2º dia – Aonde está vida?
- 11
- Jun
- 2014
Onde está a vida?
Hoje já é o 2º Dia do Jejum, Ser Um com Ele, e eu tenho a certeza que você, que tem um objetivo bem firmado e está focada no seu alvo, alcançará o que almeja.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” (Jo.1:4-5)
Você que se inclui nestes 40 Dias do Jejum de Jesus, obviamente, está à procura de algo que lhe traga vida. Talvez já esteja há tantos anos na Igreja, ou, quem sabe, há pouco tempo. Mas está a faltar-lhe algo que a renove, que desperte a sua fé, que a faça ter experiências com Deus; não experiências antigas, de anos passados, mas atuais.
Às vezes, encontra-se “morta” espiritualmente, ou acomodada. Está apta para fazer a obra, o trabalho físico, a oração, talvez o jejum, mas não tem a mesma disposição para ter o caráter de Jesus; para ser uma pessoa de valores, princípios. E, por isso, no seu relacionamento com Deus, fica “fria”. É grata pelo que Ele fez no passado, mas, no dia-a-dia, não há novidade.
Deve concordar comigo, que em qualquer tipo de relacionamento, há uma sintonia, e deve sempre existir algo novo, não exteriormente, mas no interior. É daí que brota vida e amor verdadeiro, quando está atenta a si mesma… vendo-se, reparando. E, quando se sente amada, perdoada, não quer dar qualquer coisa, mas muito mais! Foi assim quando me casei: A princípio, era apaixonada pelo Júlio, mas, paralelamente, era egoísta! Tinha muitos ciúmes, era insegura. No meu relacionamento existia algo mais pessoal, egocêntrico, e não de entrega.
Fazia as coisas para ele com amor e carinho, mas o nosso relacionamento começou a ficar muito melhor quando eu passei a olhar para mim mesma, e, nesse momento, passei a enxergar o seu amor, a paciência, o perdão, a misericórdia.
E muitas pessoas são gratas pelo que aconteceu há muitos anos, mas não existe nada de novo em relação a si mesmas, não se renovam. O relacionamento com Deus, por meio da fé e sacrifício, tornou-se enfadonho para elas.
A vida está em Jesus, e a vida é a luz dos homens, a direção. O que faz a luz? Ilumina, torna as coisas visíveis. Acende, e nada permanece em escuridão perante a mesma. A luz revela tudo!
Você que está nestes 40 Dias, e deseja ser Um com Ele, repare e seja sensível a si mesma. Pois o que adianta revelar-lhe tudo o que vejo a seu respeito, quando nem você mesma reparou? Quando depende do que eu lhe digo para mudar, é como se estivesse à espera de ouvir de alguém uma definição. Mas é você que deve raciocinar e refletir sobre a sua situação.
Por isso é importante que ajude a si mesma. Como? Reflita sozinha! Pense em si, e repare nas suas ações, atitudes, caráter, vontade. Isto é o seu Ser! Quando não consegue discernir o que está de errado consigo, obviamente, não existe luz, não vê nada, está escuro, está perdida e em dúvida. Como muitas pessoas se encontram: Não têm direção, sabem que não estão de acordo com a Palavra de Deus, porque a sua vida é uma “água parada”. Não há novidade, não jorra água viva.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.”
A vida existe quando começa a enxergar, através da Palavra de Deus, dos conselhos, etc., a luz. E, quando a reflete por si mesma, reparando as suas ações, estará a usar uma fé inteligente. Não serei eu a enxergar por si, mas você mesma, através dos seus olhos. E é isto que funciona: quando você vê a sua situação!
“A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.”
O erro, o engano, a mentira, tudo o que a tem impedido, não pode prevalecer contra si, quando existe a luz. A partir daí há verdade!
Não vê a situação para se sentir culpada ou acusada. Negativo! Mas a luz revela os erros, as imperfeições, o que a tem feito ficar estagnada na fé. E não é para a ofender, mas para resolver o problema!
A Palavra de Deus é como uma espada de dois gumes, que separa. Não pode haver mesmice… Isto é, se você está sensível e, após ouvir, permitir que, no dia a dia, isso faça diferença no seu comportamento e atitudes.
Quero ler os seus comentários e saber o que está a enxergar. Pode apenas colocar o seu primeiro nome, mas, após ouvir e meditar, peço-lhe que escreva o que tem visto ao longo desses anos da sua fé, da sua conduta, o motivo para fazer estes 40 Dias. Pois, uma vez que escreve, fala sobre algo que pensou e deixa registado o seu objetivo.
Não somente ouça, mas tome atitudes relativamente ao que tem recebido.
Aline
Outubro 15, 2014 às 3:45
Bom dia dna viviane!
É muito forte pois se eu sou a luz tenho que fazer essa luz brilhar dentro de mim se ela não esta brilhando esta faltando algo em mim a entrega, chega de viver na mesmice, na acomodação quero que esse luz brilhe como nunca dentro de mim, quero estar sensível a voz de Deus e que essa luz dentro de mim venha refletir a imagem do senhor jesus através da minha vida, Quero Ser um com Ele, ter algo novo, umas experiencia nova é muito difícil olhar para nós mesmo e ver o que precisamos mudar mais a partir do momento que estamos decidida a ser um como ele, ser uma nova pessoa o Espirito Santo fala agora preciso lutar para saber como mudar!
Vanessa Barros
Outubro 12, 2014 às 22:45
Muito forte dona Vivi, o que a senhora disse é pura verdade, não podemos depender de ninguém, da fé de ninguém, e sim ir além, ir em busca de poder se conhecer a si mesmo, e estar mais perto de Deus. Quando nos combatemos e decidimos ir em busca da luz, decidimos ver onde nos faz bloquear, ter medo(..) e trabalhar nisso, para podermos dar fruto e ser a própria luz de Deus, um verdadeiro diamante.
O meu grande objectivo de lutar neste desafio para ser um com Ele, é de poder enxergar o que ainda me faz não estar 100% com Ele, e o que tenho de descobrir dentro de mim, para poder-me dar mais ainda, de deixar o seu perfume onde for, eliminar tanto manias, como coisas que nem sei, e é por isso que estou disposta a me dar e ir até ao fim, pois sei que ao fim dos 40 dias irei sair com um antes e um depois , e o que tenho visto até agora, é uma pessoa determinada, que não desiste de nada, confrontando diariamente com os seus erros, falhas, mudanças radicais de dentro de mim para me aperfeiçoar, tenho enfrentado muitas lutas e guerras, mas por ter os meus olhos no foco não desanimo e confio, e Deus me levanta e exalta pois, Deus é comigo.
M. Isabel - Madrid
Setembro 12, 2014 às 11:10
Hola Sra Viví
Entendí que La luz me revela donde estoy en tinieblas. Es decir, mis actitudes equivocadas no para acusarnos sino para mostrar que tengo que cambiar, que esta impidiendo que yo pueda ser esa luz. Y ese trabajo de mirar para mi vida sólo yo lo puedo hacer, no puedo quedar dependiendo de los demás sino pedir perdón a Dios, perdonarme, corregir mis actitudes y mirar para adelante sin retroceder.
Gracias por esta dirección
Un abrazo
Andreia Conceição - Costa da Caparica
Setembro 9, 2014 às 9:35
Bom dia dona Vivi.
O meu objétivo nesta 40tena é poder ser melhor para Deus, poder encontrar em mim os meus erros, detalhes que atrapalham o meu relacionamento com Deus.
Eu pude enxergar que me limitava muito, não fazia alem, fazia apenas o que me era pedido. Mas Deus mostrou-me que “Quando eu me sinto amada, eu quero dar o meu melhor para Deus”. Então a partir de agora irei dar sempre o meu melhor para Deus, fazendo o fora do comum. Pois o que não é comum, é o que agrada a Deus!
Obrigada. Beijinhos.
camila
Agosto 23, 2014 às 12:58
Hola buenas tardes, vivi .
La razon por la cual lo hago es porque quiero ver un cambio en mi vida, quiero nacer de Dios.
Me hace muy bien, me hace meditar muchisimo esta cuarentena. muchisimas gracias por ayudarnos.
Késia Silva
Julho 31, 2014 às 12:36
Bom dia Dª Vivi, eu acompanhei seus audios durante o JJ , e agora eu retorno a fazer porque ainda preciso de uma mudança interior sou muito dada aos sentimentos e vou fazer a Quarentena novamente pois quero conhecer mais à Deus, e também porque nos ultimos dias do JJ eu não escutei os audios. Vou refazer e tenho a certeza que serei renovada e transformada!