3º dia – Quem é testemunha de Jesus?
- 12
- Jun
- 2014
Quem é Testemunha de Jesus?
Hoje já é o terceiro dia do Jejum de Jesus, e eu tenho a certeza que aqueles que forem humildes para reconhecerem as suas falhas, erros e faltas, diante de Deus, e fizerem a sua parte, estes serão Um com Ele! E não apenas nestes 40 Dias, mas para sempre, se perseverarem até ao fim.
Vamos falar hoje sobre a testemunha de Jesus. Quem será esta?
“Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João.Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.” (Jo.1:6-9)
Uma das coisas que se salienta, neste trechos, é que João testificava a respeito da luz. E como poderá testificar a respeito da luz, se você está perdida?
Sabe que há alguma coisa de errado consigo, mas não enxerga o que é…. Então, não pode ser uma testemunha de Jesus, ainda que evangelize, aconselhe, atenda ou pregue. Se está perdida, tem dúvidas ou é ansiosa, de que forma testificará a esse respeito?
Se, eventualmente, estiver ansiosa, por algum motivo, mas isso não se verifica sempre, é normal, pois somos humanos. Mas, sendo ansiosa por natureza, como pode testificar da luz? Porque a luz não é ansiedade, mas revela direção. A luz torna visíveis todas as coisas.
E, muitas vezes, as pessoas não reconhecem a sua condição espiritual; sabem que existe algo de errado, percebem que certas coisas que fazem, estão mal, são conscientes disso, mas não conseguem vencer essa situação.
Então, não podem testificar a respeito da luz!
Por isso estamos a viver este Jejum de Jesus, para que seja sensível à sua situação. Não se distraia com nada; foque e repare em si mesma.
E perguntará: “Viviane, como poderei saber o que está errado comigo? Quero descobrir, enxergar. Estou disposta a ver essa luz. Não há problema se me vai ferir ou decepcionar.”
Se está realmente disposta, você procura, busca… Fala com Deus, expondo quem tem sido. E outra coisa que a ajudará, é conversando com alguém, como um pastor ou uma esposa de pastor. Acredito que uma pessoa pode desenvolver muito mais, quando é acompanhada.
Se vive sozinha, na sua fé, há coisas que, certamente, não enxergará de forma tão clara… Mas se expuser o que está dentro de si, e procurar ajuda, isso também a ajudará! Nessa atitude, estará também a revelar humildade, porque nem sempre a pessoa quer falar de si, especialmente a mulher. Pode até ser simpática, ter amigas, mas o seu Ser, a confusão, a dúvida, e o que está a acontecer no seu interior, não expõe, porque tem vergonha e receio de julgamento.
Mas, na verdade, quando expõe à luz, falando com um homem e uma mulher de Deus, que também têm luz própria, porque se enxergaram, certamente será ajudada.
“Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.”
Veja que Deus não desce, e aparece para si, mas usa o Seu servo, o servo que foi sensível, que se enxerga, vê a si próprio, corrige e está sempre a avivar a sua fé. Como? Da mesma forma como estamos a ler estas passagens Bíblicas, juntas, neste momento!
Mas, o que reparo, é que as pessoas lêem a Palavra de Deus, assumindo apenas uma consciência, sem trazer para a sua própria vida. É como se estivessem a ler uma história, e não a Palavra de Deus, que é vida, que “corta”, que separa o erro, a dúvida e dá direção!
Preste atenção: Todos virão a crer, por seu intermédio, quando existir essa luz; quando o trabalho começa no seu interior e você se enxerga! Quando a luz vem, todas as coisas ocultas, que nem você entende a seu respeito, passa a entender, pois a luz tudo revela!
Nós não somos a luz, mas quando recebemos essa luz de Deus, também conseguimos ser usados para iluminar a outros. Como eu aceitei essa luz, e estou a brilhar, certamente brilharei perante os demais, sendo, eu mesma, o testemunho. Assim, conseguirei ajudar quem está perdido.
“Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.”
Toda a pessoa que se enxerga, é porque está contantemente a vigiar: Reparando os seus pensamentos, a sua oração, a forma como vai à Igreja, como é no dia a dia, como reage perante as suas fraquezas, se permanecem dentro de si, ou se as vence; se pisa nos problemas, nas dúvidas, medos, timidez, insegurança. Se permite que a Palavra em que meditou, faça parte da sua vida! Assim, testemunhará, e é impossível que alguém que testemunha a respeito de Deus, fique calado! Não pode viver uma vida egocêntrica, no seu “mundinho”. Quando se testifica, ensina-se a outras pessoas. Transfere-se, naturalmente, a luz!
Convido-a, aproveitando esta oportunidade, a refletir sobre a sua vida, a pensar, pois a fé inteligente – não emotiva – faz uma análise de si própria, repara as suas ações, atitudes e frutos, para que, então, confira se a palavra faz parte de si, ou não.
Após refletir, participe, escrevendo o seu comentário. Ainda que assuma que não está a ver a luz, ou que se encontra perdida. Não há problema no facto de se enxergar, mas é uma oportunidade!
fatima laranjeira Cenaculo do porto
Junho 14, 2014 às 21:55
Boa noite
eu sendo humilde e reconhecer os meus erros ai eu deixo o meu eu e tambem serei essa luz que Deus quer que todos nos que somos servos sejamos Deus abençoe
Elaine Franco
Junho 14, 2014 às 21:52
Olá, Sra Viviane.
Agradeço a Deus por ter essa luz dentro de mim, e ter condições de levar essa luz para outras pessoas por meio do meu testemunho vivo.
Beijos
Elsa Loulé
Junho 14, 2014 às 20:27
Boa Tarde Dona Viviane muito forte este audio realmente muitas das vezes eu deixo a ansiedade prevalecer e quando aquilo que estou esperando não acontece eu acabo por desistir e isso me revela que eu não estou usando a fé inteligente e mais uma vez me deixo ser levada pelo o sentimento, é algo que eu tenho que combater e vencer pois o sentimento me impede de ouvir a voz de Deus e tomar atitudes que com certeza iriam mudar a minha vida, neste jejum eu vou vencer o sentimento.
Carla Mateus | Peniche
Junho 14, 2014 às 19:21
A Dn. Viviane começou o aúdio de hoje dando uma dica “chave” para esta quarentena, e sobretudo para sempre, se a pessoa perseverar nisso.
Como SER uma com ELE – dedicação, humildade, reconhecimento das minhas falhas diante de Deus e fazer a minha parte.
E será que eu tenho sido uma testemunha de Jesus…o que existe dentro de mim…a minha presença reflete a luz ou as trevas, e da minha boca o que sai?!
Daí a importância de a todo o instante nos “enxergarmos” em tudo o que fazemos, somos e pensamos. Não é só a minha alma que está em “jogo”. Dependendo do meu “estado” espiritual e a minha comunhão com Deus eu tenho o poder de levar uma pessoa até Jesus ou simplesmente contribuir em levá-la para a destruição – o inferno.
A senhora falou uma palavra muito forte – DISPOSIÇÃO – se eu me “enxergo” e sou humilde para reconhecer os meus erros e realmente quero mudar isso, e se eu deixo essa luz me revelar, então eu me disponho, eu busco em Deus. Mas isso tem que ser um querer, ou melhor, uma entrega constante, e é precisamente aí que eu falho. Eu reconheço os erros mas eu não sou constante em buscar em nEle a mudança.
Como a senhora falou: eu tenho de aproveitar este problema (a falta de disposição/o viver pelo sentir) e encará-lo como uma oportunidade para mudar essa situação.
Abraço!
Katia Cardoso
Junho 14, 2014 às 19:03
Querida Vivi,
Como é bom essas quarentenas… são boas porque sacrificamos tudo para buscar o que existe de melhor neste mundo – Ser um com Ele.
Trazendo para minha vida vejo que nas situações que passamos é para revelar o que realmente trazemos dentro do nosso interior, se é uma teoria ou se realmente estamos vivendo aqui que dizemos saber e principalmente ser. Se estamos sendo de verdade essa testemunha viva do Deus que servimos e acreditamos.
Tenho vivenciado isso dia a dia na minha vida.
Beijocas.
Natanaele
Junho 14, 2014 às 17:13
Quem nasce de Deus não vive de informações a pessoa pode até não saber da biblía mas se o pouco que ouve PRÁTICA AÍ A DIFERENÇA (Confiança,paz,certeza) não há reservas oque DEUS pede faz.A prática vale mais que mil palavras.Esse jejum está sendo muito pra me pois hontem a noite antes de dormir ouvi essas palavras falei com Deus e Ele oque quer de me?( Q eu não peça nada e sim eu der que até então não havia revolta dentro de de ver muitas pessoas nas garras do diabo(Ele falou comigo que tenho que lutar por almas porque a VOLTA ESTÁ PERTO DOQ NUNCA.E descobrir que não tenho colocado toda a minha força para evangelizar(Mais hoje eu já determinei que vou sair de um jeito que nuca evangelizei dar o meu melhor para Deus(Como eu me lembrei do 3° dia do Jejum de JESUS q diz: Ele não era a luz,mas veio para que testificasse a respeito da luz,a saber, a verdadeira luz,que vindo ao mundo,ilumina a todo homem.João 1:6-9
Oque compriendir e tiro minhas conclusões é que eu não sou a luz,mais vim para que testificasse a respeito da luz e ILUMINAR A TODO(SENHO TESTEMUNHA VIVA E FIEL DE JESUS AQUI NA TERRA esses 40 dias estão sendo maravilhosos na minha vida daqui até ainda vou ter muito a contar. HÁ QUE DIA HOJE VAI FAZER 1 mês que eu fui selada com o Espiríto Santo