2º dia – Aonde está vida?
- 11
- Jun
- 2014
Onde está a vida?
Hoje já é o 2º Dia do Jejum, Ser Um com Ele, e eu tenho a certeza que você, que tem um objetivo bem firmado e está focada no seu alvo, alcançará o que almeja.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” (Jo.1:4-5)
Você que se inclui nestes 40 Dias do Jejum de Jesus, obviamente, está à procura de algo que lhe traga vida. Talvez já esteja há tantos anos na Igreja, ou, quem sabe, há pouco tempo. Mas está a faltar-lhe algo que a renove, que desperte a sua fé, que a faça ter experiências com Deus; não experiências antigas, de anos passados, mas atuais.
Às vezes, encontra-se “morta” espiritualmente, ou acomodada. Está apta para fazer a obra, o trabalho físico, a oração, talvez o jejum, mas não tem a mesma disposição para ter o caráter de Jesus; para ser uma pessoa de valores, princípios. E, por isso, no seu relacionamento com Deus, fica “fria”. É grata pelo que Ele fez no passado, mas, no dia-a-dia, não há novidade.
Deve concordar comigo, que em qualquer tipo de relacionamento, há uma sintonia, e deve sempre existir algo novo, não exteriormente, mas no interior. É daí que brota vida e amor verdadeiro, quando está atenta a si mesma… vendo-se, reparando. E, quando se sente amada, perdoada, não quer dar qualquer coisa, mas muito mais! Foi assim quando me casei: A princípio, era apaixonada pelo Júlio, mas, paralelamente, era egoísta! Tinha muitos ciúmes, era insegura. No meu relacionamento existia algo mais pessoal, egocêntrico, e não de entrega.
Fazia as coisas para ele com amor e carinho, mas o nosso relacionamento começou a ficar muito melhor quando eu passei a olhar para mim mesma, e, nesse momento, passei a enxergar o seu amor, a paciência, o perdão, a misericórdia.
E muitas pessoas são gratas pelo que aconteceu há muitos anos, mas não existe nada de novo em relação a si mesmas, não se renovam. O relacionamento com Deus, por meio da fé e sacrifício, tornou-se enfadonho para elas.
A vida está em Jesus, e a vida é a luz dos homens, a direção. O que faz a luz? Ilumina, torna as coisas visíveis. Acende, e nada permanece em escuridão perante a mesma. A luz revela tudo!
Você que está nestes 40 Dias, e deseja ser Um com Ele, repare e seja sensível a si mesma. Pois o que adianta revelar-lhe tudo o que vejo a seu respeito, quando nem você mesma reparou? Quando depende do que eu lhe digo para mudar, é como se estivesse à espera de ouvir de alguém uma definição. Mas é você que deve raciocinar e refletir sobre a sua situação.
Por isso é importante que ajude a si mesma. Como? Reflita sozinha! Pense em si, e repare nas suas ações, atitudes, caráter, vontade. Isto é o seu Ser! Quando não consegue discernir o que está de errado consigo, obviamente, não existe luz, não vê nada, está escuro, está perdida e em dúvida. Como muitas pessoas se encontram: Não têm direção, sabem que não estão de acordo com a Palavra de Deus, porque a sua vida é uma “água parada”. Não há novidade, não jorra água viva.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.”
A vida existe quando começa a enxergar, através da Palavra de Deus, dos conselhos, etc., a luz. E, quando a reflete por si mesma, reparando as suas ações, estará a usar uma fé inteligente. Não serei eu a enxergar por si, mas você mesma, através dos seus olhos. E é isto que funciona: quando você vê a sua situação!
“A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.”
O erro, o engano, a mentira, tudo o que a tem impedido, não pode prevalecer contra si, quando existe a luz. A partir daí há verdade!
Não vê a situação para se sentir culpada ou acusada. Negativo! Mas a luz revela os erros, as imperfeições, o que a tem feito ficar estagnada na fé. E não é para a ofender, mas para resolver o problema!
A Palavra de Deus é como uma espada de dois gumes, que separa. Não pode haver mesmice… Isto é, se você está sensível e, após ouvir, permitir que, no dia a dia, isso faça diferença no seu comportamento e atitudes.
Quero ler os seus comentários e saber o que está a enxergar. Pode apenas colocar o seu primeiro nome, mas, após ouvir e meditar, peço-lhe que escreva o que tem visto ao longo desses anos da sua fé, da sua conduta, o motivo para fazer estes 40 Dias. Pois, uma vez que escreve, fala sobre algo que pensou e deixa registado o seu objetivo.
Não somente ouça, mas tome atitudes relativamente ao que tem recebido.
Eliane Rodrigues Pereira
Junho 17, 2014 às 21:39
Cada dia eu passo refletir e observar em aquilo que me impede de crescer e o que Deus quer de mim.
A Palavra de Deus realmente me mostra os meus erros de maneira que eu tenho procurado trabalhar em cada um deles.
Aluz na minha vida tem feito essa diferença porque antes eu não conseguia ver mais hoje enxergo o que Deus quer me mudar.
Ana Raquel Santos
Junho 17, 2014 às 19:50
Bom dia. O meu objetivo ao fazer o Jejum de 40 dias, é porque estou cansada de viver por mim mesma. Estou cansada de passar tempos bem, tempos forte, tempos com muita fé e tempos desanimada. Tenho percebido que meus objetivos de vida mudam com muita frequência e associo isso a um não encontro real e sincero para o Senhor Jesus. É isso que quero encontrar, ter nesses 40 dias. Quero ser feliz de verdade, ter Deus de verdade dentro de mim e em primeiro lugar na minha vida.
Alexandrina Sousa
Junho 17, 2014 às 14:12
Olá
Há algum tempo atrás eu apercebi-me que eu estava parada na minha fé, no meu interior e comecei a ver as consequências disso.
Este Jejum é a oportunidade de mudar de vez e completar essa transformação no meu interior.
Marlene Almeida
Junho 17, 2014 às 13:10
Olá D Vivi,
Ao meditar no que falou e também realizando uma análise dentro de mim pude constatar que mesmo andando no meio da luz, não estava havendo novidade, novas experiência tudo porque eu apenas estava apta para fazer as coisas físicas e não estava apta para mudar o que realmente só Deus e eu posso fazer, o meu interior.
Estava no meio da luz mas vivia em trevas dentro de mim porque não enxergava a direcção, não enxergava a luz.
Agora, depois de me examinar, Deus mostrou-me claramente a direção, a luz que necessitava para resolver o meu problema interior e tirar experiência.
Uma coisa eu afirmo, as trevas não vão mais prevalecer na minha vida!
Débora Hahn
Junho 17, 2014 às 12:05
Só Deus sabe a luta que está dentro de mim desde quando começamos este jejum. Ele tem me mostrado muitas coisas as quais preciso mudar, e sei que preciso resplandecer essa luz em minha vida.
Elisabeth Esteves - Bruxelas
Junho 17, 2014 às 11:10
Olá D. Viviane,
Este jejum veio para iluminar o meu interior, desvendar e revelar a minha verdade.
Eu nunca tinha me visto, como me vi neste 2do dia pois, em realidade, não entendia que não permitia à Luz do Espirito Santo de ir là no fundo, no fundo… para quebrar essa proteção, que me fazia viver do “meu jeito”.
Realmente, enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?… se não for a Luz de Deus para revelar.
Mas para isso tive que querer, crer que ele estava me prejudicando, e afinal de contas, por minha escolha e resistência, estava me prejudicando a mim mesma.
Acabando sendo inimiga de mim mesma!
Muitas vezes agia, reagia, falava ou não… dum certo jeito, porém, não conhecia o fundo, a razão de tal atitude, estava “em trevas”.
Para resolver, fui em busca da razão do problema, que alias, para mim até então, nunca foi problema, pois sempre vivi resolvendo problemas, segura, sendo forte em todas as situações.
Mas hoje entendi, que no fundo existia uma fraqueza que preferi descartar, abafar, ignorar ao invés de encarar e de resolver logo, pensando que estava sendo forte, mas acabei agindo por automatismo.
Isso é algo de muito profundo que somente Deus pode revelar, quando a Sua Luz penetra em mim, Ela desvenda tudo, mas tive que querer, crer e me separar.
Agora não vou me limitar em saber da verdade, o meu objectivo neste jejum é de resolver a situação.
Obrigado, pela sua insistência D. Viviane.
A sra. é amiga verdadeira.
Ser amiga começa por mim mesma, quando me vejo de verdade, reconheço, sou humilde e deixo Deus me guiar e me moldar.
Beijos!