6º Dia : E quando o seu coração se queixa de outra pessoa?
- 25
- Set
- 2015
Olá!
Hoje é o 6º Dia do Jejum. Seja Benvinda ao Blog!
E a pergunta de hoje é: E quando o seu coração se queixa de outra pessoa?
Vamos saber o que fazer?
No livro de Colossenses, capítulo 3, versículo 12, diz o seguinte:
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem.
Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.”(Colossenses 3:12-15)
Estes versículos falam-nos de muitas coisas, mas eu gostaria de fazer chegar até si, internauta, o seguinte:
- “Como é que vou perdoar alguém, se eu estou pesada?”
- “Como é que vou ser uma pessoa com misericórdia, ou seja, compassiva com os seus erros?”
- “Como é que vou ser bondosa para outra pessoa, quando em mim existe um problema sério?! Se estou chateada, aborrecida, carrego traumas do passado dentro de mim, de pessoas que me fizeram mal, foram perversas e me destruíram!”
- “Como é que vou ser essa pessoa eleita de Deus, amada. Como?”
- “Como que vou ser resolvida nos meus relacionamentos, com outras pessoas, quando é um peso, é difícil! Quando eu moro com outra pessoa; ela tem o seu jeito de ser, eu tenho o meu…; E quanto aos filhos, o marido, cada um tem o seu jeito de ser, uns “puxaram” aos pais, aos avós, outros aos tios, à minha família; como é que vou lidar com tudo isto?”
Lida com tudo isso, como já falamos ao principio deste Jejum. Que o problema maior é o seu coração! Se ele e você não estão resolvidos.
Vai mudar de relacionamentos, por exemplo, vai namorar com uma pessoa e terminar o namoro, e começar a namorar outra… Ou vai casar e depois descasar… Enfim, vai ter problemas com as pessoas, quer seja com o seu marido, no trabalho com companheiros, com a sua filha. Vai levar um problema para si!
E quando resolve isso? Quando vai deixar de “criar” problemas com as pessoas? Quando se revestir a si mesma como uma eleita de Deus!
E questiona-me: “Como é que eu vou fazer isso, Viviane?” “Estou há tanto tempo a querer mudar o meu coração… E já não aguento mais!” Como muitas estão a escrever aqui no Blog.
Internauta, você vai sentir, não quer dizer que vai transformar-se em um “anjo” depois do Jejum de 21 Dias. Negativo! Vai tirar esta “veste” sua. Como vai fazê-lo?! Quando vê o seu problema e fica insatisfeita com quem está a ser!
Se eu quero ser uma pessoa eleita de Deus, quer dizer escolhida por Ele, “santa”, separada, que vive segundo a Sua lei, as pessoas passam a receber-me com alegria e sentem-se à vontade comigo, sentem-se bem com a minha presença.
Para isso… Vou ter que sacrificar!
Primeiro tenho que resolver o que me faz olhar para uma pessoa com olhos de julgamento, e quando olho para outra e condeno… Lembre-se que quando faz isso, outros poderiam fazer o mesmo consigo! Só que você não sabe… Não é? Quando alguém a condena, normalmente não tem como saber o que está a acontecer no pensamento dela, só quando ela fala… Mas quando condena alguém, e coloca-se no lugar dessa pessoa, não iria gostar…
Então, olhe para dentro de si! Veja quantos erros já cometeu, como você foi difícil ao longo destes anos; guardou mágoa, não se fez amiga de ninguém, porque quando foi tentar ser amiga de uma pessoa, ela traiu-a, confidenciou-lhe algo e foi falar a outras pessoas a seu respeito. Por isto, acaba por guardar o passado e deixa de “usar” de misericórdia e bondade. Uma pessoa que não age com misericórdia, com bondade, com mansidão, como está mencionado no versículo Bíblico, é porque guarda o oposto, guarda o passado!
Por isso, está escrito:
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente…”
(Colossenses 3:13)
Não vai ser só uma vez, mas vai ter que perdoar sempre! Não vai ver ninguém perfeito, você não o é! Não vai ter ninguém perfeito nesta vida, então supere, suporte as falhas. Não quero dizer com isto, que vai ser conivente com o erro dos demais; se realmente for o caso, vai ter que resolver e falar, mas é com paciência. Assim como você teve dificuldades em entender a si e ao seu próprio coração.
“… assim também perdoai vós; acima de tudo isto…” (Colossenses 3:14)
Perdoe! Acima de tudo! Esteja em paz. Seja a paz de Cristo!
Quando não existe paz, existe dúvida! Porque é que tem a dúvida? Porque não está a fazer tudo o que está ao seu alcance…
Porque é que Caim ficou irado? Porque não tinha feito a sua parte.
Quando não tem paz, está agoniada, atormentada é porque não fez o que era certo, pois quando o faz, torna-se misericordiosa, humilde. Sabe o que é humildade? É ter uma opinião humilde de si mesma! Um senso profundo da sua própria insignificância, de que você é falha. Isso é ser humilde!
Quando ataca, condena, olha com maus olhos, não acredita mais em amor, em coisas boas, é porque não está a acreditar no que Deus lhe está a prometer! Como é que vai receber o Espírito de Deus, que é o Espírito de poder?! Se não está a tirar de si, aquilo que desagrada…
Como é que vou receber algo bom de Deus, se quero continuar com as mesmas “vestes”, andar da mesma forma que estou durante este tempo?
Por exemplo, pode dizer o seguinte: “Eu tenho tido problemas nos meus relacionamentos, com amizades, pessoas do meu trabalho, estão sempre a falar alguma coisa…” É porque certamente, a sua conduta não está a trazer-lhe paz! Quando temos paz, não temos essa dúvida, não temos esse problema.
Minha amiga internauta, nós estamos neste Jejum e não é para olhar para ninguém, nem para aparecer e dizer que você é “santa”, maravilhosa, poderosa. Certamente observa que existem várias coisas que apresenta, que não lhe ajudam e que vêm do coração, do seu ser, da sua alma, e é a alma que vai ser salva ou não…
Leu no Blog do Bispo Macedo, onde ele falava a respeito daquilo que sentimos, que é o que iremos sentir por toda a eternidade?
Se está agoniada, com dúvidas, zangada durante dias, meses, anos, então a sua eternidade é no inferno! Não é isso que apresenta uma pessoa que tem paz. E esta paz a que me refiro, não é porque está com problemas “fora” e por isso está agoniada… Não! É porque estou a fazer a minha parte, a guardar a minha fé, a minha alma, estou a olhar com bons olhos, faço tudo o que está ao meu alcance para fazer o que é bom para mim.
Internauta, que lê este post através do Blog, onde quer que esteja neste exato momento, tem a grande oportunidade de ver as suas fraquezas, os seus defeitos, porque são estes que nos fazem chegar perto de Deus!
Quando eu me via perfeita e achava que o erro estava nos outros, não cheguei até Deus como deveria chegar. Mas quando vi que o erro era meu, ainda que a outra pessoa estivesse a errar comigo, eu não estava conformada como a minha forma de agir, com o meu proceder, comecei a “dar tudo” e a esvaziar-me daquilo que desagradava a Deus. Falava acerca do que ocupava os meus pensamentos, a forma como estava a querer fazer as coisas, como me sentia, etc.
Agora é a sua vez!
Está a passar por situações difíceis?! É a sua oportunidade!
Está a ter dificuldades neste Jejum, porque está tudo muito difícil, estão a “apertá-la” de todos os lados? É a oportunidade de falar com Deus, de chegar até Ele de forma humilde e reconhecer:
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.” (Colossenses 3:12)
Significa a paciência, a tolerância, a constância. Seja constante e não impaciente consigo mesma. Sabe o que é uma alma? Então, “alma” não é complicada? Tenha paciência com a outra alma, e assim como cuida de si mesma, cuide daqueles que erram consigo. Seja paciente, longânima.
Amanhã estaremos de volta!
Depois do Jejum, daremos continuidade ao tema que estávamos a falar às sextas-feiras, sobre o amor de Deus. Quando descobre sobre o amor Dele, aprende a amar também! Você é minha convidada a participar! Mas só depois do Jejum…
Participe aqui no Blog. Escreva o seu comentário!
Vai ser um prazer ler e saber um pouquinho do que acontece consigo.
Um grande abraço!
Até amanhã.
Angélica María mendoza de pereira
Setembro 25, 2015 às 20:48
Hola Sra. Viviane, yo ya estuve en esa condición de echar la culpa a los demás por las cosas malas que me sucedían, pero mismo que me hayan lastimado decidí mirarlos como almas, y que la misma paciencia que tuvieron conmigo yo puedo y debo tenerla para con los demás.
Reconocer nuestras debilidades y fallas no es fácil pero es lo escencial si queremos cambiar y sobre todo si queremos conquistar la salvación.
Debemos ser humildes para reconocer y tener coraje para tomar actitud de cambiar.
Este audio me ayudó aún más, a no desistir de paciencia y misericordia para con los demás.
Saludos desde Santa Cruz-Bolivia
Gabrieli
Setembro 25, 2015 às 20:31
Olá Dn Viviane!
O tema deste jejum “o coração” está sendo muito forte, com as leituras do seu blog, Deus tem falado comigo todos os dias minha espectativa sobre esse Jejum de Daniel é renovação, e fortalecimento! Deus abençoe a sra e continue usando a sua vida para ajudar a todas nós…
Diva Cruz - Cabo Verde
Setembro 25, 2015 às 20:26
Boa tarde Sra Viviane
Se o proprio Deus è misericordioso , Ele que è o nosso grande Deus nos perdoa, ele nao ve para nos com olhos de condenaçao, quem sou eu para nao perdoar os outros , para nao ter paciencia com os outros , se Deus tem tido paciencia comigo todos os dias. Ele nos da esse belo exemplo.
Obrigada por nos ajudar todos os dias atraves desses audios.
Ester Bianca
Setembro 25, 2015 às 20:25
Hola dueña Viviane, en estos seis días de ayuno me siento muy fortalecida y los aldios que estoy escuchando me esta ayudando mucho.
carla Fernandes
Setembro 25, 2015 às 20:16
Boa noite D. Viviane
Carla (Sacavém-Lisboa)
Comigo aconteceu isso,eu descuti com a minha madrasta e naquele momento fiquei irada nem quis ver la a frente e com a minha irma mas velha,fiquei muito desiludida com elas então cusyou mas tive que olhar para onde Deus me tinha tirado e tive que perdoar.
Falando assim ate parece que foi fácil mas não foi custou mas nessa noite ajoelhei e chorei tanto e pedi anDeus para ter missercodia da minha alma,do meu coração e que não permitisse que viesse sentir mágoas e que tirasse da.sua presença e passei a orar por elas.
Pedi perdão,mesmo tendo razão pedi porque quero ter paz e desde dai todo sentimento saiu e fiquei livre.
Gioconda- Cabo Verde
Setembro 25, 2015 às 20:07
Boa tarde sra Viviane:
Dios me revelo a traves de este audio que debo tener paciencia con las personas que estan a mi alrededor, porque de la misma forma que Dios me cuida yo debo cuidar a las personas que El me confia, mostrar la verdad esperar y creer que va actuar. La paciencia es una virtud que debo pedir cada dia. Porque hasta de ello depende mi salvacion.
Gracias por el cuidado estamos escuchando todos los dias un grupo de mujeres aqui en assomada- cabo verde y meditando en aquello que Dios requiere de cada una de nosotras.