32º Dia – Quem tem parte com Deus?
- 11
- Jul
- 2014
“Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a comer a sua própria carne? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.” (Jo.6:48-58)
O “pão” da vida é o Senhor Jesus, e não o alimento diário que o mundo nos oferece ou, ainda, o pão que alimentou o povo de Israel no deserto. O “pão” representa a Sua Palavra, e quem vive com Ele, tem vida eterna.
Você tem participado nesta Quarentena, e tudo o que lhe é transmitido, é a Palavra de Deus. Nada está baseado na minha própria concepção. E, por isso, quantas pessoas, estão a assumir essas palavras, afirmando: “Eu vou conseguir; tenho recebido o que nunca recebi, durante anos…”.
Ou, ainda que tenha recebido, não foi constante. Fez intervalos e desviava a sua atenção.
Como estamos a viver o Jejum de Jesus, permanecemos focados para ouvir a voz d’Ele. E já se passaram 31 dias nesta guerra, entre você ouvir a voz de Deus – e olhar para quem tem sido no dia a dia – comparando com o que tem ouvido, de negativo.
Deus tem-lhe mostrado, que a Palavra d’Ele traz à existência o que não existe, dá-lhe direção, estabilidade, tira todo o receio, medo, transmitindo-lhe certeza, segurança. Faz um divisor na sua vida. Arranca os seus sentimentos, de ser humano, levando-a a agir a fé racional.
O que temos transmitido, está a gerar vida a muitas pessoas. Mas porquê? Não lhe temos dado comida, dinheiro, restauração familiar… Mas a Palavra de Deus, quando é obedecida, traz tudo isso à existência. Por isso é que é Vida!
E não somente opera milagres físicos ou externos, como age internamente, trazendo segurança, tirando o receio, o trauma, e tudo o que a faz ficar estagnada na fé. Uma vez dentro de si, jamais continuará a ter a mesma vida de escravidão, porque aquilo que recebe de Deus, é muito superior! Não lhe permite olhar para o “mundo” e desejar as coisas do passado. Nada lhe faltará! Por mais que, frequentemente, precise de resolver situações, dentro de si está segura, estável e confiante. Encontra esse refúgio em Deus.
“… se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos.”
Quando eu participo, na santa ceia, do pão, que representa o corpo do Senhor Jesus, na realidade, este momento tão especial é um compromisso de negar a minha vontade. Assim como, a todo o momento, no Livro de João, o Senhor Jesus nega a Sua vontade, para fazer a vontade do Pai, quando como da Sua carne, assumo o compromisso de fazer prevalecer a vontade d’Ele na minha vida.
Este ano, percebi algo que vou compartilhar consigo, para que compreenda melhor:
O meu marido disse que viajaríamos, para o Norte, a fim de visitar algumas Igrejas. Ao arrumar as malas, veio ao meu pensamento que, naqueles dias, poderia organizaria o meu quarto e armário, para ficar tranquila.
Nós, mulheres, gostamos de ter tudo no devido lugar, mas como estamos na Obra de Deus, não temos planos; somos levados para onde Deus nos mandar.
Naquele momento, tinha um plano, mas mudou! Parece que o Espírito Santo Se sentou, ao meu lado, falando claramente comigo: “Lembra-te da época de Noé, em que casavam e se davam em casamento, preocupados com a sua vida pessoal. Mas quando chegou o dilúvio, apenas a família de Noé foi salva.” Muitos davam desculpas, que tinham vários afazeres… E, quando ouvi a voz de Deus, pensei: “Ainda que esteja a arrumar as malas, estou a alimentar a minha vontade, fazendo planos. Não estou totalmente disponível, neste momento, para ouvir a Tua voz!”
Agora entendo, porque muitos estão a dar desculpas para fazer a vontade própria, e não comer a Sua “carne”, permitindo que Deus dê a direção.
Quem está a vigiar, a ouvir a voz de Deus, e pede a direção, ao invés de olhar para o que lhe está a faltar, tem a oportunidade de aprender e ter novas experiências com Ele.
Acabou por revelar-se uma viagem surpreendente, onde tudo se encaixou, porque eu fui entendendo o que era, verdadeiramente, submeter-me à vontade de Deus, e não apenas fazer a Sua vontade.
Esse é o “pão” de Deus: Permitir que a vontade de Deus tome posse da sua vida, e não você mesma, tomar posse da sua vontade.
E o sangue?
É o sacrifício, o que gera vida; uma necessidade.
Quando se fala do sangue do Senhor Jesus, remetemo-nos ao sacrifício.
Por exemplo, é solteira, e tudo o que quer, é lutar pela sua vida sentimental e casar-se. Colocou essa luta em foco, como uma prioridade. Mas quem quer ter parte com Deus, renuncia a sua necessidade, em função d’Ele, permitindo que o próprio Deus a satisfaça, consoante a Sua vontade.
Por exemplo, está na campanha do sacrifício, e colocando toda a sua vida à disposição de Deus. Vai atrasar todos os seus compromissos!
Trabalha, levanta-se cedo, tem projetos financeiros e familiares, mas porque quer Ser Um com Ele, os demais e as suas próprias necessidades, passam para Segundo plano, priorizando a Deus. Está a sacrificar!
Ou então, você que já resolveu os seus problemas internos – já é Um com Deus – mas tem um objetivo… Reparou que quando sacrifica coisas pessoais, isso lhe faz bem, porque a fez viver pela fé, na dependência de Deus?
Este é o sangue, o sacrifício!
“Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida.
Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele.”
Veja que maravilha! Aquele que faz a vontade de Deus, sacrificando a sua vontade, dia após dia, e não apenas nesta campanha, este permanece com Ele. Não tem como ser um “profeta velho”. Faz-se novo!
Quando vivemos no sacrifício, na renúncia da nossa carne, permanecemos vivas! Passamos a ter a vida eterna dentro de nós, ainda nesta terra.
“Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.”
Você tem uma necessidade?
Eu tenho a certeza, como o ar que respiramos, que, se você viver para Ele, como lhe é ensinado, através da Palavra de Deus; se comer dessa “carne” e beber desse “sangue”, que representam o Senhor Jesus, a sua vida nunca mais será a mesma, e você vai surpreender-se!
2014 vai ser de novidade, assim como 2015. Cada ano, cada mês, viverá em novidade de vida, porque se alimenta d’Ele.
“Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.”
As pessoas procuram realizar a vida sentimental, a vida financeira, e veja, por exemplo as estrelas de Hollywood, os famosos que o mundo aplaude: Viciados, inconstantes no casamentos, traidores, infelizes, deprimidos… e talvez seja este o “pão” que procure, o qual apenas lhe acrescentará “morte”!
O “pão” que Deus lhe quer dar, é vivo, e o único que lhe transmite vida.
Avalie, medite sobre isto, porque Deus quer surpreendê-la e dar-lhe a vida eterna. A presença que percebo aqui, e agora, é a que você poderá ter, por toda a vida.
Um grande abraço! Deixe o seu comentário, que estarei a ler, cada um, atentamente.
Geovana Ribeiro
Julho 14, 2014 às 14:25
Olá D.Vivi
Só tem parte com Deus quem se faz com Deus.
Uma pessoa so pode ter parte com Deus se ela não realizar as suas vontades , porque se eu fizer as minha vontades com certeza isso não agradara a Deus, me fará longe de Deus.
Mas quando eu busco em me aproximar com Deus, me entrego, sem reservas ai sim posso fazer parte com Deus.
Um grande abraço.
Juliana Esteves - V. N. Gaia
Julho 14, 2014 às 12:55
Bom dia Dª Viviane,
quando eu e desejo e quero esse Pão da Vida eu permito Ele liderar e conduzir a mesma renunciando a minha própria vontade,e as minhas necessidades para assim poder ser uma com Ele. E ao colocar em prática no meu dia a dia eu comecei a ver essa Vida acontecer no meu interior passei a me valoriizar mais e em lugar de sentimentos e traumas passei a superar qualquer situação mantendoa minha confiança e perseverança em Deus. Passei a ouvir a voz dee Deus e ame submeter a Sua vontade mesmo que naquela hora essa não seja a minha. Passei a fazer a vontade de Deus e a cada dia ser surpreendida por Ele.
Beijinhos.
Teresa Malecama - Aveiro
Julho 14, 2014 às 10:08
Olá dn Viviane!
Quando ouvi este post na sexta-feira pela manhã eu tinha acordado muito cansada, só queria dormir, ouvi o post na cama… então enquanto a senhora falava, Deus falava comigo! A minha vontade era simplesmente ficar na cama a manhã toda e dormir, mesmo sabendo que podia descansar mais tarde e que não ia acrescentar nada em mim, mesmo sabendo que tinha de me preparar para a batalha que iria surgir… mas a vontade de Deus era que eu me levantasse dali e fosse buscar a Presença de Deus, esquecer o cansaço, o físico e priorizar o mais importante… então eu falei: não és tu que dizes que Deus está em primeiro lugar, não és tu que dizes que queres ser um com Ele, onde está a tua vontade de agradar a Deus e não a ti mesma Teresa, levanta-te já desta cama e vai orar, vai buscar! E me levantei, revoltada, e orei, busquei, clamei a Deus e Ele veio ao meu encontro! Parece algo banal, mas é mesmo em situações como estas, aparentemente sem importância que Deus vê se realmente O amo… quando terminei pensei: puxa, e se eu tivesse ficado na cama, não estaria tão bem, tão leve, tão feliz e tão em paz como estou agora, obrigada Jesus!
Nestas situações devemos pensar que se estivéssemos a fazer um clamor, um pedido urgente para Deus e Deus estivesse sem vontade de responder, sem paciência de ouvir, o que seria de nós?! Mas Ele é tão Perfeito que mesmo sem eu merecer me ouve e atende! Por isso, antes de me deixar levar pelo cansaço, preguiça, blá blá blá, vou sempre lembrar que o meu Deus é Perfeito, e mesmo que eu não seja, Ele espera de mim ofertas perfeitas!
Um grande abraço!
Priscila Miranda
Julho 13, 2014 às 23:43
Olá D. Vivi,
Nesse jejum estou nessa fé, de renunciar a minha vontade. De fato, comer o pão da vida. Permanecer, a cada dia negando, sacrificando.
Abraços
Gilmar dos Santos
Julho 13, 2014 às 22:58
olá ,Dona Viviane !Juntando o timbre de tua voz + a Palavra pregada e a Sabedoria do Espirito Santo ,fica muito forte e entra como uma espada decepando tudo o que for dúvidas da mente e cancela todo mal que não quer que entendemos a Palavra do Senhor JESUS. MUITO obrigado por tudo Muito mesmo
Ana Francês
Julho 13, 2014 às 22:27
Olá D. Vivi,
Recordo-me que ensinaram-me, (olhando agora para trás até foi de uma maneira engraçada), que era melhor obedecer do que sacrificar. Porque até se pode sacrificar algo mas não o que foi realmente pedido. É necessário parar, estar em constante alerta em saber qual é a Vontade do Pai para nós. Porque pode até o que queremos fazer estar certo, mas será que vai ser bom?!
Um beijinho