3º Dia : Porque o seu semblante está descaído?
- 22
- Set
- 2015
Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco, neste Jejum dos 21 dias. Hoje já é o 3º dia!
Então, porque é que o seu semblante está descaído? Este é o tema de hoje!
Gostaria que abrisse a Bíblia, pois há muitas coisas a serem faladas…
Você que anda com o semblante triste, fica chateada com situações ao seu redor, com pessoas que estão perto de si; quando elas são beneficiadas, você fica triste e pensa: “Ela casou, ou o meu irmão”; “A minha irmã têm preferências…”; “No meu trabalho, “fulano” é bem remunerado e muito requisitado, enquanto eu sou esquecida…”
Está em pleno Jejum e encontra-se aí, com o rosto triste! Está chateada com alguma coisa que aconteceu.
Acompanhe comigo e veja como o coração bate… e “bate” para as emoções! Em Gêneses 4:3.
“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;
ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.
Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?
Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” (Gêneses 4:3-7)
Aqui está escrito, minha amiga internauta, algo bem direto ao ponto! Você, eu, todos nós, apresentamos ofertas. E poderá perguntar: “Que ofertas?” Ofertas dizem respeito a algo que eu ofereço! Veja a de Caim…
“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim…” (Gêneses 4:3)
Aconteceu que um dia, você fez algo e trouxe daquilo para o seu chefe, para os seus pais, para o seu responsável… Trouxe uma oferta, fez um favor, ofereceu alguma coisa.
Caim trouxe frutos da terra, não era algo que não poderia ser aceite, era alguma coisa que prestava! Abel, por sua vez, trouxe também, só que ele trouxe das primícias do seu rebanho! Caim trouxe do fruto da terra e Abel das primícias do seu rebanho, que era seu, e da gordura deste!
“…Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta…” (Gêneses 4:4)
O que apresenta, oferece, já seja para o seu patrão, para os seus pais, para os seus amigos, companheiros de guerra, etc. E isso é agradável, ou não! Você pode ser agradável e a sua oferta também! Está escrito que: “…Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta…” (Géneses 4:4) Não se agradou apenas da sua oferta! Foi de quem era Abel e da sua oferta.
“…ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou.” (Gêneses 4:5)
Não se agradou nem de Caim, de quem ele era, e tão pouco do que ele estava a oferecer!
“…Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.” (Gêneses 4:5)
“Engraçado”, que quando oferece algo que não é aceite, fica irada! Porquê? Porque não está a olhar para a justiça… Olha para o seu “umbigo”, para a sua imagem! Quer ser bem aceite, mas não quer olhar para a sua oferta e nem tão pouco está a olhar para si própria!
Aqui fala Deus de Abel, de Caim e das suas ofertas!
Veja o seguinte:
“…Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.” (Gêneses 4:5)
Olhe só, como o seu semblante tem a ver com o seu coração! Está nestes 21 dias com o propósito de ser “um com Deus”, quer receber o Espírito Santo ou quer se fortalecer, desenvolver a sua vida espiritual, entretanto você e a sua oferta, não têm sido agradáveis! Se fossem, quem não é batizado com o Espírito Santo seria batizado! E quem já é, estaria a desenvolver…
Então, se mudar o nome de Caim para Abel, irá ver que Caim ficou irado… Abel não ficou! Como ele tinha dado as primícias, o seu melhor, certamente se Deus não se agradasse de alguma coisa, diria: “Está bem! Eu quero fazer o melhor! Quero o que é justo!”
Caim não viu o que fez de errado… Ficou zangado e irado!
“Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?” (Gêneses 4:6)
Que Deus maravilhoso! Veja como Ele fala… Faz uma pergunta! Apela para a sua inteligência.
“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta…” (Gêneses 4:7)
Procedeu mal e o pecado surge: Fica irado, com inveja, vai guardar mágoa, vai olhar com maus olhos e as consequências são inevitáveis: a “fila” de sentimentos virá juntamente, porque fez o que era mau.
“…o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” (Gêneses 4:7)
Quando a pessoa não oferece o que é o melhor e quando ela não é o melhor, não olha para o que é justo. Então vem a consequência, os desastres na sua vida! O pecado trás uma “fila” de sentimentos que não esperam, mas atacam! Agora a si, cumpre-lhe dominar: os maus olhos, um julgamento, a auto-suficiência, o orgulho, a prepotência, a inveja, a crítica, a difamação, etc.
Minha amiga internauta, tudo isto é consequência do coração!
Pergunto, a si que lê este post, neste exato momento: “Vai para a reunião e o que faz lá?” Desculpe a minha audácia, mas é porque eu estou a olhar para a sua alma! Não vou aceitar, ficar a “tapar o sol com a peneira”, não existe “peneira que tape”, porque a luz chega até si, agora! Quando chega à reunião faz-se de vitima dizendo: “Deus, ninguém me entende…” E fica chateada com as coisas que está a viver, quando está a oferecer o que é mau! Como pessoa não se oferece a Deus; como alguém que quer algo justo. Quer algo justo para os seus egoísmos, para as suas vontades! Não para o que é certo!
Depois busca o Espírito Santo: “Vem Espírito Santo! Vem! Eu quero ser batizada com o Espírito Santo! Não entendo porque é que não sou batizada…” Fica zangada, fica triste! Cheia de sentimentos, a olhar para trás, para os seus amigos, para as pessoas à sua volta que conquistam, enquanto está estagnada! O real motivo para estar nessa situação é pelas suas escolhas! Foi você que decidiu dar essa oferta e ser quem está a ser!
Preste bem atenção como fala com Deus! Quando falar com Ele na sua oração, peça misericórdia! Diga: “Jesus, eu tenho o meu semblante caído, porque na realidade estou a olhar para o meu “umbigo”, para o meu egoísmo! Mas quero mudar! Quero servir-Te! Se eu ofereci algo que não é aceitável, então Meu Deus, eu quero ter um coração segundo o Teu, ser flexível para mudar… Não quero “achar” que sou…”
E ali há um despojamento da sua pessoa; não são as palavras exatas que disse, mas vêm do seu íntimo, do que está a viver, daquilo que se passa consigo. Fale com sinceridade diante de Deus, porque vê a sua injustiça!
Não fique irada quando as coisas não saem do seu jeito, da forma que gostaria.
“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” (Gêneses 4:7)
Agora vai ter que dominar esses “turbilhões” de sentimentos…
É a sua vez! São 21 dias em que se está a ausentar das informações, a distanciar-se daquilo que a enfraquece, então olhe para si! Pare de olhar para os demais, para quem quer que seja!
Se está a olhar para alguém, é porque não olha para si!
Internauta, deixe aqui o seu comentário!
Com todo o prazer vou ler e quero saber um pouco sobre si…
O que se passa? Estava com o semblante descaído? Sim? Comente aqui!
Coloque o seu nome e a cidade onde está!
Um grande abraço para vocês! Até amanhã!
Solange Nogueira
Setembro 22, 2015 às 11:42
Olá d.Viviane. Meu nome é Solange, sou de Belém do Pará. Ao ouvir sua mensagem, eu meditei e reconheço que não tenho oferecido o meu melhor a Deus. Não tenho apresentado uma oferta agradável e não tenho sido agradável. Buscava o Espírito Santo, mas não me sacrificava. Estou participando do Jejum de Daniel e agradeço a Deus por estar tendo essa oportunidade, pois conheço a igreja Universal a 15 anos, mas já me afastei várias vezes. Mas desta vez decidir voltar e ficar firme até o fim. Vou começar a sacrificar e buscar com todas as forças o Espírito Santo.
Jessica
Setembro 22, 2015 às 11:41
Isso nos revela o quanto o nosso coração esta ligado ao nosso semblante,, o nosso semblante expõe o q se passa dentro de nos!! O que me chamou atenção foi o que Ele fala ” Porventura se procederes bem, não há de se levantar o seu semblante?” então ficou bem claro que de acordo com as minhas ações se eu procedo de maneira correta, se eu obedeço é o meu semblante há de se levantar, assim tenho paz, tenho alegria, tenho concordância no meu lar, com as pessoas ao meu redor, enfim tenho vida!! O nosso Deus é lindo.
bruna
Setembro 22, 2015 às 11:33
Bom Dia D.Vivi. Esse audio me ajudou muito. Porque era exatamente o que estava acontecendo comigo. Abriu minha visão. Estava oferendo o pior para Deus em tudo. E me achava no direito de lhe cobrar algo. Quanta hipocrisia. Mais agora sei por onde começar. Deus abençoe.
marcela
Setembro 22, 2015 às 11:30
Bom dia dona vivi .
Comecei a acompanhar seus áudios hoje, pois não sabia dele e uma amiga me recomendou.
Olha esse áudio essas palavras vieram de encontro a mim. Porque a tempos que venho a buscar o Espírito Santo e até hoje não fui e ficava triste por isso. Mas eu confesso que eu não estava dando,fazendo o meu melhor para Deus. Eu estava dando a Ele qualquer coisa, não ia além. Achando que orar, ler a bíblia,renunciar minha carne, é suficiente para receber o Espírito Santo.
Confesso que Deus já tinha falado comigo que eu precisava me lançar 100% a Ele. Só que com este áudio de hoje eu passei a entender com clareza.
Vou agora mesmo me esvaziar com meu Pai, pedir perdão a Ele pela minha ignorância, por ter dado a Ele migalhas e ainda pedir o Espírito dEle.
Dona vivi muito obrigada, quero levar essa mensagem comigo para sempre. Para que nunca mais eu ofereça a Deus qualquer coisa.
Deus abençoe a senhora.
Que ele possa lhe usar ainda mas .
Beijo grande .
Marina Teixeira - V.N.Gaia
Setembro 22, 2015 às 11:27
Bom dia! Aquilo que eu apresento e ofereço pode ser agradável ou não. Se eu ofereço o meu melhor, aquilo que vem de mim, as primícias, agrado a Deus. Mas se eu ofereço com intenção de ser aceita, estou a agir com o sentimento, e o sentimento trás outros sentimentos. Quando eu ofereço algo que não é uma oferta agradável a Deus não devo irar-me, mas sim reconciliar-me com Deus, buscar mudar e ser sincera com Ele.
Daniela- Santa Catarina
Setembro 22, 2015 às 11:23
Bom dia Dona Vivi, é muito forte e interessante, pois eu estou colhendo algo que eu plantei justamente por um comportamento explosivo e irado como este. Mas mesmo doendo, sei que pedi a Deus que me moldasse, e sei que quando Deus molda, dói, machuca, mas sempre vale a pena, pois nos tornamos pessoas melhores e sinceramente, é bom demais…
Todos os dias, separava um momento para Deus, antes de retornar à Obra, porém com o tempo, fui me ocupando com funções, namoro, principalmente namoro, e o tempo em que eu tirava para Deus, foi sendo preenchido com discussões, preocupações de onde ele estaria… e minha vida se apagando, e meu semblante caindo dia-a-dia, Deus já havia falado, mas não estávamos a obedecer, queríamos fazer do nosso jeito, até que uma situação deu um basta, e percebi o quanto Deus estava zelando pela minha alma. Desde o início do Jejum, tenho separado um tempo para Deus, e ontem foi maravilhoso, tive o que há muito tempo não havia mais. Estava angustiada, me sentindo vítima (como a sra colocou acima), triste, chorando sem parar, mas dobrei os meus joelhos e derramei ali a minha vida, senti-me leve, em paz e feliz, e ali naquele momento Deus falou comigo, que estava tentando chamar minha atenção a um bom tempo, mas eu não estava a ouvir Sua voz.
Tenho certeza de que esse Jejum não é mais um, não na minha vida.