3º dia – Quem é testemunha de Jesus?
- 12
- Jun
- 2014
Quem é Testemunha de Jesus?
Hoje já é o terceiro dia do Jejum de Jesus, e eu tenho a certeza que aqueles que forem humildes para reconhecerem as suas falhas, erros e faltas, diante de Deus, e fizerem a sua parte, estes serão Um com Ele! E não apenas nestes 40 Dias, mas para sempre, se perseverarem até ao fim.
Vamos falar hoje sobre a testemunha de Jesus. Quem será esta?
“Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João.Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.” (Jo.1:6-9)
Uma das coisas que se salienta, neste trechos, é que João testificava a respeito da luz. E como poderá testificar a respeito da luz, se você está perdida?
Sabe que há alguma coisa de errado consigo, mas não enxerga o que é…. Então, não pode ser uma testemunha de Jesus, ainda que evangelize, aconselhe, atenda ou pregue. Se está perdida, tem dúvidas ou é ansiosa, de que forma testificará a esse respeito?
Se, eventualmente, estiver ansiosa, por algum motivo, mas isso não se verifica sempre, é normal, pois somos humanos. Mas, sendo ansiosa por natureza, como pode testificar da luz? Porque a luz não é ansiedade, mas revela direção. A luz torna visíveis todas as coisas.
E, muitas vezes, as pessoas não reconhecem a sua condição espiritual; sabem que existe algo de errado, percebem que certas coisas que fazem, estão mal, são conscientes disso, mas não conseguem vencer essa situação.
Então, não podem testificar a respeito da luz!
Por isso estamos a viver este Jejum de Jesus, para que seja sensível à sua situação. Não se distraia com nada; foque e repare em si mesma.
E perguntará: “Viviane, como poderei saber o que está errado comigo? Quero descobrir, enxergar. Estou disposta a ver essa luz. Não há problema se me vai ferir ou decepcionar.”
Se está realmente disposta, você procura, busca… Fala com Deus, expondo quem tem sido. E outra coisa que a ajudará, é conversando com alguém, como um pastor ou uma esposa de pastor. Acredito que uma pessoa pode desenvolver muito mais, quando é acompanhada.
Se vive sozinha, na sua fé, há coisas que, certamente, não enxergará de forma tão clara… Mas se expuser o que está dentro de si, e procurar ajuda, isso também a ajudará! Nessa atitude, estará também a revelar humildade, porque nem sempre a pessoa quer falar de si, especialmente a mulher. Pode até ser simpática, ter amigas, mas o seu Ser, a confusão, a dúvida, e o que está a acontecer no seu interior, não expõe, porque tem vergonha e receio de julgamento.
Mas, na verdade, quando expõe à luz, falando com um homem e uma mulher de Deus, que também têm luz própria, porque se enxergaram, certamente será ajudada.
“Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.”
Veja que Deus não desce, e aparece para si, mas usa o Seu servo, o servo que foi sensível, que se enxerga, vê a si próprio, corrige e está sempre a avivar a sua fé. Como? Da mesma forma como estamos a ler estas passagens Bíblicas, juntas, neste momento!
Mas, o que reparo, é que as pessoas lêem a Palavra de Deus, assumindo apenas uma consciência, sem trazer para a sua própria vida. É como se estivessem a ler uma história, e não a Palavra de Deus, que é vida, que “corta”, que separa o erro, a dúvida e dá direção!
Preste atenção: Todos virão a crer, por seu intermédio, quando existir essa luz; quando o trabalho começa no seu interior e você se enxerga! Quando a luz vem, todas as coisas ocultas, que nem você entende a seu respeito, passa a entender, pois a luz tudo revela!
Nós não somos a luz, mas quando recebemos essa luz de Deus, também conseguimos ser usados para iluminar a outros. Como eu aceitei essa luz, e estou a brilhar, certamente brilharei perante os demais, sendo, eu mesma, o testemunho. Assim, conseguirei ajudar quem está perdido.
“Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.”
Toda a pessoa que se enxerga, é porque está contantemente a vigiar: Reparando os seus pensamentos, a sua oração, a forma como vai à Igreja, como é no dia a dia, como reage perante as suas fraquezas, se permanecem dentro de si, ou se as vence; se pisa nos problemas, nas dúvidas, medos, timidez, insegurança. Se permite que a Palavra em que meditou, faça parte da sua vida! Assim, testemunhará, e é impossível que alguém que testemunha a respeito de Deus, fique calado! Não pode viver uma vida egocêntrica, no seu “mundinho”. Quando se testifica, ensina-se a outras pessoas. Transfere-se, naturalmente, a luz!
Convido-a, aproveitando esta oportunidade, a refletir sobre a sua vida, a pensar, pois a fé inteligente – não emotiva – faz uma análise de si própria, repara as suas ações, atitudes e frutos, para que, então, confira se a palavra faz parte de si, ou não.
Após refletir, participe, escrevendo o seu comentário. Ainda que assuma que não está a ver a luz, ou que se encontra perdida. Não há problema no facto de se enxergar, mas é uma oportunidade!
Claudinéia
Junho 24, 2014 às 5:00
Muito bacana, D. Vivi, me abençoou.
Uma testemunha de Jesus fala do que viu e ouviu, jamais pode se calar!!!
Beijos!
Tamili - Curitiba/PR
Junho 22, 2014 às 20:34
Ainda nao estou vendo a luz, mas vou me empenhar e creio que Jesus nao vai me deixar sozinha. Bjs dn.Vivi
Elsa Rivera
Junho 22, 2014 às 17:53
Ola doña Viviane
Testimonio a respeto de La luz espiritual ..
Ablar con Dios esforsarse conalbar con el
Ablar con pastor o con la esposa del pastor
estas honbre y mujer de Dios estan para testimoniar
si yo soy el testimonio tengo que reparar mis errores conmigo misma y Orar constante para resibir la luz
reparando su personalidad ,su timides su nervios
esta es nuestra oportunidad
Juliana Esteves - V. N. Gaia
Junho 21, 2014 às 23:49
Olá D. Viviane,
Só passei a ser testemunha de Jesus quando me comecei a ver como alma primeiro para depois então ajudar outras pessoas.
Quando me coloquei aos pés de Jesus e busquei mudar a minha maneira de ser para assim agradá-lo passei a enxergar as coisas de maneira diferente e me libertei de tudo o que atrapalhava a minha vida com Deus naquele momento.
Hoje, ainda estou nesta busca de melhorar a cada dia . Sei que ainda tenho muito para descobrir a meu respeito, mas estou disposta a isso, e sei que essa 40Tena, é mais uma oportunidade que tenho para enxergar aquilo que ainda não vejo.
Beijinhos!
Alcina Pinto
Junho 21, 2014 às 16:44
Olá d.Viviane para mim foi muito difícil,aceitar que a luz que eu trazia era a minha própria vontade,pois era testemunha de mim mesma,não adianta de nada falar bonito,estar bem bonita quando dentro eu me via as escuras,mas estou a perseguir arrancar esse meu Eu que me levou a perder com Deus.
Um abraco
Susana Martinho
Junho 20, 2014 às 15:41
Eu já me senti algumas vezes perdida, mesmo aconselhando outras pessoas, eu não me via, não me corrigia, muitas vezes eu não trazia para a minha vida aquilo que eu lia na palavra de Deus, hoje eu busco a cada dia essa luz para me ver, pra mudar o que tiver escondido que até outros estejam a ver e eu ainda não tenha conseguido ver, através desta luz eu serei essa testemunha de Jesus e passarei a estar vigiando-me constantemente, no meu agir, nas minhas fraquezas, vencendo todas as inseguranças.