3º dia – Quem é testemunha de Jesus?
- 12
- Jun
- 2014
Quem é Testemunha de Jesus?
Hoje já é o terceiro dia do Jejum de Jesus, e eu tenho a certeza que aqueles que forem humildes para reconhecerem as suas falhas, erros e faltas, diante de Deus, e fizerem a sua parte, estes serão Um com Ele! E não apenas nestes 40 Dias, mas para sempre, se perseverarem até ao fim.
Vamos falar hoje sobre a testemunha de Jesus. Quem será esta?
“Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João.Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.” (Jo.1:6-9)
Uma das coisas que se salienta, neste trechos, é que João testificava a respeito da luz. E como poderá testificar a respeito da luz, se você está perdida?
Sabe que há alguma coisa de errado consigo, mas não enxerga o que é…. Então, não pode ser uma testemunha de Jesus, ainda que evangelize, aconselhe, atenda ou pregue. Se está perdida, tem dúvidas ou é ansiosa, de que forma testificará a esse respeito?
Se, eventualmente, estiver ansiosa, por algum motivo, mas isso não se verifica sempre, é normal, pois somos humanos. Mas, sendo ansiosa por natureza, como pode testificar da luz? Porque a luz não é ansiedade, mas revela direção. A luz torna visíveis todas as coisas.
E, muitas vezes, as pessoas não reconhecem a sua condição espiritual; sabem que existe algo de errado, percebem que certas coisas que fazem, estão mal, são conscientes disso, mas não conseguem vencer essa situação.
Então, não podem testificar a respeito da luz!
Por isso estamos a viver este Jejum de Jesus, para que seja sensível à sua situação. Não se distraia com nada; foque e repare em si mesma.
E perguntará: “Viviane, como poderei saber o que está errado comigo? Quero descobrir, enxergar. Estou disposta a ver essa luz. Não há problema se me vai ferir ou decepcionar.”
Se está realmente disposta, você procura, busca… Fala com Deus, expondo quem tem sido. E outra coisa que a ajudará, é conversando com alguém, como um pastor ou uma esposa de pastor. Acredito que uma pessoa pode desenvolver muito mais, quando é acompanhada.
Se vive sozinha, na sua fé, há coisas que, certamente, não enxergará de forma tão clara… Mas se expuser o que está dentro de si, e procurar ajuda, isso também a ajudará! Nessa atitude, estará também a revelar humildade, porque nem sempre a pessoa quer falar de si, especialmente a mulher. Pode até ser simpática, ter amigas, mas o seu Ser, a confusão, a dúvida, e o que está a acontecer no seu interior, não expõe, porque tem vergonha e receio de julgamento.
Mas, na verdade, quando expõe à luz, falando com um homem e uma mulher de Deus, que também têm luz própria, porque se enxergaram, certamente será ajudada.
“Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.”
Veja que Deus não desce, e aparece para si, mas usa o Seu servo, o servo que foi sensível, que se enxerga, vê a si próprio, corrige e está sempre a avivar a sua fé. Como? Da mesma forma como estamos a ler estas passagens Bíblicas, juntas, neste momento!
Mas, o que reparo, é que as pessoas lêem a Palavra de Deus, assumindo apenas uma consciência, sem trazer para a sua própria vida. É como se estivessem a ler uma história, e não a Palavra de Deus, que é vida, que “corta”, que separa o erro, a dúvida e dá direção!
Preste atenção: Todos virão a crer, por seu intermédio, quando existir essa luz; quando o trabalho começa no seu interior e você se enxerga! Quando a luz vem, todas as coisas ocultas, que nem você entende a seu respeito, passa a entender, pois a luz tudo revela!
Nós não somos a luz, mas quando recebemos essa luz de Deus, também conseguimos ser usados para iluminar a outros. Como eu aceitei essa luz, e estou a brilhar, certamente brilharei perante os demais, sendo, eu mesma, o testemunho. Assim, conseguirei ajudar quem está perdido.
“Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.”
Toda a pessoa que se enxerga, é porque está contantemente a vigiar: Reparando os seus pensamentos, a sua oração, a forma como vai à Igreja, como é no dia a dia, como reage perante as suas fraquezas, se permanecem dentro de si, ou se as vence; se pisa nos problemas, nas dúvidas, medos, timidez, insegurança. Se permite que a Palavra em que meditou, faça parte da sua vida! Assim, testemunhará, e é impossível que alguém que testemunha a respeito de Deus, fique calado! Não pode viver uma vida egocêntrica, no seu “mundinho”. Quando se testifica, ensina-se a outras pessoas. Transfere-se, naturalmente, a luz!
Convido-a, aproveitando esta oportunidade, a refletir sobre a sua vida, a pensar, pois a fé inteligente – não emotiva – faz uma análise de si própria, repara as suas ações, atitudes e frutos, para que, então, confira se a palavra faz parte de si, ou não.
Após refletir, participe, escrevendo o seu comentário. Ainda que assuma que não está a ver a luz, ou que se encontra perdida. Não há problema no facto de se enxergar, mas é uma oportunidade!
Indira
Junho 13, 2014 às 7:35
Posso dizer que não é fácil se enxergar, mas para quem deseja ser Um com Ele, é uma oportunidade constante. Complicado é quando não vemos nada para mudar, pois como seres errantes como somos sempre precisamos nos aperfeiçoar a palavra de Deus, e quando não vemos nada para mudar é como se estivéssemos em trevas, posso dizer isso pois mês passado passei por isso, durante uns dias não via nada em mim para mudar, foi como se Deus estivesse calado, só olhando, mas quando usei minha fé e determinei que não aceitava não me ver, no mesmo dia Ele me mostrou, e me Deu mais uma vez a oportunidade de agrada-Lo usando a minha fé e vencendo o meu eu.
Bjcas
Bete Vieira
Junho 13, 2014 às 6:00
A quarentena de hoje me fez olhar lá atras e me lembrar que eu já me vi sem essa luz, sem direção , e sabe como é que eu agia? Ia ao encontro das pessoas para que elas revelassem quem eu estava a ser! Ora , dependia de alguém para me fazer ver os meus erros .
Mas ninguém me ajudava , me via cada vez mais frustrada! Eu até queria uma mudança , mas ia na fonte errada.
Só quando afinal eu entendi que o meu relacionamento com Deus era fraco . Que adiantava alguém me revelar algo de mim , se nem eu mesma me enxergava? Mas tudo começou a ficou bem claro para mim quando aprendi a depender de Deus , os meus olhos se abriram , Deus foi-me mostrando e me dando direção de como agir diante das situações , comecei a ficar atenta a mim mesma. Nunca mais aceitei ser aquela pessoa, não mais faz parte de mim, comer nas mãos de ninguém e somente estar dependente de Deus.
Um forte abraço.
Paloma Lopes
Junho 13, 2014 às 5:51
Olá D.Vivi
O fato de querer ser Testemunha do Senhor Jesus exige um sacrifício diário , contra o meu eu , contra o mundo , os maus pensamentos , os sentimentos .
Quando eu coloco em prática a direção dada por Deus eu vejo a luz , eu sou a própria luz….mas quando eu resolvo fazer a minha vontade não tem como brilhar .
O ser acompanhada é fundamental foi e ainda é fundamental para o meu crescimento e desenvolvimento .
Um beijo
Lívia Machado
Junho 13, 2014 às 5:15
A pessoa sabe quando há algo de errado com ela, claro se ela está buscando por isso, tenho que estar em espírito, ter essa sensibilidade, e difícil enxergar o erro, mas tenho olhado para dentro de mim, e tenho sede dessa mudança, muito forte para mim quando a senhora falou como a pessoa pode ajudar a outra se não há luz dentro dela, se ela está perdida e eu tenho buscado isso para mim, não aceito levar informação para as pessoas, quero experiências pessoais com Deus, e não somente descobrir meu erro, mas odia-lo e ir contra ele!
Belen
Junho 13, 2014 às 4:45
Muito forte isso Dona! Quando a gente nao consegue ver seus erros nao pode ajudar a outros porque como vai ser testemunha da luz sem ter a luz? sem a luz nao consegue enxergar seus erros e fica olhando pra erros de outros, agora vou procurar vencer minhas fraquezas e me testar pra melhorar dia apos dia Dios la bendiga
Carla Ireno
Junho 13, 2014 às 4:15
Agradeço ao Senhor Jesus pela misericórdia que ele teve para comigo. Voltei para Jesus, depois de quase 7 anos. Sofri, gemi, enfim vivi um verdadeiro inferno. Me joguei nos braços do Senhor Jesus. Tenho passado por muitas lutas, mas jamais penso em desistir, tenho plena convicção de que estas lutas são para o meu crescimento espiritual. Meu testemunho será grandioso para a glória do nosso Deus. Fiz um propósito de só de passar em frente ao Templo de Salomão eu nasceria de Deus, tenho certeza de que isso aconteceu. Sou uma nova mulher, uma mulher que vive pela fé, que crê e se joga no Altar. Agradeço a Deus por ter dado forças ao Bispo Macedo para que ele não desistisse dos seus propósitos.
Deus abençoe a sua família.
Abraços,
Carla