67 – 2º Dia | Ser O Testemunho
- 3
- Jan
- 2017
3 de Janeiro | Terça | João 11.3-5
Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
O que deve fazer antes de ouvir o audio? Clique aqui.
Olá a todos os internautas!!
Hoje estamos no segundo dia de SER O TESTEMUNHO. Acompanhe comigo a leitura do livro de João, capítulo 11, versículo 3:
“Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: ‘-SENHOR eis que está enfermo aquele que tu amas.’
(v. 4) E Jesus ouvindo isto disse: ‘-Esta enfermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o filho de Deus seja glorificado por ela’. ”
Ora, Jesus amava a Marta, a sua irmã e a Lázaro.
Lembrando, ontem lemos como Maria era identificada. Agora vamos ver como Jesus reagiu diante da situação:
Quando o Senhor Jesus foi avisado que Lázaro estava enfermo, repare: “E Jesus ouvindo isto disse: ‘-Esta efermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o filho de Deus seja glorificado por ela’. ” Veja como Deus vê o problema, Ele não o vê como algo que contribui para a sua destruição, mas como uma oportunidade de exercício de fé. Mas quando uma pessoa está diante de uma situação assim, difícil, ou de enfermidade, não reage assim… E eu sei, porque já passei também por uma situação difícil, de enfermidade. No ano de 2013, tive que usar a fé para ser curada, porque se assim não fosse, teria seguido mal durante o ano seguinte. Mas tive que descobrir como agir a minha fé.
Aparentemente, sabendo, conhecendo e falando de Deus, vendo as maravilhas do lado de fora das pessoas e as suas conquistas, normalmente você pensa que é algo natural. Mas quando enfrenta a situação, entende que não é assim tão natural. Tem que haver um exercício. Ou seja, aquele milagre que aconteceu na vida de outras pessoas que estão a dar testemunho, teve a participação da própria pessoa; houve uma decisão, uma fé activa por parte dela.
E o mesmo aconteceu quando Jesus escutou: “E Jesus ouvindo isto disse: ‘-Esta efermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o filho de Deus seja glorificado por ela’. ”
Se você olha para os problemas, para as circunstâncias – o que é normal, porque somos seres humanos – vai sentir muitas coisas, tais como a dúvida, medo, receios, inseguranças, sendo até mesmo incapaz de enxergar que o milagre pode realmente acontecer na sua vida. Mas quando estamos na fé é outra coisa!
Repare, então, que nem sempre estamos com a nossa fé em “alta”, porque esta tem que ser “aquecida” e vivida. Temos que estar em espírito para estar na fé.
Normalmente, somos levadas pelas circunstâncias, distraimo-nos com os afazeres e responsabilidades que temos. E aí deixamos de estar tão atentas à nossa fé, deixando de viver no espirito, e nos entregamos a uma fé natural.
É mais fácil viver na fé natural, do que viver nessa fé, que vê num problema uma oportunidade de exercicio de fé.
Sabe minha amiga internauta, é muito fácil você ler a Bíblia e julgar: “Que bacana!” Mas traga isso para a sua realidade; repare em si mesma, na forma como lida com os seus problemas e como vê as situações, diante dessas adversidades.
Quando somos confrontadas, quando vivemos uma doença ou uma situação difícil, económica ou familiar, como normalmente ficamos? Ficamos tristes, fala-se o que não se deve; queremos fugir para não ver o que se está a vivenciar dentro de casa, ou ocupar-se com o trabalho, para evitar ter que regressar a casa. Tudo para fingir que esse problema não nos afeta. Mas, na verdade, a pessoa disfarça e não resolve. E aqui, nesta passagem, podemos ver que o Senhor Jesus estava definido. Veja as palavras d’Ele e veja como você tem falado, ou fala.
Eu lembro de quando estava enferma, fiquei quase um ano assim… veja que estive durante esse tempo todo doente, a fazer o tratamento direitinho, tomando umas vitaminas para o meu cansaço mental, como tinha sido orientado pelos médicos… mas depois desse ano, eu tive que pensar, após o meu pai me dar uma “bronca” e dizer: “- Para de reclamar!”
Quando estamos numa fé natural, necessitadas, até fazemos tudo certinho, tudo aquilo que é orientado, mas nao temos um resultado. Nem tudo o que é natural resolve o nosso problema. Justamente para que apelemos à nossa fé, olharmos para Deus, sermos humildes e exercitarmos a fé.
Assim eu tive que fazer! Parar de reclamar e começar a fazer o oposto daquilo que estava a fazer, vigiando a minha forma de falar.
Da mesma forma também quero chamar a sua atenção. Repare o seu jeito de falar diante dos problemas que enfrenta, veja o que normalmente fala, como é o seu proceder, a maneira como vê esse problema.
Porque a forma como vê e fala desse problema, vai refletir a fé que está agindo neste momento: se é uma fé natural ou uma fé inteligente, racional, Bíblica.
E isso só vai poder perceber quando medita.
Repare! Vimos como o Senhor Jesus agiu diante de um problema e quais foram as Suas palavras. Ele ouviu o negativo, mas Ele falou o positivo, e assim temos que fazer também.
Muitas pessoas falam assim: “Em nome de Jesus!” Como se tivessem a pedir socorro, isto é, como se não cressem o bastante quando exerceram a sua fé. Então, usam o nome do Senhor Jesus para combater a dúvida, que está enorme dentro de si. Não!!
Essa certeza, essa fé, essa indignacão, é uma definicão, uma decisão daquilo que cremos, que é o que vai prevalecer.
E hoje ficamos por aqui.
Participe com o seu comentário e fale sobre as suas vivências; relate alguma situação difícil que tem enfrentado na sua vida, e se não tem reparado nas suas palavras, na forma como tem reagido diante dessas tribulações… Repare nisso e comece a ter uma iniciativa certa, com a fé inteligente! Tome a decisão de olhar para as promessas de Deus e crer.
Um grande abraço e até amanhã!!
eliane
Janeiro 3, 2017 às 11:50
Bom dia dona Viviane. Realmente estou passando por dificuldades mas ao entender esta palavra vou aplicá la hoje em minhas atitudes.Obrigada.
Suenny Andrews
Janeiro 3, 2017 às 11:50
Bom dia D. Vivi .
Na minha meditação vi essa fala do Senhor Jesus também como se fosse no dia mau que cada um de nós passamos, é tudo uma oportunidade de mudança de agir a Fé. Eu passo por dias ruins como todos passam, mas só eu posso dizer como ele vai terminar , se eu agir a Fé Inteligente ele terminará bem, com o Senhor Jesus glorificado através daquele problema porque eu o coloquei acima do problema, mas se eu agir um sentimento em vez da Fé eu não terei resultado e é esse problema só aumentará e não será resolvido dentro de mim .
milena
Janeiro 3, 2017 às 11:49
Muito forte, muitas vezes não sabemos lidar com os problemas ou situações vivemos uma fé normal, mas temos que viver uma sobrenatural! Obrigada Dna. Vivi
Silvana
Janeiro 3, 2017 às 12:07
D. Vivi…não via dessa maneira,focava triste e não agia.
Agora aprendi como a reagir diante uma dificuldade.
Obrigada.
Priscyla Martins Souza de Jesus
Janeiro 3, 2017 às 11:49
Bom dia dona Viviane, hoje me chamou muita atenção na meditação antes de ouvir o áudio, li em Ezequiel 22; 17 ao 21, Deus estava indignado com o povo que aparentemente era de Deus mas tinha atitudes contrária, e Ele isso que essas pessoas era como uma escória, que quando o ferro é colocado no fogo ele está impuro e o fogo o purifica, e esses resíduos que saem é as escórias, e Deus compara essas pessoas a isso, quer dizer quando ela passa por um problema ao invés dela ser purificada, ela se transforma nas impurezas, e juntando com a meditação do blog entendi como devo agir diante dos problemas. muito forte, obrigada pela meditação.
milena
Janeiro 3, 2017 às 11:47
Muito forte, muitas vezes não sabemos lidarem com os problemas ou situações vivemos uma fé normal, mas temos que viver uma sobrenatural! Obrigada Dna. Vivi
Tabitha M
Janeiro 3, 2017 às 11:47
Bom dia doña Vivi, quando eu passei pra situation dificil eu ficava triste e com duvidas que Deus poderia mudar a minha situacion. Mas eu passei pra uma ultima situacion que mudo tudo em mi e hoje eu confia em mes Deus mas vou trabalhar pra sempre tem confianca em meu Salvador que me ama este ano.
Te abraça e que Deus abençoa vc ?