2º dia – Aonde está vida?
- 11
- Jun
- 2014
Onde está a vida?
Hoje já é o 2º Dia do Jejum, Ser Um com Ele, e eu tenho a certeza que você, que tem um objetivo bem firmado e está focada no seu alvo, alcançará o que almeja.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” (Jo.1:4-5)
Você que se inclui nestes 40 Dias do Jejum de Jesus, obviamente, está à procura de algo que lhe traga vida. Talvez já esteja há tantos anos na Igreja, ou, quem sabe, há pouco tempo. Mas está a faltar-lhe algo que a renove, que desperte a sua fé, que a faça ter experiências com Deus; não experiências antigas, de anos passados, mas atuais.
Às vezes, encontra-se “morta” espiritualmente, ou acomodada. Está apta para fazer a obra, o trabalho físico, a oração, talvez o jejum, mas não tem a mesma disposição para ter o caráter de Jesus; para ser uma pessoa de valores, princípios. E, por isso, no seu relacionamento com Deus, fica “fria”. É grata pelo que Ele fez no passado, mas, no dia-a-dia, não há novidade.
Deve concordar comigo, que em qualquer tipo de relacionamento, há uma sintonia, e deve sempre existir algo novo, não exteriormente, mas no interior. É daí que brota vida e amor verdadeiro, quando está atenta a si mesma… vendo-se, reparando. E, quando se sente amada, perdoada, não quer dar qualquer coisa, mas muito mais! Foi assim quando me casei: A princípio, era apaixonada pelo Júlio, mas, paralelamente, era egoísta! Tinha muitos ciúmes, era insegura. No meu relacionamento existia algo mais pessoal, egocêntrico, e não de entrega.
Fazia as coisas para ele com amor e carinho, mas o nosso relacionamento começou a ficar muito melhor quando eu passei a olhar para mim mesma, e, nesse momento, passei a enxergar o seu amor, a paciência, o perdão, a misericórdia.
E muitas pessoas são gratas pelo que aconteceu há muitos anos, mas não existe nada de novo em relação a si mesmas, não se renovam. O relacionamento com Deus, por meio da fé e sacrifício, tornou-se enfadonho para elas.
A vida está em Jesus, e a vida é a luz dos homens, a direção. O que faz a luz? Ilumina, torna as coisas visíveis. Acende, e nada permanece em escuridão perante a mesma. A luz revela tudo!
Você que está nestes 40 Dias, e deseja ser Um com Ele, repare e seja sensível a si mesma. Pois o que adianta revelar-lhe tudo o que vejo a seu respeito, quando nem você mesma reparou? Quando depende do que eu lhe digo para mudar, é como se estivesse à espera de ouvir de alguém uma definição. Mas é você que deve raciocinar e refletir sobre a sua situação.
Por isso é importante que ajude a si mesma. Como? Reflita sozinha! Pense em si, e repare nas suas ações, atitudes, caráter, vontade. Isto é o seu Ser! Quando não consegue discernir o que está de errado consigo, obviamente, não existe luz, não vê nada, está escuro, está perdida e em dúvida. Como muitas pessoas se encontram: Não têm direção, sabem que não estão de acordo com a Palavra de Deus, porque a sua vida é uma “água parada”. Não há novidade, não jorra água viva.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.”
A vida existe quando começa a enxergar, através da Palavra de Deus, dos conselhos, etc., a luz. E, quando a reflete por si mesma, reparando as suas ações, estará a usar uma fé inteligente. Não serei eu a enxergar por si, mas você mesma, através dos seus olhos. E é isto que funciona: quando você vê a sua situação!
“A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.”
O erro, o engano, a mentira, tudo o que a tem impedido, não pode prevalecer contra si, quando existe a luz. A partir daí há verdade!
Não vê a situação para se sentir culpada ou acusada. Negativo! Mas a luz revela os erros, as imperfeições, o que a tem feito ficar estagnada na fé. E não é para a ofender, mas para resolver o problema!
A Palavra de Deus é como uma espada de dois gumes, que separa. Não pode haver mesmice… Isto é, se você está sensível e, após ouvir, permitir que, no dia a dia, isso faça diferença no seu comportamento e atitudes.
Quero ler os seus comentários e saber o que está a enxergar. Pode apenas colocar o seu primeiro nome, mas, após ouvir e meditar, peço-lhe que escreva o que tem visto ao longo desses anos da sua fé, da sua conduta, o motivo para fazer estes 40 Dias. Pois, uma vez que escreve, fala sobre algo que pensou e deixa registado o seu objetivo.
Não somente ouça, mas tome atitudes relativamente ao que tem recebido.
Keila
Julho 7, 2016 às 14:12
Bom dia, Dn Viviane!
Estou fazendo esse Jejum justamente por que percebi que mesmo estando já há algum tempo na Igreja, eu nunca conheci a Deus verdadeiramente. Desde que reconheci isso, muito mais Ele tem me revelado, tantas reações carnais minhas, inseguranças e complexos, enfim, um “raio x” mesmo no meu mais íntimo. Vi que essa “novidade de vida”, eu não tinha.
Essa proposta de “ser um com Ele”, foi o que me chamou a atenção, e por isso vou até o fim nesse Jejum, estou nessa fé!
Daniela
Julho 4, 2016 às 10:42
Vou fazer esses 40 dias porque quero e preciso nascer de Deus. Preciso ter um encontro com Deus, conhecê-lo de verdade pra que tenha uma mudança no meu interior e eu seja feliz de verdade.
Patricia
Junho 28, 2016 às 14:00
Bom dia dona viviane em todos esses anos que eu estou na igreja eu nunca mim enxerguei nunca mim reparei nunca vi os sinais que sempre gritavam pra mim Que tinha algo errado
E vinha levando minha vida de qualquer jeito nunca consultei a Deus se o que eu tava fazendo estava ou não agradando a Ele
E eu estou fazendo este jejum de 40 dias porque eu estou vendo que se eu não tomar uma atitude o resto da minha vida cai ser do mesmo jeito de quando eu entrei
E que perigo eu passei nesses 19 anos se eu morro do jeito que eu estou eu sei bem onde vou parar
Mas eu tomo hoje uma atitude de mudar não de boca mas com atitude
Patricia
Junho 22, 2016 às 13:50
Bom dia dona viviane eu percebi que durante todos esses anos que eu estou na igreja nunca estive na fé
Todas as minhas atitudes nunca foram paltada na palavra de Deus
Eu decidi fazer esse jejum porque eu estou vendo que eu preciso de uma mudança em minha vida e eu creio que esse jejum vai mim ajudar a mudar e eu vou fazer até o fim
3152543f3f2f41c
Maio 2, 2016 às 2:01
Olá Dona viviane,nesse tempo que estou firme na fé,percebi que eu estava deixando de dar o meu melhor,fui deixando outras coisas serem mais importantes no qual eu me empenhava. E nas coisas de Deus eu pensava se der deu se não,tudo bem. Resolvi entrar nesse jejum e parar um pouco e olhar para o meu interior,para não permitir que o mal encontre morada.
Juliana
Abril 29, 2016 às 13:23
Olá Dona Vivi, por esses dias já estava nesse objetivo de olhar para dentro de mim descobrir quem sou através das minhas atitudes
Vi uma pessoa que se endureceu ao passar dos anos, que adquiriu carácteristicas contrárias do Senhor Jesus
Por isso o Jejum de Jesus, quero aprender mais, ter experiência com Ele
Um abraço