68 – 3º Dia | Ser O Testemunho
- 4
- Jan
- 2017
4 de Janeiro | Quarta | João 11.6
Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.
O que deve fazer antes de ouvir o audio? Clique aqui.
Olá a todos os internautas!
Como é bom acordar cedo, logo pela manhã, e ter o nosso momento com Deus. É maravilhoso! Isso deixa-me muito feliz, especialmente quando aquela meditação fica “batendo” forte, me dá uma “sacudida” e me faz enxergar a mim mesma.
Hoje estaremos lendo, no livro de João, o capítulo 11, no versículo 6. Apenas um versículo, onde encontraremos algo muito interessante. Acompanhe:
“Quando ouviu, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.”
Quem ouviu?
O Senhor Jesus. Ele recebeu a notícia enviada pelas irmãs de Lázaro, dizendo que este estava enfermo.
E quando chegou aos Seus ouvidos, o que proferiu o Senhor Jesus? Ele disse: “Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus…”.
E algo interessante, que eu não comentei ontem, é que quando o Senhor Jesus falou da glória de Deus, significa que esta glória só pode ser manifesta quando há um problema.
Se não há um problema, de que forma a glória de Deus se pode manifestar?! E como poderá ser isto, se nem sempre vemos a resposta de Deus diante dos problemas?
Porque precisamos exercitar a fé! E isto provém de uma descoberta…
Por vezes, você quer copiar uma forma que usou lá atrás, mas não tem resultados, porque você não está realmente exercitando a fé, mas querendo copiar ou fingir que está na fé.
O significado de glória de Deus, nada mais é do que honrar a Deus. Agora a pergunta que lhe faço: Se você não manifesta a fé, você honra a Deus?
Por vezes, você honra apenas com as suas ofertas ou o seu dízimo, mas não O honra com a sua vida, que é você exercitar a fé no seu dia-a-dia, e não apenas diante de problemas específicos.
Você deve exercitar a fé quando vem a ansiedade, quando recebe notícias ruins, como aconteceu com o Senhor Jesus, quando recebeu a notícia da enfermidade de Lázaro. Ele ficou dois dias no local! Se naquela altura não haviam transportes, como carro, ônibus, trem, avião, então quanto tempo mais demoraria a chegar, se aguardou mais dois dias para sair?!
Ele não estava ansioso.
Veja que quando estamos na fé; a fé que “borbulha” e “queima” dentro de nós, que é uma certeza, uma convicção, uma segurança, sem qualquer tipo de dúvida… quando realmente estamos na fé, não olhamos para as circunstâncias com os olhos naturais e nem agimos de forma natural. Não nos comparamos ou olhamos para alguém, mas olhamos apenas para aquilo que cremos!
No entanto, só ficamos imbuídos desta certeza, desta fé, quando estamos odiando as coisas normais que fazemos – a fé natural – e reparamos o nosso jeito de ser, de agir diante dos problemas, de responder a certas coisas; quando deixamos de olhar para um problema grave e falar: “Como é que pode isso ou aquilo?!…”.
Você percebeu o que Jesus disse ao problema? Percebeu, quando Ele ouviu a notícia que Lázaro estava enfermo, como agiu?
Ele agiu como aquela sarça que ardia e falava com Moisés, que queimava e não se consumia, mas “dizia-lhe” o que ele tinha que fazer. A fé é isto! Não a faz sentir, mas olhar para o que tem que fazer; para aquilo que tem que materializar para Deus, mostrando o resultado da ação da sua fé.
E muitas vezes o erro está aqui: Você repara nos seus problemas e situações, e quando recebe uma notícia ruim fica logo agitada, querendo resolver o problema… Por vezes, até chora diante do mesmo, mostrando-se derrotada. Ao invés de o resolver, você alimenta-o ainda mais, acrescentando mais dor, mais problemas.
Mas quando vive a fé, a certeza, você repara a si própria.
E tem que aprender a fazer isto, porque nem sempre vai surgir uma pessoa de Deus que lhe vai dizer: “Não faça assim; está amarrado isso; olhe para a frente…”. E ainda que haja alguém para lhe dizer, você não pode esperar por ninguém! Porque esse Deus, esse fogo que queima, quer queimar dentro de si, e não que seja consumida ou abalada por uma notícia.
E eu vou dizer-lhe algo: Eu sou ser humano também, e me sinto abalada por muitas notícias, mas temos que reparar quando agimos dessa forma, para que nas próximas vezes tomemos uma iniciativa diferente, e não ficarmos agitadas.
Você vê que o Senhor Jesus ficou sob controle? É assim que você tem que fazer! A fé tem controle e não revela ansiedade, porque esta significa dúvida e medo. E porque motivo teríamos medo?!
Aquela enfermidade não era para a morte e sim para a glória de Deus, conforme lemos anteriormente. Significa que o problema que você está a enfrentar, não é para se destruir, “jogar tudo para o alto” e chorar, ou então ficar anos e anos da sua vida a dizer: “Pôxa, aconteceu isto e aquilo…”. Não!! Não é para isso, mas para glória de Deus!
Eu honro a Deus vivendo esta fé! Obedecendo à Sua Palavra e trazendo resultados para a minha vida. Não apenas uma cura de um ente querido, como foi o caso de Lázaro, mas também uma cura no meu interior, na forma como eu ajo e enxergo as coisas.
Eu quero que você repare a si mesma; na forma como age quando recebe uma notícia ruim… Não fique agitada, não fique angustiada, mas use a fé. Corrija aquela ansiedade, porque você, como ser humano, vai sentir, mas vai ter que corrigir, que se assistir, que reparar!
É isso que estamos a fazer nestes primeiros Dias do Ano, ao meditamos logo pela manhã na Palavra de Deus, para que possamos trazer vida ao nosso quotidiano.
Eu quero que você participe aqui no Blog, através dos seus comentários. Você que estava angustiada e ansiosa. Talvez até tenha meditado, preocupada com aquilo que tiraria de um versículo só… Mas perceba que cada versículo bíblico é importante, porque foi Deus que permitiu que estivesse escrito. Há a parte onde Deus fala, diretamente, e a parte que regista as ações do ser humano, justamente para que possamos enxergar como um espelho, a nossa vida.
Não tente ler um capítulo inteiro da Bíblia, porque em três versículos, em dois ou em apenas um versículo, há muita coisa para se falar e para você se reparar. E às vezes é isso que acontece… Ao final do dia, mesmo tendo lido um capítulo, você não observou, na sua vida, aquilo que lhe faltou fazer. Então, repare nos seus pensamentos, na forma como fala, como age, quais são as suas escolhas, porque é isso que vai fazer a diferença!
Um grande abraço para vocês, e amanhã estaremos aqui de volta.
Cynthia Rosa
Janeiro 8, 2017 às 1:35
Isso é muito forte, donna Vivi!
Achei muito interessante quando a senhora lê a parte em que o Senhor Jesus ficou dois dias no local, Ele verdadeiramente mostrou ali sua fé, Ele não se ansiou, mas deixou bem claro que cria no milagre que estava prestes á acontecer.
Eu quero ter essa fé, e a terei!
Beijo á todas as amigas leitoras.
Marcia
Janeiro 7, 2017 às 16:09
Boa tarde, poxa muito forte, nesses três versículo aprendi muitas coisas, e fazendo uma comparação desses comportamentos do sr Jesus com o meu e pude ver quantas vezes eu agir com uma fé natural, pude me enxergar, pois o sr Jesus viveu como nos aki na terra, tinha sentimentos, mas ele tinha uma visão espiritual, não natural, e isso q aprendir, ter essa mesma visão, para poder ver a gloria de Deus!
Lucas
Janeiro 7, 2017 às 12:07
Bom eu vejo que Lázaro estava nesta situação de enfermidade, mas so que ele tinha logo a soluçao. E esta enfermidade representa tudo aquilo que esta de ruim na nossa vida, e eu vejo que no momento que Lázaro recebeu a notícia que estava enfermo ele ja sabiá que estava enfermo, pois ele conseguia ver com os seus próprios olhos, mais ai e que esta o problema esta na forma de como nos olhamos para o momento de dificuldade? Se olhamos como Jesus sabendo que esse momento de “enfermidade” e para a honra e gloria dEle ou se olhamos para a situação, foi o que Lázaro fez e por isso veio a perecer pois não olhou para Deus a soluçao, mas olhou para o momento que estava passando. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.”
(Hebreus, 11)
Laura - Portimão
Janeiro 7, 2017 às 8:55
Bom dia linda Vivi !!!
Ontem quando meditei nos vers. do segundo áudio, logo depois passei por uma situação em que recebi um E -mail com uma notícia que eu não esperava, diz respeito a minha vida financeira.
Imeditamente me lembrei do que meditei de manhã, na hora veio aquele inferno de sentimentos e pensamentos ruins bombardeando minha mente, mas usei a minha fé e fui contra aquilo, não aceitei o que li de negativo e tomei uma posição diferente diante daquela situação, crendo que ela vai se resolver, não sei como, mas vai acontecer.
Lembrei da postura de Jesus, e pensei comigo mesma: isto é uma oportunidade pra Deus se manifestar na minha vida.
Só o fato de reagir assim, não fiquei desesperada, reclamando, duvidando, o que normalmente eu reagiria assim, pelo contrário, fiquei tranquila e continuei o meu trabalho e bola pra frente.
Procurei ver uma forma de resolver e não perder tempo com os sentimentos que estavam ali gritando dentro de mim.
No fim do dia recebo uma notícia por e-mail que existe uma outra alternativa, para resolver o meu problema, uma vez que eu não tinha um documento que precisava e sem ele ficaria impossível dar andamento nos meus projetos.
E resolvido a questão.
Era isso que queria dividir com a senhora e com as internautas.
Um grande abraço pra senhora.
Estou amando cada meditação, cada oportunidade que Deus tem me proporcionando.
Libia Vitorino
Janeiro 7, 2017 às 7:35
Eu estava muito agitada e ansiosa, isso está me prejudicando bastante. Muito obrigada estou na federal dar 100% ao meu Deus. Estou aprendendo muito.
Patrícia
Janeiro 7, 2017 às 0:49
Realmente as situações difíceis que vivemos nos levam a conhecer a nós mesmos . Estou nesta Fé de me tornar esta Sarsa ?