3º dia – Quem é testemunha de Jesus?
- 12
- Jun
- 2014
Quem é Testemunha de Jesus?
Hoje já é o terceiro dia do Jejum de Jesus, e eu tenho a certeza que aqueles que forem humildes para reconhecerem as suas falhas, erros e faltas, diante de Deus, e fizerem a sua parte, estes serão Um com Ele! E não apenas nestes 40 Dias, mas para sempre, se perseverarem até ao fim.
Vamos falar hoje sobre a testemunha de Jesus. Quem será esta?
“Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João.Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.” (Jo.1:6-9)
Uma das coisas que se salienta, neste trechos, é que João testificava a respeito da luz. E como poderá testificar a respeito da luz, se você está perdida?
Sabe que há alguma coisa de errado consigo, mas não enxerga o que é…. Então, não pode ser uma testemunha de Jesus, ainda que evangelize, aconselhe, atenda ou pregue. Se está perdida, tem dúvidas ou é ansiosa, de que forma testificará a esse respeito?
Se, eventualmente, estiver ansiosa, por algum motivo, mas isso não se verifica sempre, é normal, pois somos humanos. Mas, sendo ansiosa por natureza, como pode testificar da luz? Porque a luz não é ansiedade, mas revela direção. A luz torna visíveis todas as coisas.
E, muitas vezes, as pessoas não reconhecem a sua condição espiritual; sabem que existe algo de errado, percebem que certas coisas que fazem, estão mal, são conscientes disso, mas não conseguem vencer essa situação.
Então, não podem testificar a respeito da luz!
Por isso estamos a viver este Jejum de Jesus, para que seja sensível à sua situação. Não se distraia com nada; foque e repare em si mesma.
E perguntará: “Viviane, como poderei saber o que está errado comigo? Quero descobrir, enxergar. Estou disposta a ver essa luz. Não há problema se me vai ferir ou decepcionar.”
Se está realmente disposta, você procura, busca… Fala com Deus, expondo quem tem sido. E outra coisa que a ajudará, é conversando com alguém, como um pastor ou uma esposa de pastor. Acredito que uma pessoa pode desenvolver muito mais, quando é acompanhada.
Se vive sozinha, na sua fé, há coisas que, certamente, não enxergará de forma tão clara… Mas se expuser o que está dentro de si, e procurar ajuda, isso também a ajudará! Nessa atitude, estará também a revelar humildade, porque nem sempre a pessoa quer falar de si, especialmente a mulher. Pode até ser simpática, ter amigas, mas o seu Ser, a confusão, a dúvida, e o que está a acontecer no seu interior, não expõe, porque tem vergonha e receio de julgamento.
Mas, na verdade, quando expõe à luz, falando com um homem e uma mulher de Deus, que também têm luz própria, porque se enxergaram, certamente será ajudada.
“Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.”
Veja que Deus não desce, e aparece para si, mas usa o Seu servo, o servo que foi sensível, que se enxerga, vê a si próprio, corrige e está sempre a avivar a sua fé. Como? Da mesma forma como estamos a ler estas passagens Bíblicas, juntas, neste momento!
Mas, o que reparo, é que as pessoas lêem a Palavra de Deus, assumindo apenas uma consciência, sem trazer para a sua própria vida. É como se estivessem a ler uma história, e não a Palavra de Deus, que é vida, que “corta”, que separa o erro, a dúvida e dá direção!
Preste atenção: Todos virão a crer, por seu intermédio, quando existir essa luz; quando o trabalho começa no seu interior e você se enxerga! Quando a luz vem, todas as coisas ocultas, que nem você entende a seu respeito, passa a entender, pois a luz tudo revela!
Nós não somos a luz, mas quando recebemos essa luz de Deus, também conseguimos ser usados para iluminar a outros. Como eu aceitei essa luz, e estou a brilhar, certamente brilharei perante os demais, sendo, eu mesma, o testemunho. Assim, conseguirei ajudar quem está perdido.
“Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.”
Toda a pessoa que se enxerga, é porque está contantemente a vigiar: Reparando os seus pensamentos, a sua oração, a forma como vai à Igreja, como é no dia a dia, como reage perante as suas fraquezas, se permanecem dentro de si, ou se as vence; se pisa nos problemas, nas dúvidas, medos, timidez, insegurança. Se permite que a Palavra em que meditou, faça parte da sua vida! Assim, testemunhará, e é impossível que alguém que testemunha a respeito de Deus, fique calado! Não pode viver uma vida egocêntrica, no seu “mundinho”. Quando se testifica, ensina-se a outras pessoas. Transfere-se, naturalmente, a luz!
Convido-a, aproveitando esta oportunidade, a refletir sobre a sua vida, a pensar, pois a fé inteligente – não emotiva – faz uma análise de si própria, repara as suas ações, atitudes e frutos, para que, então, confira se a palavra faz parte de si, ou não.
Após refletir, participe, escrevendo o seu comentário. Ainda que assuma que não está a ver a luz, ou que se encontra perdida. Não há problema no facto de se enxergar, mas é uma oportunidade!
Juliane Fernanda Caetano
Junho 13, 2014 às 13:53
Bom dia Dona Viviane muito forte cada palavra que a senhora disse, antes de começar o jejum, o Pastor me chamou atenção em algo que deveria mudar refleti, sentei conversei com uma amiga, e realmente tenho que mudar aquelas palavras entraram em meu ser me levando a enxergar, nesses quarenta dias estou buscando a transformação do meu ser e sei que vou conseguir. bjinhos
caroline
Junho 13, 2014 às 13:48
bem recohenço que nao estou e nunca estive na luz tudo o que è falando aqui é uma reflexao da minha vida tem ajudando a me examinar pois eu sempre examine os outros nunca parei e nunca foquei em mim mesma mais estou disposta a me examinar a ver tudo o que esta de errado pois se for escreve aqui vai dar um livro mais creio que vou mudar essa situaçao atravez desse jejum
Pâmela Carvalho - Almada
Junho 13, 2014 às 13:38
Olá dona Viviane!
Ontem ouvi a quarentena e iniciei o meu exercício de me enxergar, de ver quem realmente sou! E hoje vim aqui escrever o meu comentário.
Pude perceber que existem áreas na minha vida onde não testemunho o Senhor Jesus, como por exemplo, as vezes surge o sentimento, as vezes fico preocupada de mais com uma situação e isso passa para o lado de fora, não foi fácil me enxergar de verdade mas ainda sei que tenho muito mais para descobrir em mim que me impede de Ser um só com Ele por isso estarei investindo em me auto-analisar.
E agradeço a Deus a oportunidade que Ele tem me dado de começar uma nova vida com Ele.
Geisilaine
Junho 13, 2014 às 12:53
Eu me encontro perdida, mesmo dentro da igreja, mas hoje isso começa a mudar. Estou no propósito, e Deus me fez enxergar que o meu coração não está Nele. Agora vou lutar para colocar o meu coração Nele. Já tem meses que não ando bem na fé, tenho tido muitos fracassos, vivido um inferno dentro de mim. Sabia que tinha algo muito errado, mas não enxergava claramente, na busca em descobrir o que estava acontecendo mudei várias vezes de IURD, achando que o local poderia me ajudar, ou então recomeçar com outro pastor e outras pessoas de fé, mas enfim agora sei a causa do meu fracasso. Tenho muitos problemas financeiros, mas vou parar de pensar neles para me concentrar em por o coração em Deus. Ajude-me em oração.
Ana Cristina
Junho 13, 2014 às 12:48
Bom dia, cada vez percebo que falta a Luz nas minhas atitudes, preciso mais e mais de Deus, obrigada Senhor. Sr Vivi ontem não li esse post, mas percebo que cada vez mais minhas atitudes meus frutos precisam ser melhores e não iguais aos do mundo. Este Jejum está abrindo meus olhos.
Gislaine-SP
Junho 13, 2014 às 12:20
Nesses dias tem sido assim,parece que toda informação que tenho a meu respeito,eu ,já começo me vasculhar.
E tem sido muito bom.
Ao meditar que não conseguimos ficar calada,pensei em uma amiga que ,lembra a mim ,quando eu faço algo semelhante,e como tenho me empenhado para mudar…e é bem verdade que quando vemos ,querermos gritar:
-Perigooooo, não faça isso vai afundar!
Realmente,lutando contra mim,e exteriorizar para ajudar os outros com a Luz que nos ilumina.
Obrigada