6º Dia : E quando o seu coração se queixa de outra pessoa?
- 25
- Set
- 2015
Olá!
Hoje é o 6º Dia do Jejum. Seja Benvinda ao Blog!
E a pergunta de hoje é: E quando o seu coração se queixa de outra pessoa?
Vamos saber o que fazer?
No livro de Colossenses, capítulo 3, versículo 12, diz o seguinte:
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem.
Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.”(Colossenses 3:12-15)
Estes versículos falam-nos de muitas coisas, mas eu gostaria de fazer chegar até si, internauta, o seguinte:
- “Como é que vou perdoar alguém, se eu estou pesada?”
- “Como é que vou ser uma pessoa com misericórdia, ou seja, compassiva com os seus erros?”
- “Como é que vou ser bondosa para outra pessoa, quando em mim existe um problema sério?! Se estou chateada, aborrecida, carrego traumas do passado dentro de mim, de pessoas que me fizeram mal, foram perversas e me destruíram!”
- “Como é que vou ser essa pessoa eleita de Deus, amada. Como?”
- “Como que vou ser resolvida nos meus relacionamentos, com outras pessoas, quando é um peso, é difícil! Quando eu moro com outra pessoa; ela tem o seu jeito de ser, eu tenho o meu…; E quanto aos filhos, o marido, cada um tem o seu jeito de ser, uns “puxaram” aos pais, aos avós, outros aos tios, à minha família; como é que vou lidar com tudo isto?”
Lida com tudo isso, como já falamos ao principio deste Jejum. Que o problema maior é o seu coração! Se ele e você não estão resolvidos.
Vai mudar de relacionamentos, por exemplo, vai namorar com uma pessoa e terminar o namoro, e começar a namorar outra… Ou vai casar e depois descasar… Enfim, vai ter problemas com as pessoas, quer seja com o seu marido, no trabalho com companheiros, com a sua filha. Vai levar um problema para si!
E quando resolve isso? Quando vai deixar de “criar” problemas com as pessoas? Quando se revestir a si mesma como uma eleita de Deus!
E questiona-me: “Como é que eu vou fazer isso, Viviane?” “Estou há tanto tempo a querer mudar o meu coração… E já não aguento mais!” Como muitas estão a escrever aqui no Blog.
Internauta, você vai sentir, não quer dizer que vai transformar-se em um “anjo” depois do Jejum de 21 Dias. Negativo! Vai tirar esta “veste” sua. Como vai fazê-lo?! Quando vê o seu problema e fica insatisfeita com quem está a ser!
Se eu quero ser uma pessoa eleita de Deus, quer dizer escolhida por Ele, “santa”, separada, que vive segundo a Sua lei, as pessoas passam a receber-me com alegria e sentem-se à vontade comigo, sentem-se bem com a minha presença.
Para isso… Vou ter que sacrificar!
Primeiro tenho que resolver o que me faz olhar para uma pessoa com olhos de julgamento, e quando olho para outra e condeno… Lembre-se que quando faz isso, outros poderiam fazer o mesmo consigo! Só que você não sabe… Não é? Quando alguém a condena, normalmente não tem como saber o que está a acontecer no pensamento dela, só quando ela fala… Mas quando condena alguém, e coloca-se no lugar dessa pessoa, não iria gostar…
Então, olhe para dentro de si! Veja quantos erros já cometeu, como você foi difícil ao longo destes anos; guardou mágoa, não se fez amiga de ninguém, porque quando foi tentar ser amiga de uma pessoa, ela traiu-a, confidenciou-lhe algo e foi falar a outras pessoas a seu respeito. Por isto, acaba por guardar o passado e deixa de “usar” de misericórdia e bondade. Uma pessoa que não age com misericórdia, com bondade, com mansidão, como está mencionado no versículo Bíblico, é porque guarda o oposto, guarda o passado!
Por isso, está escrito:
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente…”
(Colossenses 3:13)
Não vai ser só uma vez, mas vai ter que perdoar sempre! Não vai ver ninguém perfeito, você não o é! Não vai ter ninguém perfeito nesta vida, então supere, suporte as falhas. Não quero dizer com isto, que vai ser conivente com o erro dos demais; se realmente for o caso, vai ter que resolver e falar, mas é com paciência. Assim como você teve dificuldades em entender a si e ao seu próprio coração.
“… assim também perdoai vós; acima de tudo isto…” (Colossenses 3:14)
Perdoe! Acima de tudo! Esteja em paz. Seja a paz de Cristo!
Quando não existe paz, existe dúvida! Porque é que tem a dúvida? Porque não está a fazer tudo o que está ao seu alcance…
Porque é que Caim ficou irado? Porque não tinha feito a sua parte.
Quando não tem paz, está agoniada, atormentada é porque não fez o que era certo, pois quando o faz, torna-se misericordiosa, humilde. Sabe o que é humildade? É ter uma opinião humilde de si mesma! Um senso profundo da sua própria insignificância, de que você é falha. Isso é ser humilde!
Quando ataca, condena, olha com maus olhos, não acredita mais em amor, em coisas boas, é porque não está a acreditar no que Deus lhe está a prometer! Como é que vai receber o Espírito de Deus, que é o Espírito de poder?! Se não está a tirar de si, aquilo que desagrada…
Como é que vou receber algo bom de Deus, se quero continuar com as mesmas “vestes”, andar da mesma forma que estou durante este tempo?
Por exemplo, pode dizer o seguinte: “Eu tenho tido problemas nos meus relacionamentos, com amizades, pessoas do meu trabalho, estão sempre a falar alguma coisa…” É porque certamente, a sua conduta não está a trazer-lhe paz! Quando temos paz, não temos essa dúvida, não temos esse problema.
Minha amiga internauta, nós estamos neste Jejum e não é para olhar para ninguém, nem para aparecer e dizer que você é “santa”, maravilhosa, poderosa. Certamente observa que existem várias coisas que apresenta, que não lhe ajudam e que vêm do coração, do seu ser, da sua alma, e é a alma que vai ser salva ou não…
Leu no Blog do Bispo Macedo, onde ele falava a respeito daquilo que sentimos, que é o que iremos sentir por toda a eternidade?
Se está agoniada, com dúvidas, zangada durante dias, meses, anos, então a sua eternidade é no inferno! Não é isso que apresenta uma pessoa que tem paz. E esta paz a que me refiro, não é porque está com problemas “fora” e por isso está agoniada… Não! É porque estou a fazer a minha parte, a guardar a minha fé, a minha alma, estou a olhar com bons olhos, faço tudo o que está ao meu alcance para fazer o que é bom para mim.
Internauta, que lê este post através do Blog, onde quer que esteja neste exato momento, tem a grande oportunidade de ver as suas fraquezas, os seus defeitos, porque são estes que nos fazem chegar perto de Deus!
Quando eu me via perfeita e achava que o erro estava nos outros, não cheguei até Deus como deveria chegar. Mas quando vi que o erro era meu, ainda que a outra pessoa estivesse a errar comigo, eu não estava conformada como a minha forma de agir, com o meu proceder, comecei a “dar tudo” e a esvaziar-me daquilo que desagradava a Deus. Falava acerca do que ocupava os meus pensamentos, a forma como estava a querer fazer as coisas, como me sentia, etc.
Agora é a sua vez!
Está a passar por situações difíceis?! É a sua oportunidade!
Está a ter dificuldades neste Jejum, porque está tudo muito difícil, estão a “apertá-la” de todos os lados? É a oportunidade de falar com Deus, de chegar até Ele de forma humilde e reconhecer:
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.” (Colossenses 3:12)
Significa a paciência, a tolerância, a constância. Seja constante e não impaciente consigo mesma. Sabe o que é uma alma? Então, “alma” não é complicada? Tenha paciência com a outra alma, e assim como cuida de si mesma, cuide daqueles que erram consigo. Seja paciente, longânima.
Amanhã estaremos de volta!
Depois do Jejum, daremos continuidade ao tema que estávamos a falar às sextas-feiras, sobre o amor de Deus. Quando descobre sobre o amor Dele, aprende a amar também! Você é minha convidada a participar! Mas só depois do Jejum…
Participe aqui no Blog. Escreva o seu comentário!
Vai ser um prazer ler e saber um pouquinho do que acontece consigo.
Um grande abraço!
Até amanhã.
Letícia Liz
Setembro 25, 2015 às 11:45
Bom Dia D. Viviane !!! Obrigada por este ensinamento foi de grande valor pra mim,estava muito chateada com o meu marido,mas após esta palavra de fé vou mudar o meu jeito de pensar e agir em relação a ele, pois tenho certeza que sou escolhida de Deus !!! Forte abraço.
Stefhane Alves
Setembro 25, 2015 às 11:42
Olá Dona Viviane,
É um grande prazer está acompanhado o blog da Sra. durante esse período do jejum. Hoje percebi que a resposta das minhas queixas está exatamente nesse versículo: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente”. Estava tentando ter um relacionamento bom com a minha mãe, mas não estava a ‘suportar’, bastava falar algo que não me agradasse e já saia do espírito, e ainda perguntava para Deus – Ó Senhor por que não consigo ter com minha mãe um relacionamento bom, sem brigas e sem desunião?
E eis a minha resposta, por que não tenho tido misericórdia e bons olhos para com ela. Tenho olhado só para o meu eu, não tenho perdoado as falhas delas, e estava exigindo que ela fosse perfeita, coisa que ninguém na fase da Terra é, e muito menos eu.
A partir de hoje olharei para ela com misericórdia e longanimidade, perdoando as suas falhas, pois não tenho direito de julgá-la, e se assim fizer, estarei contra o que Deus me instruiu, como não é essa a minha vontade, tenho certeza que daqui em diante se seguir direitinho esses ensinamentos terei não só um bom relacionamento com minha mãe, mas também com todos as pessoas ao me redor, e com isso, passando paz para elas.
E por fim, mas o mais importante, estarei com o meu ser limpo para receber no Altar o meu Marido, Senhor Jesus e a sua misericórdia.
Um grande abraço! 🙂
Marina7Teixeira
Setembro 25, 2015 às 11:35
Bom dia! É impossível eu passar algo bom para as outras pessoas quando eu não estou resolvida dentro de mim. Eu só sou resolvida dentro de mim se eu me despojar de isso que me impede de me resolver, isso implica mudar os meus pensamentos, os meus sentimentos e mudar as minhas atitudes negativas. Observei algo muito importante no áudio: se eu não tenho as características segundo Deus, é porque tenho guardado dentro de mim o oposto, não tenho agido segundo Deus e dentro de mim o Espírito não pode agir. E isso refletesse nos meus relacionamentos, o meu interior tem que exalar o mesmo perfume que Deus, e isso é passado para as demais pessoas.
Maria Belo - Pinhal Novo
Setembro 25, 2015 às 11:31
Bom dia D. Viviane
Depois de ouvir esta mensagem, ocorre-me falar de uma pessoa que evangelizámos ontem que dizia ter muita mágoa de pessoas da sua família. Quando falei que o Senhor Jesus nos ensina a perdoar para que também sejamos perdoados e respondendo a outras questões que ia colocando, ela termina da seguinte forma: Não! Isso obriga-me a mudar o meu pensamento e eu não quero. Portanto, nós que conhecemos a Deus, não podemos agir da mesma forma. O importante é colocarmo-nos na posição da outra pessoa e tentar perceber porque reage assim.
Daniela
Setembro 25, 2015 às 11:25
Bom dia dona Vivi, neste jejum tudo está difícil, tudo mesmo, perdi tudo o que conquistei em um curto espaço de tempo. Me sinto como em um poço sem fundo, e sozinha. Não consigo mais ver sair, não consigo mais ver que Deus está me ouvindo. A única coisa é o aperto dentro de mim. Não estou mais suportando o peso e a dor. Já orei, me humilhei, estou fazendo o Jejum, mas sinceramente a dor só tem aumentado.
Kátia Regina Landi Barbosa
Setembro 25, 2015 às 11:20
Bom dia dna. Vivi
Muito forte está palavra e ao mesmo tempo edificante que Deus a abençoe.