67 – 2º Dia | Ser O Testemunho
- 3
- Jan
- 2017
3 de Janeiro | Terça | João 11.3-5
Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
O que deve fazer antes de ouvir o audio? Clique aqui.
Olá a todos os internautas!!
Hoje estamos no segundo dia de SER O TESTEMUNHO. Acompanhe comigo a leitura do livro de João, capítulo 11, versículo 3:
“Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: ‘-SENHOR eis que está enfermo aquele que tu amas.’
(v. 4) E Jesus ouvindo isto disse: ‘-Esta enfermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o filho de Deus seja glorificado por ela’. ”
Ora, Jesus amava a Marta, a sua irmã e a Lázaro.
Lembrando, ontem lemos como Maria era identificada. Agora vamos ver como Jesus reagiu diante da situação:
Quando o Senhor Jesus foi avisado que Lázaro estava enfermo, repare: “E Jesus ouvindo isto disse: ‘-Esta efermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o filho de Deus seja glorificado por ela’. ” Veja como Deus vê o problema, Ele não o vê como algo que contribui para a sua destruição, mas como uma oportunidade de exercício de fé. Mas quando uma pessoa está diante de uma situação assim, difícil, ou de enfermidade, não reage assim… E eu sei, porque já passei também por uma situação difícil, de enfermidade. No ano de 2013, tive que usar a fé para ser curada, porque se assim não fosse, teria seguido mal durante o ano seguinte. Mas tive que descobrir como agir a minha fé.
Aparentemente, sabendo, conhecendo e falando de Deus, vendo as maravilhas do lado de fora das pessoas e as suas conquistas, normalmente você pensa que é algo natural. Mas quando enfrenta a situação, entende que não é assim tão natural. Tem que haver um exercício. Ou seja, aquele milagre que aconteceu na vida de outras pessoas que estão a dar testemunho, teve a participação da própria pessoa; houve uma decisão, uma fé activa por parte dela.
E o mesmo aconteceu quando Jesus escutou: “E Jesus ouvindo isto disse: ‘-Esta efermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o filho de Deus seja glorificado por ela’. ”
Se você olha para os problemas, para as circunstâncias – o que é normal, porque somos seres humanos – vai sentir muitas coisas, tais como a dúvida, medo, receios, inseguranças, sendo até mesmo incapaz de enxergar que o milagre pode realmente acontecer na sua vida. Mas quando estamos na fé é outra coisa!
Repare, então, que nem sempre estamos com a nossa fé em “alta”, porque esta tem que ser “aquecida” e vivida. Temos que estar em espírito para estar na fé.
Normalmente, somos levadas pelas circunstâncias, distraimo-nos com os afazeres e responsabilidades que temos. E aí deixamos de estar tão atentas à nossa fé, deixando de viver no espirito, e nos entregamos a uma fé natural.
É mais fácil viver na fé natural, do que viver nessa fé, que vê num problema uma oportunidade de exercicio de fé.
Sabe minha amiga internauta, é muito fácil você ler a Bíblia e julgar: “Que bacana!” Mas traga isso para a sua realidade; repare em si mesma, na forma como lida com os seus problemas e como vê as situações, diante dessas adversidades.
Quando somos confrontadas, quando vivemos uma doença ou uma situação difícil, económica ou familiar, como normalmente ficamos? Ficamos tristes, fala-se o que não se deve; queremos fugir para não ver o que se está a vivenciar dentro de casa, ou ocupar-se com o trabalho, para evitar ter que regressar a casa. Tudo para fingir que esse problema não nos afeta. Mas, na verdade, a pessoa disfarça e não resolve. E aqui, nesta passagem, podemos ver que o Senhor Jesus estava definido. Veja as palavras d’Ele e veja como você tem falado, ou fala.
Eu lembro de quando estava enferma, fiquei quase um ano assim… veja que estive durante esse tempo todo doente, a fazer o tratamento direitinho, tomando umas vitaminas para o meu cansaço mental, como tinha sido orientado pelos médicos… mas depois desse ano, eu tive que pensar, após o meu pai me dar uma “bronca” e dizer: “- Para de reclamar!”
Quando estamos numa fé natural, necessitadas, até fazemos tudo certinho, tudo aquilo que é orientado, mas nao temos um resultado. Nem tudo o que é natural resolve o nosso problema. Justamente para que apelemos à nossa fé, olharmos para Deus, sermos humildes e exercitarmos a fé.
Assim eu tive que fazer! Parar de reclamar e começar a fazer o oposto daquilo que estava a fazer, vigiando a minha forma de falar.
Da mesma forma também quero chamar a sua atenção. Repare o seu jeito de falar diante dos problemas que enfrenta, veja o que normalmente fala, como é o seu proceder, a maneira como vê esse problema.
Porque a forma como vê e fala desse problema, vai refletir a fé que está agindo neste momento: se é uma fé natural ou uma fé inteligente, racional, Bíblica.
E isso só vai poder perceber quando medita.
Repare! Vimos como o Senhor Jesus agiu diante de um problema e quais foram as Suas palavras. Ele ouviu o negativo, mas Ele falou o positivo, e assim temos que fazer também.
Muitas pessoas falam assim: “Em nome de Jesus!” Como se tivessem a pedir socorro, isto é, como se não cressem o bastante quando exerceram a sua fé. Então, usam o nome do Senhor Jesus para combater a dúvida, que está enorme dentro de si. Não!!
Essa certeza, essa fé, essa indignacão, é uma definicão, uma decisão daquilo que cremos, que é o que vai prevalecer.
E hoje ficamos por aqui.
Participe com o seu comentário e fale sobre as suas vivências; relate alguma situação difícil que tem enfrentado na sua vida, e se não tem reparado nas suas palavras, na forma como tem reagido diante dessas tribulações… Repare nisso e comece a ter uma iniciativa certa, com a fé inteligente! Tome a decisão de olhar para as promessas de Deus e crer.
Um grande abraço e até amanhã!!
priscila caroline
Abril 18, 2017 às 12:22
Isso vale pra todos oque tem te afligido .
Você pode se ajudar usando a sua fé sobrenatural não reclamando mas crendo que tudo vai bem para aqueles que cooperam e amam a Deus então independente do problema saiba que tudo passa e vai dar tudo certo.
Eu estou começando a ver de uma forma diferente oque estou passando anualmente me sentindo aliviada pois creio que vai passar .
ELISABETH FORTALEZA
Abril 18, 2017 às 9:49
Tá ligado d. Vivi! É isso mesmo! Temos que olhar os problemas e vermos, assim, uma oportunidade de exercitados exercitados nossa fé! Afinal, se nos prestarmos, de nada vai resolver, muito pelo contrário irá nos fazer perder , no sentido, de sairmos daquela situação vitoriosos!
Jaqueline Santos
Abril 14, 2017 às 17:00
Olá Dna Vivi!
Eu estou vivenciando um problema financeiro e esse áudio me ajudou a enxergar a como tem sido a minha postura dante desse problema e que preciso mudar.
Junior Thaynna Ribeiro
Abril 13, 2017 às 11:12
Muito forte a meditação de hoje.
Nos faz realmente parar e nos avaliar e ver se temos sido testemunhos de Deus, o Deus que servimos, ou a vergonha de ser somente mais um religioso.
Se começarmos enxergar nos problemas que passamos uma oportunidade de exercitar a nossa fé, iremos está cada vez mais íntimos de Deus, é isso que o deserto nos proporciona maior intimidade com Deus.
Agora, quando o problema surge, e apresentamos uma fé natural, nos acomodamos, e o problema passa a fazer parte de nós. Porém, quando agimos a nossa fé sobrenatural o nome de Deus é glorificado e nos tornamos testemunhas vivas da sua existência, que de fato o nosso Deus é vivo, grandioso e fiel.
A partir de hoje, irei observar a minha reação diante dos problemas, e apresentar a fé que eu recebi do Espirito Santo, para que eu venha me tornar um testemunho do Senhor Jesus.
Samanta
Abril 12, 2017 às 17:28
Muito legal dona Vivi, mas então quando deveríamos clamar o nome de Jesus ?
Bruna
Abril 10, 2017 às 10:08
Ola dona Vivi ,
Eu reparei que quando acontece algum problema que eu provoquei eu sinto me culpada , e quando sinto assim a minha fé fica lá em baixo porque eu não tenho confiança em mim, ou fico desacreditada de mim mesma e da minha fé. Mas assim como Jesus resposdeu positivo
Porque não se deixou contaminar pelas as circunstâncias que rodeava, assim devo agir. Não importa de quem foi a culpa. Uma coisa é certa, se eu ficar me lamentando , me entregando ao sentimento de culpa é não me revoltar eu não venço e o diabo vão se aproveitar , pois não estar a haver fé e sim sentimento é dúvida.