3º Dia: Porque o seu semblante está descaído?

Viviane Freitas

  • 22
  • Set
  • 2015

3º Dia : Porque o seu semblante está descaído?

  • 22
  • Set
  • 2015

Olá a todos os internautas!

É um prazer estar aqui convosco, neste Jejum dos 21 dias. Hoje já é o 3º dia!

Então, porque é que o seu semblante está descaído? Este é o tema de hoje!
Gostaria que abrisse a Bíblia, pois há muitas coisas a serem faladas…

Você que anda com o semblante triste, fica chateada com situações ao seu redor, com pessoas que estão perto de si; quando elas são beneficiadas, você fica triste e pensa: “Ela casou, ou o meu irmão”; “A minha irmã têm preferências…”; “No meu trabalho, “fulano” é bem remunerado e muito requisitado, enquanto eu sou esquecida…”

Está em pleno Jejum e encontra-se aí, com o rosto triste! Está chateada com alguma coisa que aconteceu.

Acompanhe comigo e veja como o coração bate… e “bate” para as emoções! Em Gêneses 4:3.

“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;
ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.
Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?
Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”   (Gêneses 4:3-7)

Aqui está escrito, minha amiga internauta, algo bem direto ao ponto! Você, eu, todos nós, apresentamos ofertas. E poderá perguntar: “Que ofertas?” Ofertas dizem respeito a algo que eu ofereço! Veja a de Caim…

“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim…”  (Gêneses 4:3)

Aconteceu que um dia, você fez algo e trouxe daquilo para o seu chefe, para os seus pais, para o seu responsável… Trouxe uma oferta, fez um favor, ofereceu alguma coisa.
Caim trouxe frutos da terra, não era algo que não poderia ser aceite, era alguma coisa que prestava! Abel, por sua vez, trouxe também, só que ele trouxe das primícias do seu rebanho! Caim trouxe do fruto da terra e Abel das primícias do seu rebanho, que era seu, e da gordura deste!

“…Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta…”  (Gêneses 4:4)

O que apresenta, oferece, já seja para o seu patrão, para os seus pais, para os seus amigos, companheiros de guerra, etc. E isso é agradável, ou não! Você pode ser agradável e a sua oferta também! Está escrito que: “…Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta…” (Géneses 4:4) Não se agradou apenas da sua oferta! Foi de quem era Abel e da sua oferta.

“…ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou.”  (Gêneses 4:5)

Não se agradou nem de Caim, de quem ele era, e tão pouco do que ele estava a oferecer!

“…Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.” (Gêneses 4:5)

“Engraçado”, que quando oferece algo que não é aceite, fica irada! Porquê? Porque não está a olhar para a justiça… Olha para o seu “umbigo”, para a sua imagem! Quer ser bem aceite, mas não quer olhar para a sua oferta e nem tão pouco está a olhar para si própria!

Aqui fala Deus de Abel, de Caim e das suas ofertas!

Veja o seguinte:

“…Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.” (Gêneses 4:5)

Olhe só, como o seu semblante tem a ver com o seu coração! Está nestes 21 dias com o propósito de ser “um com Deus”, quer receber o Espírito Santo ou quer se fortalecer, desenvolver a sua vida espiritual, entretanto você e a sua oferta, não têm sido agradáveis! Se fossem, quem não é batizado com o Espírito Santo seria batizado! E quem já é, estaria a desenvolver…

Então, se mudar o nome de Caim para Abel, irá ver que Caim ficou irado… Abel não ficou! Como ele tinha dado as primícias, o seu melhor, certamente se Deus não se agradasse de alguma coisa, diria: “Está bem! Eu quero fazer o melhor! Quero o que é justo!”

Caim não viu o que fez de errado… Ficou zangado e irado!

“Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?” (Gêneses 4:6)

Que Deus maravilhoso! Veja como Ele fala… Faz uma pergunta! Apela para a sua inteligência.

“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta…” (Gêneses 4:7)

Procedeu mal e o pecado surge: Fica irado, com inveja, vai guardar mágoa, vai olhar com maus olhos e as consequências são inevitáveis: a “fila” de sentimentos virá juntamente, porque fez o que era mau.

“…o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” (Gêneses 4:7)

Quando a pessoa não oferece o que é o melhor e quando ela não é o melhor, não olha para o que é justo. Então vem a consequência, os desastres na sua vida! O pecado trás uma “fila” de sentimentos que não esperam, mas atacam! Agora a si, cumpre-lhe dominar: os maus olhos, um julgamento, a auto-suficiência, o orgulho, a prepotência, a inveja, a crítica, a difamação, etc.

Minha amiga internauta, tudo isto é consequência do coração!

Pergunto, a si que lê este post, neste exato momento: “Vai para a reunião e o que faz lá?” Desculpe a minha audácia, mas é porque eu estou a olhar para a sua alma! Não vou aceitar, ficar a “tapar o sol com a peneira”, não existe “peneira que tape”, porque a luz chega até si, agora! Quando chega à reunião faz-se de vitima dizendo: “Deus, ninguém me entende…” E fica chateada com as coisas que está a viver, quando está a oferecer o que é mau! Como pessoa não se oferece a Deus; como alguém que quer algo justo. Quer algo justo para os seus egoísmos, para as suas vontades! Não para o que é certo!

Depois busca o Espírito Santo: “Vem Espírito Santo! Vem! Eu quero ser batizada com o Espírito Santo! Não entendo porque é que não sou batizada…” Fica zangada, fica triste! Cheia de sentimentos, a olhar para trás, para os seus amigos, para as pessoas à sua volta que conquistam, enquanto está estagnada! O real motivo para estar nessa situação é pelas suas escolhas! Foi você que decidiu dar essa oferta e ser quem está a ser!

Preste bem atenção como fala com Deus! Quando falar com Ele na sua oração, peça misericórdia! Diga: “Jesus, eu tenho o meu semblante caído, porque na realidade estou a olhar para o meu “umbigo”, para o meu egoísmo! Mas quero mudar! Quero servir-Te! Se eu ofereci algo que não é aceitável, então Meu Deus, eu quero ter um coração segundo o Teu, ser flexível para mudar… Não quero “achar” que sou…”

E ali há um despojamento da sua pessoa; não são as palavras exatas que disse, mas vêm do seu íntimo, do que está a viver, daquilo que se passa consigo. Fale com sinceridade diante de Deus, porque vê a sua injustiça!

Não fique irada quando as coisas não saem do seu jeito, da forma que gostaria.

“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”  (Gêneses 4:7)

Agora vai ter que dominar esses “turbilhões” de sentimentos…

É a sua vez! São 21 dias em que se está a ausentar das informações, a distanciar-se daquilo que a enfraquece, então olhe para si! Pare de olhar para os demais, para quem quer que seja!

Se está a olhar para alguém, é porque não olha para si!

Internauta, deixe aqui o seu comentário!
Com todo o prazer vou ler e quero saber um pouco sobre si…
O que se passa? Estava com o semblante descaído? Sim? Comente aqui!
Coloque o seu nome e a cidade onde está!

Um grande abraço para vocês! Até amanhã!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

405 comentários

    Bom dia DnaVivi,
    o meu semblante nao anda caido, porque reconhece a minha real condiçao
    diante do Senhor.
    Reconhece que estavo na igreja mas com os meus pès na beira do inferno (mesmo sendo Batizada com o Espitito Santo) , mas Deus foi tao misericordioso que me resgatou.
    Nao dedicava tempo nenhum a Deus, lia a biblia por obrigaçao de manha e ao ditar, ficavo o dia inteiro enfrente a Tv, nao assistia a TVUniversal, estavo perdida.
    Quando começou o Jejum me dava um nò na cabeça, pensei atè em desistir mas no 2°Dia percebi que a minha oraçao tinha vida,quando estavo participando da Palavra Amiga do Bispo fui atè a Deus e reconheci os meu erros, as falhas e entrou dentro de mim uma allegria tao grande, começei a adorar a Deus com todo o meu intendimento, e o Espirito Santo foi me enchendo e està me enchendo a cada dia.

    Ver mais

    Bom dia D.Vivi
    Tenho 19 anos e estou na igreja desde que me entendo por gente.
    Ja fui candidata a obreira, mais me afastei por um tempo, e estou “firme” aparentemente a 1 ano e pouco.
    Acreditava eu ter o Espirito Santo, mais por ter caido em tentação, a dúvida entrou e foi que me afastei.
    E agora que estou de volta, sempre procurei fazer o meu melhor, nunca quiz que ninguém visse o que fazia e faço, e então me perguntava: “porque ainda não tenho a certeza de que o Espirito Santo está dentro de mim? Se todos que me olham, estão a me perguntar porque não fui para o CPO, porque ainda não tenho o E.Santo…” E até então não sabia responder essas perguntas.
    Quando comecei a ler os seus posts do jejum de daniel, encontrei a resposta para esses porques que me rondavam.
    Porque não adianta eu fazer tudo que eu ache certo, com até a intenção boa, se não olhar somente para si, olhar para fulano que não ta fazendo, para ciclano ali criando contendas, se ficar a olhar para as coisas que acontecem ao redor e perder o foco de si.
    Então agora sim, tenho a certeza de que Deus tem se agradado de mim, pois tenho olhado para mim . E tenho fé de que esse jejum nao vai acabar sem a minha resposta.
    Obrigada por seus alertas.
    Beijos

    Ver mais

    Dona Viviane,

    Bom dia!

    Muito forte este post, pois fez eu olhar sob outro parâmetro para a história de Abel e Caim e ver que o Senhor não se agradou apenas da oferta de Caim e sim do próprio Caim!!!! Devemos antes de tudo ser antes de fazer pois de nada adianta fazer e estar com nosso interior corrompido! Deus abençoe a senhora!

    Ver mais

    Olá dona Vivi, o post de hoje caiu como uma luva pra mim,pois este final de semana ocorreu algo que não esperava ,fui há uma vigília e estava fazendo proposito me preparando pra essa vigília para eu receber o Espírito Santo, mais isso não aconteceu e no final da busca fiquei chateada,tanto que não consegui conter as lagrimas e chorei,meu semblante está caído,por dentro não sei explicar direito como estou ,mas não está nada bem. Vi que eu estava olhando para o que eu queria e se eu estivesse olhando pra mim e não pra minhas vontades ,por que eu quero o Espírito Santo mais que tudo na minha vida ,mais esse turbilhões de sentimentos tem me sufocado ,pelo fato de não recebe-Lo varias coisas se passam em minha cabeça,não sei mais nem por onde ir e nem o que fazer,mais se eu estivesse dado o meu melhor com certeza eu seria humilde o suficiente para querer dar o melhor,sabe dona eu consegui compreender e tenho que agir ,mas confesso dona Vivi que nem sei por onde começar mas tenho que mudar ,não quero ser levada pelos os sentimentos que estão dentro de mim, até mesmo minhas orações estou sem saber o que falar com Deus, igual estou no 21 dias abri mão de face ,do whats, de tudo,mais a minha conexão com Deus está distante ainda ,não estou conseguindo falar com Deus as vezes só consigo pensar no que tenho que dizer,mais na hora de falar é como se tudo sumisse ,como se tudo apagasse de minha mente, quero viver essa conexão,mais estou perdida em meio há esse turbilhão de sentimentos e pensamentos em mim, a sra pode me dizer o qual direção tomar,o que fazer ? Porque quero mudar dona,ontem mesmo ,tudo que eu estava tentando meditar não conseguia me concentrar e absorver nada. O post de hoje me ajudou mais estou com dificuldade de absorver as coisas de entender. O que devo fazer pra mudar isso em mim?
    Obrigada dona Vivi ,e que Deus te abençoe a cada dia mais.
    BH-MG

    Ver mais

    Ola D. Viviane, a cada dia que passa o Espirito Santo vem me fortalecendo ,me renovando e me avivando cada vez mais e procuro sempre oferecer a melhor oferta. E reconheço que preciso mudar, e nesse jejum estou colocando todas minhas forças e dando o meu melhor pra Deus.
    Daniele , Tupa SP

    Ver mais

    Ola D. Viviane, a cada dia que passa o Espirito Santo vem me fortalecendo ,me renovando e me avivando cada vez mais e procuro sempre oferecer a melhor oferta. E reconheço que preciso mudar, e nesse jejum estou colocando todas minhas forças e dando o meu melhor pra Deus.

    Ver mais
1 18 19 20 21 22 67