8º dia – Quando é que alguém não é confiável para Deus?
- 17
- Jun
- 2014
Quando é que alguém não é confiável para Deus?
Hoje já é o 8ºDia da nossa Quarentena Ser Um com Ele, e o tema de hoje: Quando é que alguém não é confiável para Deus?
Está curiosa?! Quer dizer que Deus não confia em certas pessoas? Sim! Vamos saber quem são?
“Estando ele em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome; mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana.” (Jo.2:23-25)
Afinal, onde está o segredo do Senhor Jesus não confiar nas pessoas?
Cá está a resposta: Quando se crê n’Ele pelos sinais. Pelas maravilhas.
Quando passa a crer em Jesus pelas maravilhas que sucederam na sua vida ou por algo extraordinário que aconteceu, na realidade, é porque Ele lhe provou que existe, mas não tiramos tanto proveito da nossa crença, quando apenas nos baseamos nisso.
Quando chegamos à Igreja, normalmente precisamos ver sinais. Isso é uma realidade. Mas quando já estamos há um tempo na Igreja e apenas cremos nos Seus sinais, a nossa fé torna-se fraca, porque não desenvolvemos. Procuramos circunstâncias para crer, estar felizes e nos relacionarmos com Deus. E não é por aí!
Crer em Deus apenas pelas maravilhas, não nos permite desenvolver a fé. Ficamos estagnadas. E é por isso que muitas pessoas estão na igreja há muitos anos, se tornam um mau testemunho, porque até crêem em Jesus e tornam-se gratas pelos sinais que Ele fez nas suas vidas, mas não têm mais experiências, porque não crêem n’Ele pela Palavra. Pois, quando assim é, nos submetemos, obedecemos, mudamos os nossos pensamentos, permitindo que os pensamentos d’Ele nos guiem, mostrem como devemos agir; passamos a priorizar Deus.
Quando eu creio no Senhor Jesus pela Palavra, o Espírito de Deus, que a sustenta, traz à existência o que não existe, da mesma forma que aconteceu na criação do mundo.
Deus criou o mundo apenas com as Suas Palavras. Ele disse: “Haja luz!” e houve luz!
Quando eu obedeço à Palavra que eu creio, então isso trará à existência o que não existe, e não apenas superficialmente, mas no interior, algo de glorioso, magnífico, que nos impede de ser a mesma pessoa. Temos experiências diferentes com Deus.
Quando eu vou perguntar, às vezes, à pessoa cristã sobre a sua experiência, ela diz: “Ah, quando eu entrei na igreja…”; Quer dizer, tantos anos se passaram, e apenas no início teve uma experiência com Deus. E mais nada existiu, até ao dia de hoje.
Isso é prova de que está a crer n’Ele pelas Suas maravilhas, e não pela Palavra. Não está a permitir que a Palavra de Deus lhe dê a direção; mude o seu comportamento. Não está apta a obedecer da forma que deve ser feito.
Talvez não roube, não mate, não pratique nada de grotesco, mas lê a Bíblia como um religiosa, cumpre o seu dever de ler a Palavra de Deus, mas, no seu dia-a-dia, não persiste, não busca, porque não tem o cuidado, o temor de ouvir a voz de Deus através da Palavra. Antes, pensa: “Já li, já ouvi o pastor falar sobre isso…” Não se interessa em ir mais além.
Lemos apenas dois versículos, acima, e veja como fala connosco, como nos lava, minha amiga…
É para isso que quero chamar a sua atenção: Para tirar o benefício da Palavra de Deus. Porque tem a Bíblia nas suas mãos e a oportunidade que muitas não tiveram, de meditar, como você tem hoje.
Até diz: “Que palavra tão forte, que chegou a mim!” Mas, se você buscar, terá exatamente o que eu tenho para lhe oferecer, porque eu busquei, cri no que estava escrito, e “cacei” esta palavra, para que se tornasse realidade na minha vida.
Não pense que por eu ser a filha do Bispo Macedo, nasci perfeita! Se você soubesse o quão cheia de falhas eu fui… Tenho de estar atenta a mim mesma, para que Deus me traga coisas novas. Senão estaria a falar-vos sobre o passado, sobre quando era obreira, o quão glorioso e magnífico era… Estaria a falar acerca de muitos anos atrás, e não teria vida, porque não estaria a viver o que leio.
Ao ler a Palavra de Deus, não tem o cuidado, o temor, não guarda e fica a pensar no seu dia-a-dia. Pelo contrário, acaba de ler a Bíblia e esquece-se daquilo que aconteceu, do que o Senhor Jesus falou, e concentra-se em tudo o que tem que fazer, com as suas responsabilidades e o seu trabalho, e já está! Realiza-se e conforma-se com aquilo que faz, e não “caça” o que a Palavra de Deus pode trazer para a sua vida. E, então, perde a sua oportunidade. Não é uma pessoa confiável… Por isso não desenvolve! Se eu lhe fosse perguntar qual é a sua experiência, talvez referisse algo acerca de muitos anos atrás. Ficaria envergonhada, insegura, como se eu estivesse a confrontá-la ou ameaçá-la.
Como está apta a agradar-se da parte física, do que você faz, e delicia-se com isso, no dia a dia, e não com a Palavra de Deus, sai a perder.
Quer fazer discípulos, como eu estou aqui a fazer, através do meu Blog? Então, faça o mesmo! Não dependa de terceiros.
Pode acompanhar o Blog, ler os posts, ir à Igreja, porque isso sempre me adiciona, mas não fico à espera de ninguém; “corro” atrás da Palavra de Deus, que me dá vida, e também o privilégio de cuidar das pessoas e ter um resultado.
Quero ler o seu comentário! Deixe uma “partezinha” sua aqui no Blog. Quero saber de si. Deixe-me conhecê-la; dê-me esse privilégio.
Você, para mim, não é um caso perdido, mas uma oportunidade. E eu sou muito feliz, por essa oportunidade.
Um grande abraço para vocês. Amanhã estaremos aqui de volta!
Neuza Matos
Junho 17, 2014 às 16:02
Eu creio em Deus, não pelos milagres materiais, mas, porque mesmo eu sendo suja, desmerecedora dEle, Ele me abraçou, não teve repugnância de mim! Ele me amou, quando nem eu me amava!
E por isso me sinto em dívida com Deus eternamente! O que eu faço ou sou por obediência, por amor, por temor, nunca pagará o que Ele me dá: Deus ama-me!!!
Quando observo as maravilhas de Deus, é tão delicioso, que não canso de ver e ouvir!
Neste Jejum eu vivo cada dia com ânsia de ouvir o que Deus tem a dizer-me a cada dia e logo procuro ver o que eu tenho feito, para ver se o que eu tenho vivido condiz com o que eu ouço! Estou a tirar grande partido deste Jejum!!!
Johanna
Junho 17, 2014 às 15:58
Sra. Viviane gracias doy a Dios por usarla en cada audio que escuho, muchas gracias por compartir lo que Dios habla con usted, voy a poner en practica todo lo que la señora hasta hoy nos enseño, y se que con esa sinceridad, con esa trasparencia que usted habla, es cuando llama la Atención de Dios, le mando un fuerte abrazo desde Perú que Dios la bendiga mucho.
sidnei guimarães da silva
Junho 17, 2014 às 15:54
todos os dias tenho aprendido muito, deixarei de viver de experiencias do passado e terei dia após dias experiencias com deus, ,ore por mim.
Ligia Maquinez
Junho 17, 2014 às 15:53
Uns dos nossos maiores erros é achar que Se deixarmos de agir a fé a vida apenas estagna. Se não nos esforçamos para avançar, evoluir e crescer a tendencia é recuar, minguar e desaparecer. É nisto que devo estar atenta a todo momento!
Beijinhos, e obrigada por todo carinho e cuidado!!
Rosenilda aparecida Lima oliveira
Junho 17, 2014 às 15:53
Dona Vivi conheço a palavra e me afastei por varias vezes de jesus. Cheguei na Igreja com 16 anos e hj tenho 35 anos.Olha qnt tempo Eu perdi…
Oq posso te dizer é que nesse Jejum de Jesus caiu a minha ficha e a cada dia que vejo suas postagens abre mais ainda os meus olhos.
Me batizei omtem e estou na Fé..Eu era uma dessas aí que contava as maravilhas antigas,Mas agora creio que logo poderei dizer que a cada dia tenho uma nova para contar…. Que Deus abençoe grandemente seu ministério e que masi pessoas possam ser ajudadas… Vai arrebentar e o inferno está furiosooooo
Raphaela Castro
Junho 17, 2014 às 15:49
Ok voltei rsrsrs
Já comecei a minha caça por hoje e tive que voltar aqui pra comentar 🙂
Tinha começado a ler o livro de Samuel mas acabei dando uma pausa, mas voltei hoje. Li uma passagem que já tinha lido antes da pausa, mas dessa vez caçando mais do que fiz da última vez.
Na parte de Golias, que Davi vai até o campo de batalha por ordem de seu pai, seu irmão com raiva dele fala coisas duras e injustas pra ele:
“Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade…”
Quer dizer, mais uma rejeição… mais palavras negativas. Será que alguém acreditava no potencial de Davi? Pelo que a gente lê não.
Mas olha só a reação de Davi:
“Que fiz eu agora? Fiz somente uma pergunta. Desviou-se dele para outro…”
Quer dizer, Davi simplesmente ignorou as palavras de seu irmão.
E quantas de nós não passamos por situações e até ouvimos palavras da mesma natureza? Palavras de descrédito, de desprezo, de rejeição. Palavras ditas para nos colocar pra baixo e nos fazer duvidar e desacreditar de nós mesmas e daquilo que queremos conquistar?
Mas olha só, Davi consegui simplesmente ignorar aquelas palavras e a atitude de seu irmão porque DENTRO dele aquelas palavras não eram verdadeiras e por isso não surtiam efeito nenhum em sua fé ou em suas atitudes.
E eis aí o grande problema (e a grande solução também). Por que as palavras e circunstâncias negativas conseguem nos influenciar?
Porque na verdade elas não vêem de fora… elas estão DENTRO de nós e simplesmente são despertadas ou relembradas pelas palavras e circunstâncias negativas. Essas palavras ou pensamentos permanecem em nós muito depois de serem faladas. Por quê?
Porque estão dentro de nós. É a verdade em que acreditamos.
Não conseguimos mudar algo a nosso respeito ou a respeito da nossa situação?
É porque DENTRO de nós é isso que acreditamos.
Não tem nada a ver com a rejeição, oposição, desprezo que sofremos ou palavras que ouvimos. Não tem nada a ver com as experiências ruins que tivemos.
Não tem nada a ver com que as outras pessoas pensam ou dizem.