21 dias de Jejum – 3º Dia
- 25
- Set
- 2013
Justificado por Deus
Olá, mais uma vez. Este é o terceiro dia do Jejum. E tenho a certeza que, para si, que tem “sede”, será diferente e renovador. Porque quando ardentemente O deseja, e revela essa “aflição”, tudo é diferente!
Para os que não revelam essa “sede” serão apenas dias iguais aos outros…
Quando está sensível à voz de Deus, “abatida”, pela falta do Espírito Santo, consoante falámos no primeiro dia, Deus está junto com os “abatidos” de espírito, precisamente porque estes se encontram sensíveis e sedentos. Porque está humilde, de coração aberto e disposta a ouvir.
“Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano.O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.” (Lc.18:9-14)
Todos os que estão confiantes em si mesmos e se consideram mais justos que os demais, oram de forma contrária à humildade e à sinceridade, e, comparando-se, exaltam-se perante os outros.
Devemos prestar atenção, pois não sendo perfeitos, podemos cometer este erro. E quem está sujeito a fazê-lo, senão aqueles que estão dentro da Igreja? São estes os mais aptos a tornarem-se “fariseus”, alegando que “não há necessidade”… Que não farão da forma orientada, pois não são “maus”, comparecem na Igreja à quarta-feira, aos domingos, nas vigílias. Criticam e comparam-se a quem assim não faz… Acham-se melhores e vivem, assim, enganados.
Todo o ser humano sente, e quando assim é, diz a si mesmo: “Eu não sou como aquele; não faço aquelas coisas…”. Até pode não afirmá-lo em oração, mas no seu interior nutre sentimentos que o afastam de Deus.
Interessante, que o publicano, nem ousava levantar os olhos.
Quando estamos, de fato, necessitados, ao reparar nos nossos próprios erros e falhas, não existe termo de comparação. Mas quando nos temos como justos, “descemos” injustificados do Altar…
Amiga, porque motivo ainda não foi batizada com o Espírito Santo?
Porque entrou e saiu da mesma forma, da presença de Deus. Não agiu como o “publicano, com o objetivo de mudar para si mesma, porque odeia o seu pecado e não tolera os seus erros.
Ainda diz: “Todas as pessoas erram.” E, nisto, vai nutrindo o pecado, apaziguando-o, e permitindo que este permaneça no seu interior.
Não há como ser humilde sem enfrentar o problema, sem resolver a questão. E quando está definida, não adia, mente, engana, mas expõe o que está a acontecer.
Seja sincera, vá decidida para a Igreja… Busque em casa, onde estiver, defina o objetivo de falar diretamente sobre esta questão, com Deus, em oração. Persiga o seu alvo, porque não pode entrar nestes 21 Dias, sem ser justificada e batizada com o Espírito Santo.
E quem já o é, tem que sair renovada, deixar a vida velha e experiências antigas, partindo para uma mudança de vida, de visão, de atitude, que abrange os seus pensamentos, ideias, objetivos.
Faça o que deve ser feito e vá além!
Deixe aqui o seu comentário e diga-nos como estão a ser estes 21 Dias.
Um grande abraço!
Joana - Porto
Setembro 25, 2013 às 11:30
Olá, D. Vivi!
Confesso que estou sendo me tornei como esse fariseu que era um pecador e nao vejo o quanto necesssito de Deus.
Estas mensagens têm sido muito esclarecedoras.
Agora é hora de olhar para dentro de mim e odiar o meu pecado, me tornando humilde e sincera. Sem orgulho. Buscar ter essa sede de Deus.
Susana Ribeiro - Lisboa
Setembro 25, 2013 às 11:26
A nossa necessidade é enorme, em tudo temos que ser humildes, não nos compararmos a ninguém mas sermos verdadeiros adoradores, não por aquilo que fazemos mas por aquilo que somos. Neste jejum quero me renovar, ter novas experiências e me renovar. Já estamos no 3º dia e Deus já me mostrou algo, onde eu tenho que ser firme, porque ali eu verei vitoria.
Lassalete Santana-sede internacional de Lisboa-Chelas
Setembro 25, 2013 às 11:22
Bom dia D.Vivi e D.Nethy
Nesse Jejum tenho olhado para dentro de mim, estando atentas as minhas atitudes e aos meus erros pois enquanto eu olhar para mim eu não tenho tempo de olhar para os erros dos outros, cada segundo desses 21dias para mim tem sido precioso.
Eu estou aqui para ser renovada, avivada, buscando uma nova experiencia tenho vivido esse Jejum como se foce o ultimo .
Um forte Abraço até amanhã!
fernanda Ferreira
Setembro 25, 2013 às 11:20
Bom Dia D.Viviane .verdade, hoje me despertou ,quando fala que nao podemos olhar aos outros ,(mesmo que esses outros sejam os de dentro de nossa casa ),temos que olhar para nós mesmos e ir mais alem, ter nova experiencias com Deus ,foi muito bom ,muito forte ter ouvido hoje a Viviane ,estamos no jejum de Daniel com todas nossas forças com um objectivo ,Deus abençoe obg.
Maria Céu Antunes / Almada
Setembro 25, 2013 às 11:13
Bom dia d. Vivi.
Estou muito feliz por mais este jejum de Daniel, estou sendo renovada, Deus me tem revelado do que preciso para Lhe ser mais próxima. Ele quer mais de mim e me tem mostrado que com Ele eu posso.
Para eu viver em novidade de vida eu preciso me humilhar sempre perante a soberania de Deus, confiar no Seu poder, na Sua justiça, ser sincera no meu diálogo, quando me dirijo a Ele devo fazê-lo com humildade de espírito e confiante do seu perdão, da sua misericórdia, da sua justiça.
Quero que esta minha sede de Deus seja constante e que pelo exercício contínuo da fé tudo se faça novo em mim.
Eu sei como é triste não ter o Espírito Santo, sei o que é viver segundo as circunstâncias, sei o que é não ter paz, sei o que significa não ter alegria.
Jamais eu quero voltar a esse estado de escuridão.
Jesus me deu esta oportunidade maravilhosa que eu não quero perder, jamais.
Muito Obrigada JESUS por me contemplar com o seu Espírito que é Santo e por me renovar a cada dia.
D. Vivi não há palavras suficientes e não há nada palpável neste mundo que me permita expressar a imensa gratidão pelo amor constante de Jesus .
Muito obrigada por estes áudios e por este ensino salutar que colocado em prática conduz o/a ouvinte a uma verdadeira aliança com Deus, consequentemente o recebimento/ renovação do Espírito Santo.
Beijinho.
Catarina Dias
Setembro 25, 2013 às 11:13
Já percebi que Deus não quere que eu seja certinha mas que de o meu máximo, que eu seja humilde, pois só assim me conseguirei ajudar… Parece difícil… Mas vou continuar pedindo ajuda nesse proposito, desta vez para obedecer e nao fazer do meu jeito… E vou acertar!… Obrigada.