69 – 4º Dia | Ser O Testemunho
- 5
- Jan
- 2017
5 de Janeiro | Quinta | João 11.7-10
Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.
Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá? Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.
O que deve fazer antes de ouvir o audio? Clique aqui.
Olá a todos os internautas,
É um prazer estarmos juntos, pela manhã, ou em qualquer horário que me está a ouvir, mas que sejam as suas primícias, onde coloca toda a qualidade naquilo que está a fazer, que é muito importante.
Hoje vamos ler João, capítulo 11, no versículo 7:
“Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.
Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá? Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.” (Jo.11:7-10)
Aqui estamos com um problema: Lembra-se que o Senhor Jesus aguardou dois dias onde estavam? Pois é… Após dois dias, Ele disse aos Seus discípulos que iriam novamente para a Judeia, ao que eles responderam: “Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá?”
Jesus estava a fazer milagres, a manifestar o Seu poder, etc., e Ele cativava! As Suas Palavras chamavam a atenção, falavam ao fundo da alma das pessoas; elas só não agregavam porque não queriam, porque as Palavras do Senhor Jesus não eram como as que nós ouvimos hoje, qualquer um falando na Palavra de Deus, mas eram Vida!
Era aquilo que “queimava”, porque Ele vivia a Fé!
E aquilo que queimava dentro d’Ele, através das Suas Palavras, queimava no ser de outra pessoa. Assim também, se você vive uma fé que queima dentro de si, que corrige, exorta e a aviva, as suas palavras também avivam os demais.
Mas o que aconteceu aqui? Os discípulos, assim como eu e você às vezes também podemos estar a viver uma fé natural, questionaram as intenções do Senhor Jesus de voltar para a Judeia, pois diziam que lá O apedrejariam, O perseguiriam, etc. Diziam: “Fuja disso! Mande uma palavra para as irmãs de Lázaro e ele ficará curado, como já aconteceu; o Senhor é poderoso, pode fazer qualquer coisa, de um jeito ou outro, mas o Senhor não precisa enfrentar o problema ou passar por isso!”
Minha amiga, mas veja só como Ele é lindo! A fé afronta.
Eu não me esqueço desta campanha que passou, da Fogueira Santa, aquilo que Deus por mostrou por meio da sarça. Aquela sarça que queimava…
E de que forma a sarça “falava” a Moisés, que vivia uma fé natural? Dizia-lhe para ele afrontar o problema!
Veja que a fé não fica fugindo. Há momentos de “sair fora” e há momentos de enfrentar. Há momentos para tudo!
E naquele momento o Senhor Jesus foi enfrentar a Sua situação pessoal. Mesmo as pessoas querendo apedrejá-Lo, Ele foi ver Lázaro, e nós sabemos o que iria acontecer…
Jesus não foge dos problemas, e assim eu e você não podemos fugir dos mesmos.
E o que eu achei interessante, é que Ele respondeu aos Seus disípulos, não ficou calado:
“ Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.”
Você deve estar a pensar: “Tá bom Viviane, claro, se está escuro eu não enxergo, mas se está de dia, eu vou enxergar.”
Mas o que Jesus estava dizendo, é o seguinte: Se você vive pela fé natural, debaixo dos seus conceitos e ideias, você está numa escuridão e não enxerga a oportunidade de exercitar a sua fé.
Agora, quando vive a fé que está dentro de si, tem essa Luz! E a “chama” que arde no seu interior não se cala, não se conforma, mas diz: “Eu não vou fugir!”
Quer dizer, quando você está em meio a um desafio ou diante de uma dificuldade, você não diz a si mesma: “Ah não! Isso não é para mim, isso é para outros; eu não nasci dessa forma; eu não sou assim…”. Porque se o fizer, você está a viver pelas trevas, de acordo com uma fé natural.
Quando o Senhor Jesus diz que se alguém andar de dia não tropeça, significa que se eu vivo debaixo dessa luz, que é Deus, se eu observo a Sua Palavra, me apego à mesma e a cumpro, seja como for, ainda que fique com medo ou tremendo, não importa! Eu vou enfrentar esse problema, porque Ele me ensina que não posso fugir, mas tenho que enfrentar.
O Senhor Jesus ensina-nos a agir dessa forma, porque Ele vive isso!
Se este “fogo” está queimando no meu interior, então não há motivo para eu ficar com medo.
Você tem que se enxergar, minha amiga. Repare quem você é diante dos desafios, das dificuldades. Com certeza você enfrentou o Ano de 2016 com muitas dificuldades e problemas, e o que sucedeu? Que grande Maravilha aconteceu na sua vida? Que Luz aconteceu no Ano de 2016 para si?
Repare o que aconteceu nos Anos de 2016, 2015, 2014, etc. O que você fez com a sua fé? Será que a estava a viver religiosamente, apenas ouvindo falar de um Deus tão grande, tão poderoso, mas vivendo distante das Suas maravilhas?
Deus é o mesmo que estava naquela sarça, que ardia e não se consumia, e disse para Moisés enfrentar a dificuldade, tendo-lhe pedido para voltar ao mesmo Egito de onde ele havia fugido, para livrar o seu povo… O que não existia em Moisés tinha que existir! Deus estava mandando-o voltar e arrancar o povo de lá, e não lhe dizendo apenas: “Se não der certo, você volta para mim.” Ele disse especificamente para tirar o povo do Egito!
Assim também a fé nos dá uma direção. Você não pode fugir. Volte lá e resolva o problema!
Se anda debaixo desta fé, da obediência, se observa o que está escrito na Palavra de Deus, então a sua vida tem que ser iluminada, fazendo-a enxergar as oportunidades de exercitar a fé que está dentro de você, porque esta existe!
Mas muitas vezes a fé está morta porque você se permite contaminar com as trevas deste mundo.
Viva a sua fé, e de forma independente! Não se espelhe em ninguém, mas espelhe-se e obedeça ao que está escrito.
Deixo aqui esta mensagem para você refletir.
Ande de dia, porque de dia você não vai tropeçar, mas de noite, no caso, você que vive nas trevas, na fé natural, vai tropeçar.
Olhe a atitude dos discípulos e repare na atitude do Senhor Jesus. Quando você lê a Bíblia, repare na atitude de cada indivíduo e repare em si, durante o dia, durante o ano, etc. Veja o que aconteceu no Ano de 2016, para que você use a fé inteligente e se prepare para não agir da forma que agia antes.
Um grande abraço e até amanhã.
Benedita da Silva Pereira
Janeiro 5, 2017 às 10:39
Bom dia vivi, muito forte esse versículo. Pode observar que os discípulo estando junto com a propia luz que é o senhor jesus. Ainda foram usados, tentar impedir a gloria de Deus se manifestar.e foi ai que jesus disse em outras palavras eu sou a propia luz. E quando acontece problemas mutas das vezes ficomos comedo de enfrentar de partir pra cima, e ate falamos com Deus e pedimos a ele para resolver pra gente muitas vezesz. Ficamos parado. Em veis partir pra cima o que que agente faz é chorar.eu pode aprender muito com esse versículo se eu tenho o senhor jesus a propia então eu vou lutar e vou vncer. Muito obrigada.
Julia Sartore
Janeiro 5, 2017 às 10:38
Esses versciculos são profundos para auto analisarmos nossas atitudes em relação a fé bíblica.Eu tenho me reparado nesses últimos dias e vi que estava sempre tropeçando em minha fé, uma fé natural, mas eu determinei que esse seria o ano das maravilhas de Deus em minha vida e como iria obte- las se não obtiver em mim essa fé despertada, sobrenatural, que enfrenta e que provoca as Maravilhas de Deus então devo alimentar e esteorizar essa revolta, sem sentimentos mas corajosa e eficaz.
Esther Filipe
Janeiro 5, 2017 às 10:34
Bom dia sra Vivi,
Começo a ver pequenas mudanças em mim sabe, na minha maneira de falar, nas minhas reações naquela sala pequenas coisas do meu dia-a-dia eu tenho visto Deus a guiar os meus pensamentos e até o meu falar; isto tem acontecido comigo desde que iniciei este propósito de priorizar ouvir a voz de Deus antes de fazer qualquer coisa no meu dia. A Sra não imagina como que tem sido revolucionário para mim! E ainda estamos no quarto dia. Sabe, essa fé que a Sra fala eu tenho visto dentro de mim, começou a crescer dentro de mim essa revolta desde a reunião do ouro que teve com os obreiros que eu clamei por esse fogo, eu pedi que Deus passasse para dentro de mim aquele fogo que ardia na sarça e sabe, eu tenho visto isso em mim desde aquele dia e vejo que para me manter na fé preciso buscar esse fogo para dentro de mim todos dias, manter-me nessa revolta contra a fé natural e contra o meu eu.
Obrigada! Beijos e um forte abraço.
Simone Alves
Janeiro 5, 2017 às 10:31
Muito forte a reflexão de hoje. Eu estou vivendo uma fé natural há muito tempo, mesmo dentro da igreja. Agora vou me esforçar para andar como Jesus andou. Um abraço Viviane.
Clara
Janeiro 5, 2017 às 10:29
Olá, dona Viviane!
Amém!
Tati
Janeiro 5, 2017 às 10:29
Bom dia dn. Viviane! Quando vivemos pela fé ,o Senhor Jesus nos dá a coragem a ousadia de enfrentar os problemas e não deixar que o pessimismo da pessoa que as vezes,está do nosso lado venha nos influência é passar por cima de tudo pois eu tenho a luz que é Deus não irei mim calar ,pois a minha fé tem de ser vista não escondida. Na fé eia