6º Dia : E quando o seu coração se queixa de outra pessoa?
- 25
- Set
- 2015
Olá!
Hoje é o 6º Dia do Jejum. Seja Benvinda ao Blog!
E a pergunta de hoje é: E quando o seu coração se queixa de outra pessoa?
Vamos saber o que fazer?
No livro de Colossenses, capítulo 3, versículo 12, diz o seguinte:
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem.
Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.”(Colossenses 3:12-15)
Estes versículos falam-nos de muitas coisas, mas eu gostaria de fazer chegar até si, internauta, o seguinte:
- “Como é que vou perdoar alguém, se eu estou pesada?”
- “Como é que vou ser uma pessoa com misericórdia, ou seja, compassiva com os seus erros?”
- “Como é que vou ser bondosa para outra pessoa, quando em mim existe um problema sério?! Se estou chateada, aborrecida, carrego traumas do passado dentro de mim, de pessoas que me fizeram mal, foram perversas e me destruíram!”
- “Como é que vou ser essa pessoa eleita de Deus, amada. Como?”
- “Como que vou ser resolvida nos meus relacionamentos, com outras pessoas, quando é um peso, é difícil! Quando eu moro com outra pessoa; ela tem o seu jeito de ser, eu tenho o meu…; E quanto aos filhos, o marido, cada um tem o seu jeito de ser, uns “puxaram” aos pais, aos avós, outros aos tios, à minha família; como é que vou lidar com tudo isto?”
Lida com tudo isso, como já falamos ao principio deste Jejum. Que o problema maior é o seu coração! Se ele e você não estão resolvidos.
Vai mudar de relacionamentos, por exemplo, vai namorar com uma pessoa e terminar o namoro, e começar a namorar outra… Ou vai casar e depois descasar… Enfim, vai ter problemas com as pessoas, quer seja com o seu marido, no trabalho com companheiros, com a sua filha. Vai levar um problema para si!
E quando resolve isso? Quando vai deixar de “criar” problemas com as pessoas? Quando se revestir a si mesma como uma eleita de Deus!
E questiona-me: “Como é que eu vou fazer isso, Viviane?” “Estou há tanto tempo a querer mudar o meu coração… E já não aguento mais!” Como muitas estão a escrever aqui no Blog.
Internauta, você vai sentir, não quer dizer que vai transformar-se em um “anjo” depois do Jejum de 21 Dias. Negativo! Vai tirar esta “veste” sua. Como vai fazê-lo?! Quando vê o seu problema e fica insatisfeita com quem está a ser!
Se eu quero ser uma pessoa eleita de Deus, quer dizer escolhida por Ele, “santa”, separada, que vive segundo a Sua lei, as pessoas passam a receber-me com alegria e sentem-se à vontade comigo, sentem-se bem com a minha presença.
Para isso… Vou ter que sacrificar!
Primeiro tenho que resolver o que me faz olhar para uma pessoa com olhos de julgamento, e quando olho para outra e condeno… Lembre-se que quando faz isso, outros poderiam fazer o mesmo consigo! Só que você não sabe… Não é? Quando alguém a condena, normalmente não tem como saber o que está a acontecer no pensamento dela, só quando ela fala… Mas quando condena alguém, e coloca-se no lugar dessa pessoa, não iria gostar…
Então, olhe para dentro de si! Veja quantos erros já cometeu, como você foi difícil ao longo destes anos; guardou mágoa, não se fez amiga de ninguém, porque quando foi tentar ser amiga de uma pessoa, ela traiu-a, confidenciou-lhe algo e foi falar a outras pessoas a seu respeito. Por isto, acaba por guardar o passado e deixa de “usar” de misericórdia e bondade. Uma pessoa que não age com misericórdia, com bondade, com mansidão, como está mencionado no versículo Bíblico, é porque guarda o oposto, guarda o passado!
Por isso, está escrito:
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente…”
(Colossenses 3:13)
Não vai ser só uma vez, mas vai ter que perdoar sempre! Não vai ver ninguém perfeito, você não o é! Não vai ter ninguém perfeito nesta vida, então supere, suporte as falhas. Não quero dizer com isto, que vai ser conivente com o erro dos demais; se realmente for o caso, vai ter que resolver e falar, mas é com paciência. Assim como você teve dificuldades em entender a si e ao seu próprio coração.
“… assim também perdoai vós; acima de tudo isto…” (Colossenses 3:14)
Perdoe! Acima de tudo! Esteja em paz. Seja a paz de Cristo!
Quando não existe paz, existe dúvida! Porque é que tem a dúvida? Porque não está a fazer tudo o que está ao seu alcance…
Porque é que Caim ficou irado? Porque não tinha feito a sua parte.
Quando não tem paz, está agoniada, atormentada é porque não fez o que era certo, pois quando o faz, torna-se misericordiosa, humilde. Sabe o que é humildade? É ter uma opinião humilde de si mesma! Um senso profundo da sua própria insignificância, de que você é falha. Isso é ser humilde!
Quando ataca, condena, olha com maus olhos, não acredita mais em amor, em coisas boas, é porque não está a acreditar no que Deus lhe está a prometer! Como é que vai receber o Espírito de Deus, que é o Espírito de poder?! Se não está a tirar de si, aquilo que desagrada…
Como é que vou receber algo bom de Deus, se quero continuar com as mesmas “vestes”, andar da mesma forma que estou durante este tempo?
Por exemplo, pode dizer o seguinte: “Eu tenho tido problemas nos meus relacionamentos, com amizades, pessoas do meu trabalho, estão sempre a falar alguma coisa…” É porque certamente, a sua conduta não está a trazer-lhe paz! Quando temos paz, não temos essa dúvida, não temos esse problema.
Minha amiga internauta, nós estamos neste Jejum e não é para olhar para ninguém, nem para aparecer e dizer que você é “santa”, maravilhosa, poderosa. Certamente observa que existem várias coisas que apresenta, que não lhe ajudam e que vêm do coração, do seu ser, da sua alma, e é a alma que vai ser salva ou não…
Leu no Blog do Bispo Macedo, onde ele falava a respeito daquilo que sentimos, que é o que iremos sentir por toda a eternidade?
Se está agoniada, com dúvidas, zangada durante dias, meses, anos, então a sua eternidade é no inferno! Não é isso que apresenta uma pessoa que tem paz. E esta paz a que me refiro, não é porque está com problemas “fora” e por isso está agoniada… Não! É porque estou a fazer a minha parte, a guardar a minha fé, a minha alma, estou a olhar com bons olhos, faço tudo o que está ao meu alcance para fazer o que é bom para mim.
Internauta, que lê este post através do Blog, onde quer que esteja neste exato momento, tem a grande oportunidade de ver as suas fraquezas, os seus defeitos, porque são estes que nos fazem chegar perto de Deus!
Quando eu me via perfeita e achava que o erro estava nos outros, não cheguei até Deus como deveria chegar. Mas quando vi que o erro era meu, ainda que a outra pessoa estivesse a errar comigo, eu não estava conformada como a minha forma de agir, com o meu proceder, comecei a “dar tudo” e a esvaziar-me daquilo que desagradava a Deus. Falava acerca do que ocupava os meus pensamentos, a forma como estava a querer fazer as coisas, como me sentia, etc.
Agora é a sua vez!
Está a passar por situações difíceis?! É a sua oportunidade!
Está a ter dificuldades neste Jejum, porque está tudo muito difícil, estão a “apertá-la” de todos os lados? É a oportunidade de falar com Deus, de chegar até Ele de forma humilde e reconhecer:
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.” (Colossenses 3:12)
Significa a paciência, a tolerância, a constância. Seja constante e não impaciente consigo mesma. Sabe o que é uma alma? Então, “alma” não é complicada? Tenha paciência com a outra alma, e assim como cuida de si mesma, cuide daqueles que erram consigo. Seja paciente, longânima.
Amanhã estaremos de volta!
Depois do Jejum, daremos continuidade ao tema que estávamos a falar às sextas-feiras, sobre o amor de Deus. Quando descobre sobre o amor Dele, aprende a amar também! Você é minha convidada a participar! Mas só depois do Jejum…
Participe aqui no Blog. Escreva o seu comentário!
Vai ser um prazer ler e saber um pouquinho do que acontece consigo.
Um grande abraço!
Até amanhã.
Leir
Setembro 25, 2015 às 11:10
Dn. Vivi antes de mais nada quero agradecer a Deus por sua vida porque a senhora sempre tem uma palavra que vai direto, digo por mim, à minha necessidade. Desde quando Bp. Macedo disse que haveria um outro Jejum de Daniel meu coração se encheu de alegria, contava os dias crendo que nesse aconteceria aquele “algo” especial que tanto venho buscando. Enfim, começou e oque eu achei que seria “fácil” se tornou um SACRIFÍCIO inimaginável. Meu Deus todos esses dias tem sido uma verdadeira guerra, sua palavra de hoje eu tenho vivido já álgumas semanas, pois tenho detestado minhas atitudes com meu marido, estava já com pensamentos de deixá-lo por conta do seu vício do álcool, já não o via como aquele homem do início do relacionamento. Até que reconheci que minhas atitudes não condiziam com minha fé e isso estava acabando comigo. Mas eu sempre perdia PRS raiva, frustação de vê-lo chegar em casa embriagado e então…brigas. Não conseguia. Com o início do Jejum piorou. Mas uma força me enchia o ser eu erguia a cabeça e voltava pra guerra. No outro dia a mesma coisa e de novo eu voltava à guerra, porém sempre com um pensamento, não vou desistir vou persistir. No fim do dia na hora de dormir fui ler a bíblia, orei e me deitei, “ansiosa” pra desse três da madrugada porque iria orar de novo, rs. Simplesmente não consegui dormir, fiquei praticamente a noite inteira acordada conversando com o Espírito Santo. Kkkkk. É verdade. Comecei a dizer pra Ele oque achava que estava ainda me atrapalhando, pedindo ajuda, Ele me fazia lembrar de coisas da minha vida, lia a bíblia novamente, orei, chorei, cantei, sorri. Não sei dizer oque houve a única coisa que sei é que Ele me deu a certeza de que COISAS GRANDES ESTÃO POR VIR. Glórias a Deus!
Argentina Silva
Setembro 25, 2015 às 11:09
Bom dia! Dona Viviane, eu não estava sendo paciente, com as outras pessoas, ao ponto de evitar estar com alguém, porque só olhava para os erros dela e não parava para olhar para min. Este jejum tem sido violento, tenho acompanhado a blog todos os dias.
Era muita podridão que estava dentro de mim; desculpe-me a expressão, mas é verdade.
Ontem antes de me deitar, pedi a Deus que me mostra-se quais os frutos do Espírito Santo, que eu devo cultivar, digamos assim em mim.
Aqui encontrei a resposta.
Agora é trabalhar.
Bruna do Val
Setembro 25, 2015 às 11:00
Boa tarde Dna. Vivi,
Só posso dar aquilo que tenho.
Se me deixar levar pelas emoções e sentimentos, por aquilo que sinto ou não, estarei indo pelo caminho da perdição , mas se focar em preencher a minha vida com o mais precioso, o Espírito Santo então estarei preservando a Salvação da minha alma e assim tambem poderei levar a salvação aqueles que estão a minha volta, porque estarei cheia de vida e não morte.
Bjssss.
Rita
Setembro 25, 2015 às 10:56
Bom dia, eu achei esta mensagem realmente muito interessante! Por experiencia sei que a mágoa é capaz de destroir uma pessoa por completo até levá á maior das loucuras que é tentar o suicidio! Hoje sou curada de toda essa magoa e recomendo a todas buscarem essa cura interior!
Márcia Ribeiro
Setembro 25, 2015 às 10:56
Bom dia D.Vivi, o áudio de hoje me fez lembrar do meu passado pois quando eu tomei a verdadeira decisão de me entregar eu tive de tirar tudo o que estava dentro de mim tive de esvaziar a minha alma e na realidade eu tinha maus olhos de mim mesma e por isso também acabava por ter maus olhos e ressentimentos de quem me tinha magoado no passado, mas quando eu deixei tudo isso e passei a amar a minha alma eu consegui me resolver me humilhar diante de Deus e perdoar todas as pessoas que me tinham magoado. Mas para tomar essa atitude foi exatamente o que a D.Vivi tem falado eu tive de amar a minha alma tive de deixar de me enganar pelo meu próprio coração que é enganoso e tomar novas atitudes.E quando eu amei a minha alma eu passei depois a amar as outras almas. Este jejum é uma grande oportunidade para eu desenvolver mais a minha intimidade com Deus vou amar mais ainda a minha alma cuidar de mim pois este jejum não é para eu ficar a olhar para os outros ou a pensar que é para quem ainda não é batizado pelo contrário este jejum é uma oportunidade para eu me esvaziar mais de mim e ser cheia do Espírito Santo ter muito mais Dele mais intimidade e estar mais sensível a sua voz para que ele me possa capacitar para resgatar, salvar muitas almas.
Bruna Gouveia - Almada
Setembro 25, 2015 às 10:47
Bom dia D.Vivi
Quando nós somos espirituais vigiamos nos mesmo, perdoamos e suportamos as outras pessoas, pois não há ninguém perfeito.
O segredo é olhar para dentro de mim e deixar de olhar para os erros dos outros.
O nosso coração é muito enganoso, por isso devemos estar em paz e usar a nossa razão.
Quando fazemos o que é certo, quando somos humildes, temos paz. A nossa imperfeição realmente nos faz chegar perto de Deus.