85 – O REINO DE DEUS : Discernir
- 4
- Dez
- 2024
Muitas pessoas passam como desatentas, normalmente, isso acontece com as mulheres, não é verdade? Mas como é que pode a mulher ser desatenta para algumas coisas e atenta para outras?
Veja o que Jesus fala para a multidão (e isso faz uma grande diferença, porque não era apenas para os discípulos):
“E dizia também à multidão: Quando vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva, e assim sucede.
E, quando assopra o sul, dizeis: Haverá calma; e assim sucede. Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo? E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão. Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o derradeiro ceitil.” Lucas 12:54-59
Já pensou ouvir tais palavras vindas do Senhor Jesus? Ele estava aqui muito chateado, porque as pessoas sabem discernir o tempo, quando vai chover ou não, mas não conseguem discernir e julgar a si mesmas.
Será que você é essa pessoa que julga a si mesma? Porque tem gente que é advogado, não é juiz, fica defendendo o seu ponto de vista e não faz uso do que é justo. O juiz tem que julgar a causa de acordo com o que é justo, e não com aquilo que sente, porque ele olha para os fatos.
E, às vezes, a pessoa não percebe que o tempo está passando e ela não enxerga a si mesmo, pois a sua atenção, a sua percepção está mais em coisas passageiras, e isso é muito triste!
Por que Jesus os chamou de hipócritas? Hipócritas são aqueles que sabem discernir certas coisas, e não sabem discernir ou julgar a si mesmos. Meu Deus! Cada um de nós tem que colocar suas barbas de molho, observar sempre quem temos sido.
Como eu posso discernir sobre a minha vida? Eu posso identificar o problema, eu tenho um raciocínio e você também, uma consciência que aponta o que é certo e o que é errado. Você pode identificar o erro quando procura. Você pode reconhecer, se separar daquilo que é injusto. Você pode compreender o que é justo e entender o que convém. Você pode perceber e julgar, ponderar. É isso mesmo!
Se você não sabe discernir a si mesmo, você estará na mão das emoções. E não vai tomar posse do que é seu direito. Porque é seu direito alcançar o Reino de Deus, mas todas as vezes que você não faz uso da consciência, de julgar a si mesmo de acordo com o que é justo, você está sendo hipócrita. Muito forte isso, não é verdade?
Nós temos que estar sempre atentos. Eu tenho falado com Deus, no meu no meu dia a dia, sobre aquilo que eu percebo em mim, e talvez até o que eu nem perceba, eu falo com Ele. “Olha Deus, se por acaso está acontecendo isso, isso e isso comigo, mostra-me.”
Eu não estou querendo a minha razão ou ser aceita de acordo com o meu reino, mas eu quero estar de acordo com o Reino dEle, eu quero fazer a vontade dEle.
Interessante que Jesus falou sobre esse assunto de discernimento com a multidão, Ele falou para todos, porque todos podem discernir, todos podem julgar a si mesmos.
Então, seja responsável com a sua alma. Não brinque com uma coisa tão importante que é a sua alma.
Você tem observado o dia de hoje como é que ela tem reagido? Você tem julgado durante esta semana, durante este mês, este ano?
Você tem se observado ou está se deixando levar? Isso é algo que você deve ponderar e valorizar, porque enquanto você não vê, você não se julga e não vai fazer as correções necessárias.
Todos os episódios da série “O Reino de Deus” estão disponíveis em nossos canais oficiais:
Spotify: https://open.spotify.com/show/1VXZpraGs3ANHbAFgPNlNj
Youtube: https://www.youtube.com/@vivianebfreitas
#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#ReinodeDeus#ReinodosCéus#Alma#Salvação#Jesus#discernimento#Episódio85