?
Existe uma grande diferença! E você tem que analisar isso, porque se você não medir, não observar você vai se autoenganar, e os resultados não virão, porque você não vai ser discípulo de Jesus.
O discípulo é aquele que aprende, é aquele que desenvolve, é aquele que passa a ver como Deus vê, começa a ter as características de Deus, porque aprende do Senhor Jesus.
Todos os episódios da série “O Reino de Deus” estão disponíveis em nossos canais oficiais:
Spotify: https://open.spotify.com/show/1VXZpraGs3ANHbAFgPNlNj
Youtube: https://www.youtube.com/@vivianebfreitas
#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#ReinodeDeus#ReinodosCéus#Jesus#aprendizado#discípulo#Episódio94
Renata Martins
Janeiro 7, 2025 às 0:28
Aborrecer não é fácil, porque esta-mos quebrando o nosso orgulho e até nos sentimos constrangidos di- ante de pessoas que mta das vezes temos que dizer à elas ,Não, temos que sacrificar