41 – De que forma julgamos?

Viviane Freitas

  • 18
  • Ago
  • 2014

41 – De que forma julgamos?

  • 18
  • Ago
  • 2014


Olá amigos internautas, é um prazer estar aqui novamente com todos vocês, em continuação à leitura do Livro de João.

E essa alegria, não é apenas por vos acompanhar e ensinar acerca do que a Palavra de Deus me tem trazido. Mas, é prazeroso, porque, à medida que damos, recebemos.

Tudo o que durante os 40 Dias meditámos, revelou-se maravilhoso, para mim; foram dias marcantes! Eu pude “ver” o Senhor Jesus, aprender, conhecê-Lo de uma forma, como nunca antes: o Seu caráter, maneira de ser, atitudes… a Sua dependência de Deus. O Seu testemunho falou, e tem falado muito comigo, a cada dia.

À medida que vamos conhecendo a Deus, vamo-nos enxergando cheios de falhas e erros, e é incrível, porque, quando nos percebemos desta forma, não nos vemos julgados e condenados por Deus, mas sentimos a Sua misericórdia, compaixão, o Seu grande amor. E foi isso que aconteceu durante os 40 Dias. No Templo, só se veio a concluir tudo aquilo que eu estava à procura. Eu vi claramente o que o Senhor Jesus queria de mim.

Assim que eu tiver oportunidade, vou compartilhar convosco aqui no Blog.

Mas hoje, gostaria de focar, em continuação ao Livro de João, o que está escrito no capítulo 8, versículo 15:

“Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo. Se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, porém eu e aquele que me enviou. Também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim.” (Jo.8:15-18)

Nós, seres humanos, julgamos de acordo com os nossos sentimentos. Segundo os cinco sentidos, e não diante do que aprendemos com Deus. E é nisso, certamente, que baseamos o nosso julgamento. Isso desagrada a Deus e, igualmente, a nós próprios. Pois, pela medida que julgamos, seremos julgados. Na medida que olhamos e sentimos, aquilo também nos está a ferir, porque o sentimento não colabora para usarmos a fé, mas faz-nos “sentir” cada vez mais.

Quando usamos a fé inteligente, colocamos de lado o que sentimos e baseamo-nos naquilo que cremos. Assim, não julgamos da mesma forma.

“Se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, porém eu e aquele que me enviou.”

Quando o Senhor Jesus julga, não o faz porque sente ou acha, mas pelo que é verdadeiro, reto, justo.

E dirá você: “Mas eu também julgo pelo que é verdadeiro e justo…”. Não, nem sempre! Normalmente julgamos pelo que sentimos, de forma a assegurar a nossa razão, a apoiar aquilo que achamos. Só que a fé inteligente não está relacionada ao que sentimos, mas ao que é puro, racional.

Muitas vezes, pensamos que a pessoa não nos entendeu, não fez o que gostaríamos que ela fizesse, quando, na realidade, é você que se está a sentir assim, incompreendida. E isto, porque travou lutas passadas, dentro de si, e espera que outros a entendam, em virtude do seu passado triste e amargurado; que ajam da mesma forma que você agiria, em lugar deles. Mas, a verdade, é que não enfrentaram o mesmo passado que você.

A forma como julga, tem tudo a ver com o que sente. Isso a corrói por dentro: Afasta-se, fica amargurada; o seu rosto, o brilho de pessoa extrovertida, alegre, espontâneo, passa a ser “trevas”. Os sentimentos transformam o seu semblante.

Então, o “segredo” é não estarmos sós, pois, de outra forma, vamos destruir-nos pelo que julgamos.

“…porém eu e aquele que me enviou.”

Amiga internauta, para dar um basta nesse olhar, ou para que não cometa esse erro, tem que vigiar. Talvez isso não evite que sinta, mas fará com que esteja em vigia, para colocar isso de lado.

Quando não permanece só, no seu mundo egocêntrico, ideias e ponto de vista, mas permite que a Palavra de Deus, que o Senhor Jesus, façam parte da sua vida, então, terá bons olhos, entenderá, não esperará nada em troca.

O Senhor Jesus não esperava nada em troca de Deus, mas submetia-Se à vontade do Pai!

E assim devemos fazer, ainda que, por vezes, nos fira, porque as razões e sentimentos, estão à “flor” da pele. Mas todas as vezes que nos afundamos nisso, mais nos corroemos por dentro. Quando permitimos que a Palavra de Deus nos limpe, é totalmente diferente, pois não permitimos que as circunctâncias mudem o nosso semblante e interior. Ficamos em sintonia com Deus.

“Também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro.Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim.”

O Senhor Jesus testifica d’Ele, em virtude da Sua dependência do Pai. Sabia, por isso, que não tinha direito de impor a Sua vontade, mas permitir que Deus o fizesse, em Seu lugar.

Assim também Deus vai testificar em relação a si, quando se coloca nesta condição; Ele também testificará a seu respeito, transparecendo em sua vida.

Não será aquela pessoa pesada, com as suas ideias e pensamentos, que a corrompem, que a estragam e ferem. Quando se submete a Deus, torna-se livre, leve, feliz e independente de circunstâncias. É isso que Ele tem para si!

Um grande abraço.

Estaremos em contato, através dos áudios, todas as segundas, quartas e sextas. Aproveite cada intervalo de dias, para continuar a meditar em cada versículo que abordámos.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

33 comentários

  1. BOM DIA D, VIVIANE QUE BOM QUE OS AUDIOS VOLTARAM! E O QUE A SENHORA FALOU HOJE É A PURA VERDADE ME PEGO ENXERGANDO MINHAS FALHAS E VENDO NO QUE POSSO MUDAR P/ AGRADAR E ME APROXIMAR MAIS DELE. SEI QUE SOU MUITO FALHA MAIS PROCURO ATRAVES DA PALAVRA MUDAR MEU COMPORTAMENTO , MEUS PENSAMENTOS, LER MAIS A PALAVRA, ENFIM QUERO ESTAR JUNTO DE DEUS. VOU PRATICAR O QUE A SENHORA FALOU DANDO CONTINUIDADE HOJE E AMANHÃ P/ QUARTA ESTAR MAIS REVESTIDA E ENTENDER MELHOR O AUDIO. O QUE EU POSSO FAZER MAIS P/ ME APROXIMAR DE DEUS? UM ABRAÇO E ATÉ QUARTA- DONI.

    Ver mais
  2. Ola D. Viviane

    não via a hora de recomeçarmos , e podem ate não entender o porque de querer tanto , mas eu sei ,
    Sei que vivi dias que aprendi e me aproximei de Deus muito ,foram dias maravilhodsos, e só fico na expectativa do que vai ser agora
    Obrigada por nos ajudar , que Deus abençoe cada dia mais a senhora e sua família

    Clenilda Salomão – Rio de mouro

    Ver mais
  3. Ola bom dia, pura verdade ainda que nós tentamos ser justos mas a verdade é que por vezes deixamos o sentimento nos influenciar, também muitas vezes senti me incompreendido mas na verdade era só sentimento.
    Muito obrigado pelo seu post pois serviu totalmente para mim.

    Ver mais
  4. Bom Dia ,estarei nesta meditação.
    Coloquei a me observar,ontem mesmo,eu pensava em uma situação,que tenho vivido ,com meu irmão.
    E conversava com o Senhor Jesus .
    E hoje eu ouvi, toda vez que eu seguia a minha filosofia de vida,me fazia julgar e sentir dor.
    Mas usando a fé,lendo e aprendendo segundo a Palavra de Deus,sai o fardo.

    Eu estava querendo que ele tivesse a fé,para resolver o problema de saúde,mas hoje ,eu vi ,tem que haver essa parceria.
    O que eu vou fazer??
    Não ficar só,não sugar isso para mim,eu estou sentindo no momento,mas eu quero estar com O Senhor Jesus , afinal é plano DEle.
    Quero ficar em sintonia com Deus!Quero estar ligada,não vou impor minha vontade,os meus desejos,não , a ninguém ,nem a Deus.
    O que mais eu posso querer de Deus? Ele em mim,já me faz livre,independente dessa doença,independente desta situação..posso ser livre,e não vou cobrar esta fé de ninguém,vou viver essa fé em mim,e assim creio que Deus fará Essa Luz chegar a muitos.
    Obrigada

    Ver mais
  5. Bom dia as forma julgama tem se respondar as preguntas em frenta do jusica em todo .

    Ver mais
  6. Bom Dia Viviane,

    quando estamos com Deus, quando não estamos sós, a nossa visão sobre nós próprias ou sobre os outros muda, porque Deus nos dirige, nos exorta. E quando damos ouvidos ao que Deus nos fala, testificamos Dele, ou seja, provamos Dele e, consequentemente, testemunhamos o Seu poder nas nossas vidas.

    Que Deus a abençoe.

    Ver mais
1 2 3 6