51 – O REINO DE DEUS : Você multiplica ou tem medo?
- 3
- Out
- 2024
Aqui nesta vida, neste mundo, há aquelas pessoas que prosperam muito, elas investem no seu conhecimento, trabalham, investem na sua carreira, nos seus estudos, se aprimoram e acabam tendo sucesso e muito dinheiro.
Neste reino, muitas pessoas até olham para você e julgam pela sua aparência e pelo seu conhecimento, não é assim? E no Reino dos Céus, como é isso?
“Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e multiplicou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, multiplicou também outros dois. Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.” Mateus 25:14-18
Será que Deus se agrada daquele que tem medo de multiplicar, que esconde?
“E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.” Mateus 25:19
Se você é um servo de Deus, você vai prestar contas de tudo que Deus tem lhe dado, tudo que Ele tem investido em você.
As pessoas falam assim: “Ah, Deus é bonzinho, Ele não vai pedir prestação de contas nem nada…”
Não, não! Você tem que se situar que Deus é o Senhor, e nós devemos agradá-Lo, respeitá-Lo, porque Ele é o Criador, e tem todo o direito. E isso porque Ele é misericordioso, Ele dá tempo, Ele ensina, estimula, fortalece.
E se Deus faz tudo isso, você acha que Ele não tem direito de pedir a prestação de contas daqueles a quem Ele deu todo investimento?
Deus não é coração, Deus é inteligência e Ele nos trata da forma correta, inteligente, justa. Quando Ele pede a prestação de contas aos Seus servos é porque Ele deu todas as condições para que eles se desenvolvessem.
“Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que multipliquei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Mateus 25:20,21
Quando Ele diz bom, está falando de eficiência, de estar pronto, de agir, e ainda fiel, ou seja, que amou o seu Senhor. Quando fala de fidelidade está falando de amor, de constância. Então, Deus dá mais para ele, porque ele foi fiel.
“E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles multipliquei outros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Mateus 25:22,23
Veja que ele não se comparou com o outro que havia recebido cinco talentos, mas ele investiu e multiplicou mais dois talentos.
E Deus Se alegra que você multiplique, que dê frutos. E esse fruto não é gerar um monte de criança no mundo, não é isso! Não é de você prosperar simplesmente, não! Mas esse multiplicar é você desenvolver a fé, porque aqui se trata de entrar no gozo do Senhor. Você acha que Deus precisa que você multiplique o ouro que você tem? Ele é o Dono do ouro e da prata, foi Ele que criou todas essas coisas!
Para Deus importa que você desenvolva a sua fé, que não seja indolente, que não seja tímido, que você seja destemido, porque para multiplicar algo que lhe foi confiado, você tem que desafiar a si mesmo, tem que exercitar a sua fé.
“Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Mateus 25:24-25
Olha como esse servo mostra o motivo pelo qual ele recebeu apenas um talento, porque ele não tinha estrutura para receber mais, e por isso ele não aprendeu a olhar para si mesmo e mudar o seu ponto de vista.
Em vez de olhar para o seu senhor como benigno, que investiu tanto nele, que confiou, teve paciência, e por isso ser grato, ele preferiu olhar para o seu senhor como um homem duro.
Talvez você é um tipo de pessoa muito sensível, que não pode ser disciplinado, não pode ser orientado, não pode falar certas verdades para você, porque você sente tudo, se machuca, pois é, os outros servos não viram Deus como duro, mas esse servo viu.
E por isso, esse servo não fez nada, não desenvolveu, não exercitou nada da sua fé.
“Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.” Mateus 25:26-28
De repente você é alguém que se diz cristão, mas está sempre com medo, olhando as pessoas com maus olhos, sempre achando que as pessoas são injustas, está sempre colocando desculpa para
você não frutificar. Arranca esse mal que está dentro de você e desenvolva o que você tem!
Deus não é injusto! Portanto, tire esses maus olhos, mude, arrependa-se e saia dessa vida!
Não fique se escondendo por trás de uma posição que você tem, daquilo que você recebeu, achando que tudo é injusto.
Pare com isso e reaja! Usa a sua fé nas suas dificuldades.
É isso que Deus vai pedir para prestarmos contas. E você tem recebido muito, mas o que você tem feito com o que Ele tem te dado?
Todos os episódios da série “O Reino de Deus” estão disponíveis em nossos canais oficiais:
Spotify: https://open.spotify.com/show/1VXZpraGs3ANHbAFgPNlNj
Youtube: https://www.youtube.com/@vivianebfreitas
#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#ReinodeDeus#ReinodosCéus#Jesus#Talento#ParáboladosTalentos#Episódio51